Quem trabalha na odontologia deve procurar entender que o atendimento ao paciente não termina no momento que ele sai do consultório, pois, continua naquilo que podemos chamar de pós-consulta.
Para isso, existem várias maneiras de mantê-lo visitando a clínica, por isso, o Blog Prontuário Verde mostra algumas questões que podem auxiliar no atendimento ao paciente.
O que é Pós-Consulta
A Pós-Consulta trata-se da atenção prestada pelo cirurgião-dentista ao paciente depois do atendimento, ou seja, é buscar estreitar essa relação, aumentando a probabilidade de retorno e de indicações para o seu consultório.
Deste modo, quando precisar novamente de um parecer, com certeza não irá procurar outro profissional e, sim, retornar a mesma clínica, pois, com certeza a experiência foi satisfatória. É nesse sentido que o paciente vai decidir se seguirá ou não o tratamento proposto.
Assim, o grande objetivo é satisfazer os pacientes e fidelizá-los, deste modo, representa tranquilidade para a sua clínica ou consultórios odontológicos. Pois, demanda menos investimentos na busca por novos pacientes.
Um padrão de atendimento
É fundamental que o padrão do atendimento seja correto, com isso, o paciente vai recordar do bom tratamento recebido e com certeza retorna para uma nova consulta.
Por isso, é indispensável que os funcionários estejam treinados, acompanhem a jornada do paciente, desde o agendamento até a consulta. Além disto, manter o ambiente limpo, organizado e confortável, ajuda aliviar qualquer tipo de pressão pela presença no consultório.
Para qualificar o atendimento conte com ferramentas tecnológicas como softwares, que dispõem de recursos que organizam a administração do consultório e faz a diferença na rotina de trabalho.
Após o atendimento, o cirurgião-dentista, deve ter certeza que o paciente não ficou com dúvidas em relação ao tratamento ou período de retorno. Mostre os canais de comunicação disponível e procure resolver qualquer questão.
Mantenha o cadastro de pacientes organizado
Para garantir um relacionamento com o seu paciente é preciso realizar um cadastro completo. Pois, ter todas as informações essenciais auxiliam na aproximação com o histórico do paciente, afinal, são conhecimentos, como nome, endereço, profissão, que podem ajudar a construir uma conexão no momento da consulta.
Com o cadastro completo, é possível criar um público-alvo ideal na montagem de uma boa estratégia de marketing. Procure manter esse banco de cadastro registrado em algum prontuário eletrônico, pois, o sistema auxilia de forma simples e ágil, assim, o acesso às informações será realizado tanto pela recepção quanto pelo médico responsável.
Abuse dos canais de comunicação
Nos últimos anos a possibilidade de acesso à internet ampliou a quantidade de canais de interação. Por isso, desenvolver um marketing digital ajuda na aproximação com o paciente.
Sites, blogs, e-mails, redes sociais e whatsapp, são algumas das ferramentas que fazem o paciente lembrar da clínica ou consultório no momento que precisar realizar uma consulta. Para isso, pense em produzir conteúdo que desperta o interesse do cliente, isso pode, ser dicas ou algum material de interesse.
A criação de um blog pode ser uma plataforma que abrange mais assuntos específicos, mas que podem ter utilidade para os pacientes que o consultam.
Enviar e-mails, como felicitações de aniversário ou recomendações sobre o procedimento, ajuda a mostrar que o médico é atencioso e está preocupado com o paciente.
O WhatsApp e o chat online são ferramentas eficientes para trabalhar na pós-consulta. Pois, pode servir para agendamento e confirmação de consultas e também enviar conteúdos relevantes que interesse o paciente. Procure não criar grupos adicionando os pacientes como participantes, isso, pode prejudicar a imagem da clínica.
Realize pesquisas de satisfação com os seus pacientes
Outro recurso que pode auxiliar o cirurgião-dentista na aproximação com o paciente é a realização de uma pesquisa de satisfação. Pois, consiste em um conjunto de perguntas usadas para coletar feedback dos pacientes e medir o nível de satisfação com o serviço prestado pela clínica.
Questões sobre a experiência nos atendimentos, conforto do espaço e funcionários podem se tornar uma bela fonte de avaliação. Com esses passos a fidelização na pós-consulta pode ser eficiente, por isso, crie estratégias e meios de manter essa proximidade ativa, com isso, os pacientes não se esquecem das experiências passadas na clínica.
Porém, atentem-se as regras do Conselho Federal de Odontologia (CFO), para não cometer deslizes em suas publicações.
Considere as formas de pagamento
Um fator relevante para manter a fidelidade do paciente é o valor cobrado das consultas. Pois, no consultório podem existir muitas formas de pagamentos que garantem a vida financeira da clínica.
Portanto, tornar flexível os valores cobrados também pode ser um sinal para fidelização dos pacientes. Considere oferecer diversas formas de pagamento, desse modo, garante um atendimento de excelência e também apresenta praticidade em outros processos.
Também procure entender o quanto seus concorrentes cobram pelo mesmo atendimento, facilitar o pagamento de consulta, também é uma ótima forma de manter o paciente.
No entanto, considere as regras do CFO, que não permite a vinculação da consulta do profissional a cartões de desconto, consórcios e a finanças da sua clínica, antes de oferecer qualquer tipo de promoção.
Lembre-se: cuidar do relacionamento com o seu paciente após a consulta significa valorizar o seu trabalho. Saiba também como executar um atendimento preferencial.
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