Atendimento preferencial no consultório odontológico: o que é e como adotar

Atendimento preferencial no consultório odontológico.
Realizar o atendimento prioritário ou preferencial é um dos fatores essenciais para a clínica odontológica.

Realizar o atendimento prioritário ou preferencial é um dos fatores essenciais para a clínica odontológica. Pois, trata-se de um direito dos pacientes beneficiados pela prioridade na consulta. 

Por isso, o cirurgião-dentista deve ter atenção ao funcionamento desta prestação de serviço.

O que é atendimento preferencial?

O atendimento preferencial consiste na prioridade atribuída a um determinado público no momento da consulta, onde o paciente tem o direito à redução no tempo de espera em relação àquelas que apresentarem uma condição melhor, não só pela idade, mas também pelo estado de saúde.     

Essa modalidade funciona de acordo com a lei 10.048/2000, que prevê atendimento preferencial para gestantes e lactantes, pacientes com idade equivalente ou acima de 60 anos. 

Também atribui atendimento prioritário para mães com crianças no colo ou com até cinco anos, pessoas com deficiência e obesos. Além disso, em alguns casos é preciso reservar também espaço físico de fácil acesso. 

Porém, a lei 10.048/2000 ressalta a obrigatoriedade apenas para serviços e sanitários públicos, instituições financeiras, logradouros,  mas muitas unidades de saúde particulares adotam esse tipo de atendimento com reservas de espaços e consultas específicas. 

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A importância de adotar o atendimento preferencial na clínica odontológica

O atendimento preferencial e prioritário pode ser essencial para que a sua clínica odontológica possa virar referência com um tratamento diferenciado, pois, a avaliação do paciente tem um peso importante para o crescimento de qualquer empreendimento.      

Portanto, ao implementar esse modo de atendimento é importante expandir a qualidade dos serviços realizados no consultório.Também proporciona conforto, agilidade e aproxima  o paciente de uma forma mais humanizada.  

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Como adotar o atendimento preferencial na clínica odontológica

Como destacamos, o atendimento preferencial é importante  para proporcionar mais conforto e praticidade no momento da consulta. Por isso ao implantá-lo no seu consultório ou clínica odontológica, considere alguns critérios como prioridade.

Primeiramente é necessário que todos na clínica estejam cientes dos direitos de  atendimento preferencial, por conta disso, um treinamento pode auxiliar, assim evita constrangimentos no momento da consulta.    

Também busque agendar consultas próximas, marque em horários definidos, de modo que o paciente seja atendido no momento combinado. Outro ponto importante é a atenção ao tempo de espera no consultório com o total controle da agenda.

Com esse monitoramento a recepcionista tem a liberdade para conversar com os pacientes, com isso, estabelece uma escala de prioridades no momento do atendimento preferencial.  Se possível procure reservar um espaço físico de fácil acesso, contudo não descuide do atendimento por ordem de chegada. 

Aos cirurgiões-dentistas que administram a clínica é importante equilibrar o sistema de atendimento tentando alcançar um tempo razoável que não faça que os pacientes fiquem muito tempo na espera. Pois, isso pode acarretar um descontentamento e reflete de forma direta na imagem do consultório.   

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A tecnologia pode ser uma aliada

A tecnologia pode se tornar uma forte aliada na redução do tempo de espera do atendimento. Pois, isso é possível através de softwares que promovem a digitalização de processos, que podem agilizar a recepção do paciente e integrar o prontuário ao sistema do consultório odontológico. 

Além de melhorar, reduz as funções burocráticas e possibilita adiantar as consultas e procedimentos. Além de promover um atendimento mais humanizado e personalizado. Portanto, ao fazer a humanização  é possível aproximar o cirurgião-dentista e o paciente.   

Um software odontológico digital possibilita que aconteça a confirmação da consulta através do Whatsapp, isso ajuda na continuidade do tratamento e evita maiores transtornos. Além disso, oferece um diagnóstico mais completo e preciso. 

Todas essas funcionalidades no Prontuário Verde

Como destacamos durante o post, o atendimento preferencial pode ser o diferencial para destacar a clínica no mercado odontológico. Esse tipo de serviço pode ser otimizado com o auxílio da tecnologia através de um software digital que oferece funcionalidades que completam o dia a dia do consultório.   

E todas essas funções é possível encontrar no Prontuário Verde, um software odontológico digital que ajuda no total crescimento da sua clínica. Pois, o sistema possibilita que o agendamento e confirmação de consultas, envio de receitas, medicamentos sejam feitos de forma digital  

Saiba mais: Saiba quais são as novidades da nova versão do Prontuário Verde

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