A satisfação do paciente vai muito além da consulta. Pois, ela começa no agendamento, passa pela comunicação com o profissional de saúde e também continua após a consulta.
Desta forma, para que a clínica odontológica progrida e ofereça um atendimento de qualidade, é necessário sempre otimizar os seus processos regularmente. Por isso, a opinião de quem visita a sua unidade de saúde pode fazer toda a diferença.
Veja como medir a satisfação do paciente da sua clínica ou consultório odontológico.
Saiba mais: O desafio de manter a fidelidade do paciente com a sua clínica ou consultório
Crie um questionário, com perguntas simples e diretas
Para saber qual o pensamento dos pacientes em relação à clínica, é importante criar um questionário, com perguntas e respostas de forma direta e simples.
Portanto, faça uso de uma linguagem objetiva, que seja facilmente entendido, análise a facilidade que a pessoa teve na marcação de consulta, exame e procedimento. Além disso, procure deixar um espaço para críticas, sugestões e elogios.
Procure também considerar cada situação em uma escala de 0 a 5, isso facilita a organização e a análise das respostas. Com isso, consegue ter ciência do desempenho de cada setor da clínica e também localizar onde existe a necessidade de realizar mudanças.
É importante destacar que esse questionário deve ser feito ao final da consulta, pois o paciente ainda está com as impressões do atendimento, por isso, a resposta pode ser mais precisa.
Analisar as respostas dos questionários
Após a criação do questionário, é momento de colocá-lo em prática e analisar os resultados da clínica odontológica. Logo, o administrador deve avaliar com tranquilidade cada item perguntado e atentar-se às questões com respostas positivas e negativas dos pacientes.
Esta análise deve ser periódica. Afinal, não adianta fazer o questionário se ele não feito com atenção para que a clínica possa mudar o que for necessário, conforme a satisfação do paciente.
saiba como a tecnologia pode ajudar
Com o auxílio da tecnologia, responder o questionário pode ser uma tarefa mais rápida e simples. Para isso, basta fazer um modelo online para que o paciente responda de forma online depois da consulta.
O Prontuário Verde valoriza a satisfação dos pacientes, por isso, disponibiliza através do módulo de Campanhas o envio automatizado de mensagens para avaliar a satisfação das pessoas que consultam no seu consultório.
Esse envio acontece de forma simples: duas horas depois da consulta o paciente receberá uma mensagem. Caso a avaliação seja negativa, é solicitado sugestões de melhorias.
Assim, a clínica vai saber o motivo desta avaliação e poderá providenciar melhorias no processo. Além disso, pensando em não sobrecarregar o trabalho da recepção, serão entregues no máximo 50 mensagens diárias.
Então se você não usa esse recurso na sua clínica ou consultório odontológico, é momento de colocar em prática com o Prontuário Verde. Um software odontológico que oferece mais agilidade, confiabilidade e segurança nos processos de gestão dos dados da sua unidade.
Pois, podemos perceber que com o feedback do paciente a sua clínica pode crescer cada vez mais no mercado.
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