Consulta odontológica: Saiba como definir o melhor valor

Consultas odontológicas: Saiba como definir o melhor valor
O valor das consultas odontológicas são determinantes para que você obtenha excelentes resultados no gerenciamento financeiro da sua clínica ou consultório.

Os valores das consultas e tratamentos odontológicos são determinantes para que você obtenha excelentes resultados no gerenciamento financeiro da sua clínica ou consultório.

Pois, para determinar o valor de qualquer serviço é necessário algumas ações que podem fazer a diferença.

Portanto, para garantir que você defina o valor certo na consulta, confira o  nosso post e conheça algumas ações importantes para as finanças da sua clínica. 

Definição de custos da clínica ou consultório

A primeira coisa que deve ter organizado são os custos envolvidos nos processos da sua clínica ou consultório odontológico.

Pois, neste caso tem que fazer um estudo com detalhes dos principais custos do consultório. Como, por exemplo, valor do aluguel do espaço, contas de água, luz, internet, manutenção dos equipamentos, folhas de pagamento dos profissionais, entre outros.

Portanto, ao terminar o cálculo desses custos recomenda-se aplicar o conceito da hora clínica. Ou seja, que consiste no cálculo dos honorários odontológicos. 

Assim, uma vez que o cirurgião-dentista não tenha remuneração fixa quando começa ou decide trabalhar por conta própria, utiliza-se deste cálculo para servir como base o valor mínimo que o profissional vai cobrar. Este cálculo é o seguinte: Custos Fixos + Custos Variáveis + pretensão de lucro/ horas trabalhadas.

Custos fixos X Custos Variáveis

Podemos definir Custos Fixos como despesas que você está ciente que terá no momento de gerenciar a clínica. Como, por exemplo, pagamentos de impostos, aluguel do consultório e a folha salarial da sua equipe. 

Já os custos variáveis são gastos que se alteram durante o mês de acordo com o volume de atendimentos e procedimentos realizados na clínica. Logo, tem influência direta com o desempenho do seu negócio. 

Podemos destacar que os custos fixos e variáveis influenciam na gestão da sua clínica ou consultório. Pois, saber esta diferença torna a administração mais eficiente. Por isso, é importante estar ciente que a soma do custo fixo mais o variável será o custo total do seu empreendimento. 

Saiba mais: Entenda o que são custos fixos e variáveis

Valores das consultas odontológicas: Tabelas de referência

Os cirurgiões-dentistas costumam ter acesso a valores de referência para a precificação dos serviços prestados na clínica. 

Pois, organiza-se esses preços em tabelas de referência, como a dos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO), denominada como Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO). Assim, é possível ter uma base dos valores dos procedimentos da clínica.

Saiba mais: Precificação: você sabe definir os valores de serviços odontológicos?

No entanto vale alertar que nem sempre esses valores estão atualizados e isso pode refletir na realidade da clínica ou consultório odontológico. 

Por isso, utilize os Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO), somente como referência de apoio, juntamente com outros dados relevantes.

preços das Consultas Odontológicas: Fique de olho na concorrência 

Para definir os valores das consultas odontológicas na sua clínica ou consultório é importante considerar o preço cobrado da concorrência.

Pois, sabemos que os pacientes fazem comparações de preços sempre procurando o melhor para as suas necessidades.

 Por isso, realize visitas aos consultórios dos vizinhos, se informe sobre os valores,identifique o modelo de gestão e também as formas de pagamentos.

Com esses dados você consegue se posicionar perante as necessidades dos pacientes. Ou seja, auxilia na hora de definir os valores e como será para atraí-lo.

Considere o seu público alvo

Como já vimos, identificar o perfil do seu público alvo também ajuda na definição dos valores das consultas odontológicas.

Pois, cada parcela de pacientes apresentam possibilidades distintas sobre o atendimento e o valor.

Por isso, identificar o perfil, a necessidade do seu público alvo se torna essencial na comunicação e também na hora de definir o valor da consulta. 

Saiba mais: Público Alvo da sua clínica odontológica: Saiba como identificá-lo!

Dessa forma, analise as características da região da sua clínica, procure informações sobre o perfil das pessoas que frequentam esse território. Além disso, lembre-se de que os valores podem ser atualizados de acordo com a carteira do paciente. 

Por fim, os valores determinados sempre devem cobrir os seus custos, assim sua clínica terá uma lucratividade que a manterá ativa no mercado.

Use e abuse dos softwares odontológicos digitais 

Para que todas essas ações se confirmem com sucesso é importante usar e abusar de um software odontológico digital.  

Pois, já abordamos neste blog sobre a importância dessa ferramenta para as clínicas ou consultórios odontológicos. 

Em geral, um software odontológico digital tem o objetivo de centralizar todos os dados da sua clínica ou consultório. Com isso, facilita o acesso a essas informações de forma ágil e segura.

Saiba mais:Está na hora de digitalizar os papéis da sua clínica para um software odontológico

Além disso, realiza a gestão financeira, com o controle de receita e despesas e otimiza o seu tempo empregado na gestão da clínica, principalmente no agendamento de consultas. 

Por isso, nossa dica é valiosa, invista em um software odontológico digital, use e abuse do Prontuário Verde, com certeza você terá a sua clínica na palma da sua mão.

Saiba mais: A importância dos contratos e termos digitais para a sua clínica odontológica

Não deixe de acompanhar tudo sobre gestão de clínicas e consultórios no Blog Prontuário Verde e também siga no facebook e instagram.

Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *