O desafio de manter a fidelidade do paciente com a sua clínica ou consultório

O desafio de manter a fidelidade do paciente na sua clínica ou consultório
O verdadeiro desafio é fazer com que o paciente volte novamente e seja fiel ao tratamento planejado.

Quando você recebe um novo paciente na clínica, é uma vitória. Logo, o verdadeiro desafio é fazer com que a fidelidade do paciente continue durante o tratamento planejado. 

Para vencer esse desafio é preciso que o seu paciente tenha uma experiência de alto nível e sinta uma atmosfera que o faça retornar e também indicar a sua clínica para outras pessoas. Por isso, aqui estão algumas ações para aumentar a fidelização de pacientes com o seu trabalho e com a clínica ou consultório.

A importância de manter a fidelidade do paciente com a sua clínica

Podemos definir a retenção de pacientes como um conjunto de ações destinadas a mantê-los por um longo período e ao mesmo tempo incentivá-los a voltar à sua clínica ou consultório quando necessitarem de serviços de saúde.

Por isso,  deve-se adotar uma abordagem criativa para ter uma base sólida de ações positivas que sejam suficientes para manter a lealdade desses pacientes, mesmo com experiências desagradáveis. 

Portanto, lembre-se que com a concorrência, a construção e manutenção de um relacionamento com o paciente se torna cada vez mais fundamental para o sucesso de uma clínica ou consultório.

As estratégias para vencer o desafio de conseguir a fidelidade do paciente

Atrair e fidelizar pacientes é um trabalho que exige muitos fatores. Desta maneira, é preciso seguir algumas estratégias para manter a sua base de clientes ativos.  Por isso, siga algumas dicas abaixo.

Simplifique o agendamento

Atualmente as pessoas procuram usar todas as oportunidades para facilitar o seu dia a dia. Pois, quando os pacientes precisam procurar um profissional de saúde, eles querem agendar uma consulta de forma rápida e acessível.  

Para evitar um ruído de comunicação e demora no momento da marcação de consulta, a sua clínica deve aproveitar e explorar a tecnologia.  Permita que seus pacientes tenham acesso a todas as possibilidades de agendamento de qualquer dispositivo, usando por exemplo, um software médico digital.     

Pois, essas soluções oferecem agendamento de consultas on-line com base nos intervalos de tempo disponíveis da clínica. Além disso, esses sistemas fornecem lembretes automatizados para deixar o paciente e também o profissional de saúde informado sobre a consulta. 

Então, ao usar um software de agendamento, você pode evitar erros que podem resultar em cancelamentos ou reservas em excesso e também terá maior satisfação do paciente.  

Saiba mais: A sua agenda na palma da mão com o Prontuário Verde

Também é importante um atendimento de excelência

Não adianta fazer grandes investimentos, se o paciente não gostar do atendimento do profissional de saúde. Pois, os clientes estão cada vez mais exigentes, e além de usufruir dos serviços, buscam ter uma relação mais próxima com as clínicas ou consultórios. 

Desta forma, ao procurar a unidade de saúde, os pacientes querem ser ouvidos com atenção. Por isso, os profissionais de saúde devem ouvir com muita atenção, responder as dúvidas, passar exames, entre outras atitudes que estabeleçam laços de confiança, pois são esses momentos que fazem com que  o paciente continue o tratamento e volte à clínica.   

Saiba mais: A importância do Atendimento Humanizado

para conquistar a fidelidade do paciente Crie um ambiente confortável

A atenção com o ambiente é um dos fatores fundamentais que pode fazer a diferença na fidelização dos pacientes.  Pois, muitas pessoas ficam ansiosas ao chegar no consultório, desse modo, um local agitado prejudica a experiência com o profissional de saúde, já ao contrário, acontece a tranquilidade e satisfaz a necessidade de calma antes da consulta.   

Portanto, escolha um local que ofereça acessibilidade, através de rampas, pisos táteis e corrimãos, procure priorizar os tons claros, que passem a sensação de tranquilidade. Escolha também uma decoração que contribua para um ambiente tranquilo e confortável.

 E não esqueça de montar um local com quitutes, café e se preferir coloque um som ambiente, assim, favorece uma boa imagem perante os frequentadores da sua clínica ou consultório.

Forneça opções de pagamento convenientes

Uma maneira de manter os pacientes fiéis na sua clínica é a flexibilização das formas de pagamento.  Pois, atualmente é possível ofertar muitas formas como boletos, carnês, cartões de crédito e débito, pix, entre outros.    

Então, sempre é importante a clínica possibilitar esses diferentes processos de pagamentos, que não sejam apenas em dinheiro. Neste caso, ajuda a otimizar  uma série de opções que o paciente tem para pagar no momento da procura de uma consulta.    

Saiba mais: A economista Janile Soares indica quais são as melhores formas de pagamentos para a sua clínica

Mantenha o relacionamento com o paciente após a consulta

Um dos fatores que ajudam na fidelização dos pacientes é o relacionamento pós-consulta. Afinal, quem trabalha diretamente com o público precisa estar atento que o atendimento não encerra no momento que o cliente sai do local. 

Para manter essa relação cada vez mais próxima existem muitas formas de mantê-los fiéis a clínica ou consultório. Neste caso, procure enviar lembretes de consultas e remarcações, uso de medicamentos. Envie por e-mail , artigos do blog que são de interesse, encaminhe mensagens de felicitações de aniversários. Pois, isso pode ser feito por e-mail ou pelo WhatsaApp. 

Com essas ações, você faz com que o seu paciente se sinta importante, lembrado e que a relação pode ser mais agradável.   

Saiba mais: cirurgião-dentista: você sabia que o atendimento ao paciente pode continuar após a consulta?

Invista em tecnologia

A tecnologia mudou muito nos últimos anos e pode fazer a diferença no desafio fidelizar o paciente e já tratamos disso, quando tratamos das formas de agendamento que agiliza na marcação de consulta.  

Por isso, vamos reforçar mais uma vez a importância da implementação de um software médico digital que tem o objetivo de automatizar as ações da clínica ou consultório.    

Pois, a partir do momento que esse software passa a integrar os processos da clínica ou consultório, eles se tornam padrões. Com esse sistema é possível gerenciar agendamentos, armazenar o histórico do paciente pelo prontuário digital. 

Além  de fidelizar o relacionamento com o paciente, você terá a vantagem de gerenciar todas as ações da sua clínica em qualquer local e na palma da sua mão.  

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