Por que é importante estar atento aos tributos

  • por
POR QUE É IMPORTANTE ESTAR ATENTO AOS TRIBUTOS
Saiba porque é importante estar atento aos atributos.

Não é novidade para ninguém: o Brasil é um país com uma das cargas tributárias mais complexas e elevadas do mundo. Calcular quanto você precisa pagar de imposto até parece uma tarefa de gincana escolar, mas é uma ação fundamental. 

Até por conta disso, ficamos em dúvida ou até mesmo receosos na hora de abrir nosso próprio negócio. Na faculdade, pouco ou quase nada aprendemos sobre administrar o próprio negócio. Na prática, profissionais de saúde são empreendedores e prestadoras de serviço. Então, devemos sempre ficar atentos a esses detalhes.

Para quem atua em uma cidade, caso de quem tem um consultório ou trabalha sozinho, a situação pode ser um pouco mais simples. A mescla de camadas tributárias se aplica à União, Estado e aquele município específico. 

Já para os empreendedores que ampliam e expandem seus negócios para mais de um município, a situação se complica um pouco mais. Afinal, as próprias alíquotas de tributos como o Imposto sobre Serviços, o ISS, e que em alguns lugares até se chama Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), pode oscilar de um lugar para o outro. 

Não deixe tudo para depois

Apesar disso, as dificuldades com números podem ser contornadas. Você não deve deixar que isso seja um impeditivo para seguir o seu desejo de montar seu próprio consultório. Caso queira mais tranquilidade, sua opção pode ser em contratar um contador para resolver a parte burocrática. 

Mesmo assim, é importante ter conhecimento sobre a área. Já que, independentemente do tempo, você nunca vai escapar dos tributos em meio à sua rotina de trabalho. Então, conviver de forma harmônica. 

Uma boa saída para isso é montar, em planilhas, armazenar dados e tire alguns minutos da sua semana para se dedicar aos cálculos. Como ressaltado lá no início, calcular quanto você precisa pagar de imposto até parece uma tarefa de gincana escolar. Só que, resolver esse problema melhora o desempenho financeiro.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *