Lucros e receitas: como aumentar os rendimentos financeiros da sua clínica odontológica

Lucros e receitas: como aumentar os rendimentos financeiros da sua clínica odontológica
Assim como qualquer negócio, uma clínica odontológica precisa de receita e lucro para continuar crescendo e atendendo cada vez mais pacientes.

Assim como qualquer negócio, uma clínica odontológica precisa de lucros e receitas para continuar crescendo e atendendo cada vez mais pacientes. Porém, para ter esse aumento não é preciso que seja feita de forma complicada. 

Pois às vezes, fazer uma simples pergunta aos seus pacientes é tudo que você precisa fazer para aumentar a lucratividade dos seus negócios  marcando mais consultas, oferecendo serviços adicionais ou atrair novos clientes. 

Outras vezes, um simples ajuste na maneira como você administra  a sua clínica ou consultório odontológico aumenta a eficiência, levando a lucros e receitas mais altas ou custos mais baixos.

Por isso, listamos algumas formas simples de gerar mais receitas e lucros para a sua clínica odontológica que é possível implementar imediatamente. 

Por que é importante ter lucros e receitas na sua clínica?

Através dos lucros e receitas, uma clínica odontológica tem mais possibilidades de crescimento, além de conseguir parcerias e financiamentos. Pois, sem isso, não tem como administrar a gestão de um consultório. Dessa maneira, a lucratividade serve como termômetro de crescimento de qualquer clínica odontológica.   

Com a lucratividade é possível expandir o funcionamento da clínica, contratar mais funcionários, com uma boa margem de lucros tem mais chances de conseguir financiamentos. Porém cabe salientar que para ter esse ganho é preciso fazer um diagnóstico da situação do lucro da sua clínica ou consultório.  

Pois, durante a gestão do seu trabalho é importante estabelecer os custos fixos, custos variáveis.   Antes de apresentar dicas para aumentar o lucro do seu consultório odontológico ou da sua clínica, é importante fazer um diagnóstico de como anda o seu lucro. Durante a gestão do seu trabalho, é importante definir os custos fixos, os custos variáveis e depois os rendimentos. 

Portanto, separe um tempo para fazer essa análise do lucro. Assim, com a avaliação do seu consultório em mãos, você terá de forma mais clara um planejamento financeiro adequado a sua clínica ou consultório. 

Saiba mais: Consulta odontológica: Saiba como definir o melhor valor

Mais atendimentos equivalem a lucros e receitas

Uma das formas de aumentar o lucro e gerar mais receita é fazer o maior número de atendimentos possíveis. Pois, para otimizar esta capacidade do seu consultório odontológico, você pode tentar adicionar salas de tratamento extras, contratar outros profissionais e simplificar o diálogo com os pacientes. 

Além disso, domine o processo de agendas de consultas. Pois, um agendamento eficaz do consultório odontológico não se trata apenas de marcar o maior número possível de consultas em um determinado dia. Mas sim de estar ciente do que pode ser cumprido e, em seguida, definir compromissos de forma que otimize a qualidade do atendimento. 

Também é importante ser capaz de lidar com os imprevistos e ajustar-se às mudanças de agendamento em tempo real, pois tem dias em que as coisas não saem conforme o planejado. 

As redes sociais pode ajudar no lucro e na receita da sua clínica

Uma estratégia que resultará em mais pacientes consultando no seu consultório, é criar um perfil nas redes sociais.  Essa forma de  mais lucro na clínica odontológica  funciona porque não custa absolutamente nada e tem um alto engajamento. 

Para isso, é preciso criar conteúdos de interesse para o seu público alvo e que ajude a promover o seu negócio. Além disso, certifique-se de deixar os dados de contato e endereço no seu perfil nas redes sociais.

Saiba mais: 05 dicas para a sua clínica ou consultório se dar bem nas redes sociais

Corte despesas desnecessárias sem perder a qualidade de atendimento

Embora seja desafiador, cortar alguns gastos pode fazer uma grande diferença na lucratividade da sua clínica odontológica. Por isso, faça uma análise de todas as despesas, verifique onde o seu dinheiro está sendo investido e também se existe alguma chance de evitar o desperdício.  

Porém, a necessidade de reduzir custos, deve ser feita com cuidado. Pois, é importante ter em mente que esse corte pode ser feito, mas sem interferir na qualidade de atendimento. Caso contrário, o resultado não será satisfatório.   

Por isso, procure economizar de forma inteligente. Ou seja, para garantir que o seu trabalho e da sua equipe seja cada vez mais valorizado, tenha ferramentas necessárias para um atendimento de excelência.  

Otimize a retenção de pacientes

Deixar o seu paciente satisfeito pode produzir grandes benefícios que se multiplicam por todo o consultório. Pois, avaliações positivas ajudam a cultivar uma ótima reputação do trabalho realizado na clínica, caso contrário podem levar à redução destes pacientes e consequentemente a quedas de lucro e receita. 

Portanto, uma forma de manter os pacientes fiéis é definir uma base de expectativas que envolva toda a equipe para oferecer um atendimento de excelência. Além disso, empregue ferramentas básicas de atendimento como: e-mail marketing, feedback do paciente e programas de indicações e recompensas.

Lembre-se: A relação com os pacientes ajuda você a descobrir onde melhorar a gestão da sua clínica e também desempenha um papel importante no crescimento da receita e do lucro da sua clínica ou consultório odontológico.  

Saiba mais: Saiba como medir a satisfação do paciente da sua clínica odontológica

 Invista em tecnologia

A tecnologia deve se tornar uma aliada no seu negócio. Pois, um software odontológico digital  tem o intuito de centralizar todas as informações da sua clínica odontológica. Assim, o acesso fica mais fácil e seguro e permite o total controle de receitas e despesas, além de otimizar o tempo empregado na administração do seu empreendimento.    

Com um software odontológico digital é possível saber sobre a tributação paga, emissão de recibos e ainda pode fazer ajustes com o Imposto de Renda de forma prática e ágil.

E você encontra essas funcionalidades no Prontuário Verde, um software odontológico digital que ajuda o cirurgião-dentista na autenticidade dos dados financeiros, oferece agilidade no armazenamento das informações e faz economizar tempo e dinheiro.    

Por isso, invista em um software odontológico digital, e abuse do Prontuário Verde, faça o teste grátis por 7 dias com certeza você terá a sua clínica na palma da sua mão. 

Não deixe de acompanhar tudo sobre gestão de clínicas e consultórios no Blog Prontuário Verde e também siga no facebook e instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *