EHR e EMR: O que você precisa saber sobre os registros eletrônicos de saúde

O Blog Prontuário Verde explica o que é preciso saber sobre EMR e EHR e onde a sua clínica pode se encaixar dentro desses sistemas.
O Blog Prontuário Verde explica o que é preciso saber sobre EMR e EHR e onde a sua clínica pode se encaixar dentro desses sistemas.

Se você é um profissional de saúde  que vive o mundo digital deve ter ouvido falar dos termos EMR  e EHR. No entanto, existem algumas distinções entre os dois que podem fazer a diferença  na hora de investir em tecnologia para a sua clínica ou consultório. 


Por isso, deixe o Blog Prontuário Verde lhe explicar o que é preciso saber sobre EMR e EHR e onde a sua clínica pode se encaixar dentro desses sistemas.

O que é EMR

O Registro Médico Eletrônico (EMR) é um sistema que mantém os registros digitais do paciente de uma única clínica. Ou seja, cada registro documenta o histórico médico do paciente e substitui os prontuários em papel. Os EMRs facilitam o rastreamento de dados, identificam quando o paciente deve receber cuidados preventivos e monitora a qualidade do atendimento clínico.  

Pois, o Registro Médico Eletrônico (EMR) também é sincronizado com ferramentas que fornece aos profissionais de saúde a possibilidade de monitorar de forma remota. Ou seja, atualizações em tempo real sobre os pacientes que necessitam de exames ou outros compromissos.      

Alguns dos aspectos positivos em relação à conversão ao sistema EMR incluem a segurança de dados dos pacientes. Assim, os registros digitais são autenticados, dificultando a falsificação de informações referente à saúde da pessoa. 

 Além disso, oferece velocidade nas operações da clínica ou consultório, com muitos recursos modernos como gráficos, tabelas visuais. Portanto, ajudam o profissional de saúde a realizar todos os tipos de tarefas de forma mais rápida e fácil.

O que significa EHR

O Registro de Saúde Eletrônico (EHR) permite que os registros dos pacientes sejam movidos de forma automática. Neste caso a consulta desses dados não é feito apenas pelo profissional de saúde, mas também por outras equipes possam participar e interagir com um sistema EHR.

Além disso, apresenta a capacidade de rastrear informações adicionais, incluindo dados demográficos, resultados de laboratório, além disso, reduz a quantidade de erros, ajuda a dar clareza aos registros médicos e otimiza o tempo do profissional de saúde.   

Por fim, o EHR oferece assistência no preenchimento da codificação clínica, financeira e administrativa, além de incluir suporte a solicitações de serviço e solicitações de reembolso. 

EMR OU EHR: Uma letra pode fazer a diferença

Tanto o EMR quanto o EHR são registros digitais dos dados do paciente. No entanto, mesmo compartilhando algumas características, precisa destacar algumas diferenças.  

Pois, uma das diferenças é que o EMR fornece prontuários digitais do paciente para uma única clínica. Já o EHR permite que os profissionais de saúde compartilhem de forma fácil e rápida registros com outros colegas independente do local.  

Pois, lembre-se que o EMR possibilita incluir informações sobre os cuidados com o paciente, também inclui resultados de exames e medicamentos prescritos. Ou seja, o profissional de saúde emite prescrições e agenda consultas. 

Já o EHR permite a prescrição de forma digital, além de fornecer recursos de comunicação que permitem diferentes organizações que colaboram com o atendimento ao paciente.

Os benefícios dos Registros eletrônicos emr e ehr na área da saúde

Tanto o EMR quanto o EHR oferecem benefícios para os profissionais de saúde e para os pacientes. Entre essas vantagens estão as informações rápidas, precisas e atualizadas, a assistência à saúde aprimorada. A clínica pode trabalhar com prontuários mais completos e claros. 

Esses sistemas organizam todos os dados cronologicamente com apenas um clique. Pois, essa função permite que os profissionais da clínica entendam as necessidades do paciente, assim fornece os cuidados adequados. 

Além disso, você sabe que os registros em papel ocupam espaço, muitas vezes em grandes volumes. Pois, tanto o EMR quanto EHR resolvem esse problema com a redução de arquivos de papel.

Como o Prontuário Verde pode auxiliar a sua clínica ou consultório

Como podemos perceber, a questão de escolher entre um EMR e um EHR  é mais fácil quando temos uma melhor compreensão das diferenças entre esses tipos de sistemas.Assim, o software médico digital, Prontuário Verde faz todas as funções e mira na saúde total do paciente. 

O Prontuário Verde agiliza todos os dados do paciente, registrados a cada atendimento, seja em uma consulta ou tratamento. Além disso, é possível conhecer melhor o seu paciente utilizando as questões de anamnese que estão previamente configuradas. 

Saiba mais: A era da transformação digital na Saúde

Fotografias dos tratamentos dos pacientes, anexar qualquer tipo de exame ou documento sem limites de armazenamentos também são outras funcionalidades que você encontra no Prontuário Verde. Também possibilita ao profissional de saúde acesso a sua agenda, e dos colegas que trabalham na clínica, de qualquer local, seja de um computador ou qualquer outra plataforma digital.     

Com o software médico digital é muito mais fácil gerenciar as finanças da sua clínica ou consultório. Ou seja, é feito o registro de cada centavo que entra ou sai, calcular de forma automática pagamentos por percentual e por valor hora, tanto de atendimentos particulares quanto de convênios.  Além de realizar os fechamentos de caixa de cada colaborador, conferir os valores recebidos em dinheiro, cartões e transferências.   

Todos os dados armazenados com segurança

No Prontuário Verde, todos os seus dados ficam armazenados em servidores de alta segurança, ou seja, somente você ou pessoas autorizadas terão acesso a essas informações. Pois, o sistema é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Saiba mais: LGPD: Saiba como funciona a lei GERAL de proteção de dados

Para finalizar, o Prontuário Verde é essencial para qualquer clínica ou consultório que deseje melhorar as operações e fornecer um atendimento de qualidade ao paciente. Pois, facilita o acesso móvel de todos os dispositivos, suporte ao cliente e segurança.  

Continue acompanhando nossos artigos no Blog Prontuário Verde e siga-nos no Facebook e também no Instagram

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *