Para otimizar a qualidade de serviços em clínicas, principalmente no item segurança assistencial do paciente, existe a Acreditação.Uma forma de avaliação que segue normas de qualidade, atendimento, segurança e trabalho em equipe.
No caso da odontologia existe uma certificação específica que mostra o diferencial da clínica ou consultório e ajuda na percepção de qualidade e segurança do paciente.
A acreditação promove a qualidade e segurança assistencial no setor da saúde
A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação que procura promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. Ou seja, consiste em uma série de regras e procedimentos que servem para incentivar a melhoria contínua nas clínicas ou consultórios.
Pois, a responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de saúde no Brasil é a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que trabalha para que as instituições adotem práticas de administração e assistências que levam a excelência ao cuidado com o paciente.
No caso da odontologia foram desenvolvidas em 2012 padrões específicos que atestam a qualidade em todos os atendimentos realizados pela clínica odontológica. Além disso, mostra aos pacientes que a segurança e a ética profissional são prioridades em todos os tratamentos, elevando o nível de tranquilidade no momento do atendimento.
Além disso, para fazer parte do processo de acreditação, a clínica deve estar legalmente constituída há pelo menos 01 ano, possuir alvará de funcionamento, ter licença sanitária e pertinentes à natureza da atividade e conter registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização.
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Os três níveis de Acreditação
Para uma clínica ou consultório ter a certificação é necessário atender as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e também o Manual Brasileiro de Acreditação. Pois, essas análises são feitas pelas Instituições Acreditadoras vinculadas à ONA e cada análise pode resultar nos três níveis de acreditação que são: Acreditado, Pleno e Excelência.
Acreditado
Esta condição acontece quando a clínica cumpre, no mínimo, 70% dos padrões de qualidade da acreditação ONA. Para isso, são analisadas tanto as áreas estruturais quanto assistenciais do empreendimento. Esta acreditação após aprovação tem a validade de dois anos.
Mas para isso é preciso estabelecer uma identidade organizacional e lançar para a equipe. Também é importante implantar um planejamento estratégico e considerar a necessidade de novos negócios, das partes interessadas e a avaliação dos pacientes.
Acreditado pleno
Para alcançar este nível a clínica odontológica terá que cumprir, no mínimo, 80% dos padrões de qualidade e segurança, e 70% dos padrões de gestão integrada, com processos ocorrendo de forma clara e plena comunicação entre as atividades. Esse certificado tem a validade de dois anos e para atingir este nível deve-se acompanhar e administrar os riscos de organização e apoiar qualquer tipo de ação para a melhoria contínua do consultório.
Além disso, determina diretrizes para a gestão da tecnologia de acordo com as necessidades dos serviços implantados na clínica.
Acreditado com excelência
O objetivo deste nível é alcançar a excelência em gestão. Pois, a clínica precisa demonstrar uma cultura organizacional de melhoria e maturidade institucional. Neste caso é importante que exista indicativos do uso da tecnologia da informação em benefício da segurança, organização e gerenciamento de qualidade.
Pois, neste nível deve-se cumprir, no mínimo, 90% dos critérios de padrão de qualidade e de segurança. Além disso, deve chegar no mínimo a 80% dos padrões de gestão integrada e 70% ou mais de excelência em gerenciamento. Essa certificação vale por três anos.
Os benefícios da Acreditação
Pois, como já destacamos, a acreditação consiste em uma das estratégias para verificar a qualidade das clínicas ou consultórios. Portanto, obter a acreditação ONA vai muito além de certificado e oferece muitos benefícios, tanto para os cirurgiões-dentistas quanto para os pacientes.
Entre essas vantagens podemos destacar a melhoria contínua em processos e atividades. A redução do retrabalho e a diminuição dos custos, além de possibilitar a promoção junto ao público que busca referências no momento de escolher uma clínica para realizar um tratamento.
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Um software digital ajuda na excelência nos serviços odontológicos
Todo o administrador e cirurgião-dentista procura a excelência na gestão da clínica e no atendimento ao paciente. Por isso, os processos de certificação são fundamentais para a análise do planejamento e da execução das estratégias de desenvolvimento do negócio.
E para que cada vez mais sua clínica consiga ter sucesso, é importante contar com o uso da tecnologia, através da aquisição de um software digital. Ao contar com um software digital, que auxilia na gestão da sua clínica, você consegue obter uma excelente gestão e mais tempo para dedicar-se ao paciente.
Além disso, ajuda a centralizar todas as informações da clínica e que funcione de forma mais eficiente nos processos administrativos e assim aumenta o nível de produtividade de toda a equipe odontológica.
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