Saiba como identificar o público-alvo da sua clínica odontológica

Saiba como identificar o público-alvo da sua clínica odontológica
Entre os processos importantes que contribuem para o sucesso de uma clínica odontológica está a definição do público-alvo.

Entre os processos importantes que contribuem para o sucesso de uma clínica odontológica está a definição do público-alvo. Pois, com isso é possível detectar quem são os pacientes interessados no seu serviço. Também,contribui para o cirurgião-dentista estabelecer uma relação confiável.   

Por isso, antes de promover a sua clínica e seu trabalho no mercado, reserve um tempo para pesquisar seus pacientes ideais. Assim será mais fácil iniciar uma estratégia que ressoe com seus ideais. Continue a leitura e saiba alguns pontos importantes para definir o público ideal para a sua clínica odontológica. 

O público-alvo são pacientes que você deseja conquistar para a sua clínica 

O público-alvo consiste na quantidade de pessoas que podem ter interesse pelos seus serviços, mas nem todos são de fato seus clientes.Ou seja, o público alvo são os pacientes que você deseja conquistar para a sua clínica. 

Com isso definido, o cirurgião-dentista centraliza os seus serviços e atendimentos, assim terá mais fidelização de pacientes. Para que isso aconteça analise as necessidades, dúvidas e aflições dos pacientes. Dessa forma, é possível abordar exatamente no centro da questão, mostrando como seus serviços são a melhor opção para a atender a carência e necessidade do paciente.    

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A diferença entre público-alvo e persona

Através de uma avaliação do segmento de mercado pela qual a sua clínica está focada, é possível definir o seu público-alvo e o planejamento estratégico de forma assertiva. É nesse momento que surgem a persona. Uma técnica utilizada por profissionais de marketing com o objetivo de traçar um perfil mais realista do seu empreendimento. 

Por isso, ao criar ou definir o cliente ou paciente ideal para a clínica é importante entender a diferença entre público-alvo e persona.  A persona é uma representação do seu paciente ideal. Pois, embora essa pessoa seja fictícia, seus dados, hábitos e preferências são baseados em fatos. O uso dessas personas permite que a clínica aproxime os tipos de pessoas que deseja que sejam seus pacientes.

 Ou seja, ajuda a fornecer uma visão completa do público ideal. Também  são responsáveis ​​por tudo, desde renda, cargo, idade e estado civil até hábitos de condicionamento físico e pontos problemáticos quando se trata de obter tratamento.

Pois, o que diferencia os dois conceitos é que o público-alvo  é mais amplo. Ou seja, utiliza-se como estratégia para definir a posição da clínica no mercado, ou para segmentar mídias pagas. Já a persona funciona de uma forma mais específica, levantando as preferências, hábitos e características psicológicas e usadas em planejamento de marketing de conteúdo, social e relacionamento, que dialogam com o público.  

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Como identificar e conquistar esse público-alvo? 

Após saber o significado de público-alvo e também da persona é necessário saber o que fazer para conquistar os pacientes ideais. Por isso, realizar estudos sobre clínicas que possuem preferência pelo mesmo tipo de público, por exemplo, é uma boa estratégia. Porém, é importante que essa pesquisa não fique restrita às áreas da odontologia. 

Outro ponto importante para identificar e conquistar o público-alvo é saber segmentar o mercado em que  a sua clínica atua e entender o seu nicho de atuação. Com isso, é possível identificar onde seus pacientes estão inseridos e quais áreas têm mais chances de sucesso. 

Além disso, procure entender qual o benefício e o diferencial que a sua clínica pode oferecer para esse paciente. Pois, essas questões podem ter como referência os pacientes atendidos no seu consultório e que possuem um perfil que você e a sua equipe gostaria de continuar atendendo.    

Também procure identificar os principais canais de comunicação pelos quais a sua clínica pode ter aproximação com seus pacientes. Invista nas redes sociais, se dedique em publicações frequentes e de qualidade, aposte em vídeos, lives, aproveite as oportunidades que a internet oferece, assim pode ajudar a identificar o seu público-alvo.      

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A tecnologia pode ser uma aliada

Todo esse processo  de identificação do público-alvo pode-se complicar se a clínica ou consultório não usar a tecnologia como ferramenta para reunir os dados dos pacientes. Por isso, o software odontológico digital é o sistema ideal para  a otimização do seu negócio.  

Por isso, use um sistema que permita o cadastro dos dados dos pacientes, que auxilie no processo de criação do público com agilidade e segurança. Além disso, viabiliza o acesso ao seu agendamento em qualquer hora e local, transformando-se em um canal direto de comunicação com os pacientes pelo WhatsApp.    

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Invista em um software digital que organize as rotinas internas e fluxos administrativos, também inclua compromissos pessoais e realize bloqueios em determinadas datas, através da agenda eletrônica.   

Pois,com o software digital, o cirurgião-dentista  pode controlar os valores recebidos em dinheiro, depósitos, cheques e qualquer outra forma de pagamento. Com a utilização de cartões de crédito e débito, é possível realizar a configuração para taxas descontadas pela operadora, e também, o prazo de recebimento a cada meio de pagamento.  

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