05 dicas de como lidar com pacientes inadimplentes na sua clínica odontológica

05 dicas de como lidar com pacientes inadimplentes na sua clínica odontológica
Um dos desafios para os cirurgiões-dentistas que fazem a gestão de uma unidade odontológica é ter em suas mãos os controles da inadimplência.

Você, cirurgião-dentista fica frustrado quando não recebe o seu paciente se torna inadimplente? A equipe de cobrança da sua clínica envia avisos, mensagens, cartas, e ainda não obteve retorno de pagamento? 

Pois, um dos desafios para os cirurgiões-dentistas que fazem a gestão de uma unidade odontológica é ter em suas mãos os controles da inadimplência. Com esse controle é possível evitar dificuldades e garantir uma segurança financeira. Por esse motivo é importante implementar ações que ajudem a reduzir o índice de pacientes inadimplentes.  

Para te ajudar a não ter esse problema na sua clínica odontológica, listamos algumas dicas. Confira!

Crie uma política de cobranças

Para evitar os pacientes inadimplentes no seu consultório odontológico somente acontece de fato, se for possível contar com uma política de cobrança bem elaborada. Para isso, é importante esclarecer aos pacientes, as medidas que serão tomadas caso o pagamento não seja feito.    

Entre essas providências estão, a análise de cadastro do paciente junto aos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC), definir uma lembrança que sinalize a proximidade da data de vencimento e também a falta de pagamento da conta.  

Entretanto, a política de cobranças da sua clínica não nascerá pronta, ou seja, você vai aprender diversas coisas ao mesmo tempo e isso é natural e ao longo do processo é possível aprimorar, principalmente através do controle dos resultados que a sua clínica alcançar. Por isso, invista em relatórios gerenciais, procure saber o resultado da média de retorno das cobranças feitas e também quais as estratégias mais  capazes conforme cada perfil.       

Saiba mais: Lucros e receitas: como aumentar os rendimentos financeiros da sua clínica odontológica

Controle de inadimplentes: faça uma análise de crédito

A análise do cadastro de crédito vai muito além de uma simples formalidade para as clínicas. Pois, é uma parte fundamental  que ajuda a reduzir a inadimplência de pacientes. Desta forma, conceder um crédito consiste em dar confiança ao paciente valores através de promessa de pagamentos futuros.    

Com uma análise de crédito bem elaborada, você pode saber sobre o comportamento financeiro do seu paciente. Pois, essas informações permitem uma previsibilidade e segurança antes de fechar qualquer venda com parcelamento, de um plano de tratamento com um valor alto. 

Para reduzir o número de inadimplentes, diversifique as formas de pagamentos

As formas de pagamento também podem ter influência sobre os índices de inadimplência. Pois, bem estruturado evita a ocorrência de falta de pagamento, já que, é possível determinar limites para condições especiais muitas vezes exigidas pelo paciente.  

Desta forma, diferentes modalidades de pagamentos como, por exemplo, a adesão ao cartão de crédito, débito, transferência bancária e pagamento com boleto pode ser benéfico para evitar a inadimplência. Além disso, procure fazer campanhas de incentivo para estimular os pacientes a não atrasarem o pagamento dos tratamentos realizados na clínica.  

O cirurgião-dentista pode oferecer descontos em futuras consultas, assim, ao receber esse tipo de benefício, ao realizar o pagamento em dia ele ficará mais atento para não esquecer a data do vencimento.  Ofereça também a possibilidade de pagamentos em datas diferentes, para a quitação da dívida.  

Portanto, é sempre importante destacar que independentemente de você oferecer esse incentivo, deve ser considerado uma análise das finanças para não prejudicar o orçamento da clínica.

Um paciente fiel faz a diferença

Podemos reduzir a  inadimplência na clínica através de ações que estimulam a fidelidade com os pacientes. Ou seja, quanto mais fiéis, menor será o número de pacientes inadimplentes.  

Pois, eles serão mais cuidadosos quanto ao pagamento dos procedimentos, prezando pelo bom relacionamento com o cirurgião-dentista.  Além disso, faça uso das redes sociais, entre em contato periodicamente com o paciente, não para cobrá-lo, mas para estreitar o relacionamento e se colocar à disposição.

 Portanto, quanto maior a relação entre o cirurgião-dentista e paciente, mais será o compromisso com o serviço e por consequência com o pagamento.  

Saiba mais: O desafio de manter a fidelidade do paciente com a sua clínica ou consultório

Invista em um software completo

Uma forma eficiente para automatizar e ter as finanças da sua clínica organizada é investir em um software odontológico digital. Esses sistemas oferecem recursos que permitem o planejamento de despesas, de recebimentos, facilita a comunicação com o paciente em todas as fases do tratamento, além disso, acompanha em tempo real as movimentações do consultório.    

Esse software é o Prontuário Verde que possibilita que o cirurgião-dentista identifique com total clareza e de maneira simplificada toda a situação financeira da clínica odontológica. Além disso, todas as informações podem ser acessíveis na palma da mão.          

O Prontuário Verde oferece um precificador que ajuda a mostrar com exatidão todos os custos incluídos nos procedimentos apresentados aos pacientes.  Essa funcionalidade funciona como uma calculadora de tratamentos odontológicos, ou seja, é um sistema de inteligência artificial que otimiza o lucro da sua clínica e reduz os seus custos financeiros.           

Por isso, faça o seu teste grátis por 7 dias, você não vai se arrepender e claro continue acompanhando as dicas sobre gestão de clínicas e consultórios no Blog Prontuário Verde. Siga-nos no facebook e também no instagram.   

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