Precificação: você sabe definir os valores de serviços odontológicos?

precificação dos serviços médicos.
Precificar serviços significa o ato de definir um valor para a venda.

 

Investir em uma clínica ou consultório requer planejamento e também uma gestão financeira adequada. Neste modo, é essencial realizar uma precificação dos serviços odontológicos.  

 Pois, normalmente esses serviços contam com um valor agregado e para uma consulta, muitas vezes é necessário tempo de formação para que o atendimento seja eficiente. 

 Então! Se você passou ou ainda está em processo de abertura da sua clínica ou consultório, saiba aqui no blog Prontuário Verde como estipular valores aos serviços oferecidos.

O que significa Precificação de serviços? 

 Precificar serviços significa o ato de definir um valor para a venda. Ou seja, estabelece o quanto o paciente deve pagar ao adquirir alguma atividade que lhe é ofertada. 

 Esse processo pode ser trabalhoso, pois nem sempre é fácil estimar valor a algo. Por isso, deve-se seguir um padrão para saber qual a quantia correta. Portanto, o procedimento de precificação de serviços abrange algumas etapas, que são: 

 Mão de Obra: Esse elemento envolve a capacitação, especialização e experiência do cirurgião-dentista que realiza o serviço. Sendo assim, é necessário considerar, aspectos como investimentos realizados na qualificação dos funcionários, transporte, materiais, entre outros quesitos. 

Mercado: Os valores empregados pelos concorrentes e as tendências do mercado na área da odontologia devem ser analisadas. Essa avaliação é importante, pois evita o risco de cobrar um preço muito caro ou até mesmo barato demais.  

Por isso, faça um levantamento de todos os seus concorrentes e da situação do mercado e a partir disso, defina a precificação dos seus serviços. 

Custos, despesas e markup

Custos e Despesas: A formação de preços, independentemente do tipo de serviço, deve ser calculado os custos operacionais da clínica. Neste caso, cabe colocar “na planilha” todos os custos relativos à operação do empreendimento. 

 Esses custos serão divididos em Fixos, que não se alteram apesar da quantidade de atendimentos, e Variáveis, gastos que se alteram ao longo do mês. 

 Saiba Mais: Entenda o que são Custos Fixos e Variáveis. 

 Por outro lado, as despesas são custos indiretos. Pois, envolvem todos os gastos administrativos, como, água, luz, internet, manutenção do local e remuneração de funcionários. 

Markup: Trata-se de uma porcentagem que se aplica sobre os gastos para estabelecer um novo preço, ou seja, é uma análise dos valores investidos somados à margem de lucro desejada. 

 Para calcular o Markup, podemos considerar alguns pontos, como, percentuais de despesas variáveis para cada unidade de serviço. Também dar importância aos percentuais de despesas fixas para cada unidade de produto, serviço e margem de lucro esperado para cada unidade. 

 Portanto, esse indicador auxilia a clínica a garantir que o preço final seja suficiente para arcar com todos os custos do estabelecimento. Além disso, possibilita criar uma margem de lucro. 

 Existe diferença entre Preço e Valor? 

É muito normal as pessoas definirem os termos “preço” e “valor” como sinônimos. No entanto, do ponto de vista técnico, essas palavras possuem concepções diferentes. Por isso, saber equalizar preço e valor pode ser uma maneira de facilitar a precificação do seu serviço. 

 O preço é o valor variável de uma negociação, ou seja, como qualquer ação comercial, é o que se paga pelo serviço ofertado. Portanto, está vinculado ao seu custo, margem, dinheiro e fatores monetários.

 No que lhe concerne, o valor representa o bem-estar e a satisfação do paciente durante a prestação do serviço. No caso da clínica, a realização da consulta. Nesse sentido, o valor envolve a ideia de qualidade do serviço oferecido e a relação entre o cirurgião-dentista e o paciente. 

 Por fim, quando o cliente percebe o valor de algo, é provável que ele tenha a sensação que a aquisição de um serviço ou produto, possa valer o preço investido. Pois, a sua necessidade e expectativa foram atendidas. 

 Por isso, é importante que os profissionais de saúde atendam todos pacientes, mostrando a diferença entre preço x valor.

Quais são os critérios para a precificação de serviços? 

Um dos esteios de uma clínica ou consultório odontológico é saber quanto vale a sua consulta. Pois, isso pode definir os caminhos futuros do seu empreendimento, portanto, deve-se considerar alguns critérios para calcular esse valor.  

Primeiramente conheça o perfil do seu paciente, isso pode influenciar diretamente no valor, então, saiba qual é o seu público, a faixa etária, as condições financeiras, entre outros detalhes. 

 O profissional de saúde deve ter conhecimento do tipo de atendimento no momento da consulta. Esse atendimento pode ser através de convênio ou particular. 

 Em relação a convênios, é interessante conhecer as modalidades disponíveis na clínica. Que pode ser a modalidade individual, familiar, coletiva ou empresarial. Também verifique a frequência de glosas, pois, se refere ao não pagamento dos valores da consulta por intermédio de planos de saúde. 

Saiba Mais: Como controlar as glosas de convênio na sua clínica. 

Como podemos perceber, a precificação de serviços é um método que define o valor econômico de um determinado serviço, como, por exemplo, atendimento ao paciente.  

Essa é uma forma muito utilizada, por permitir que o cirurgião-dentista alinhe as perspectivas da clínica com a realidade do mercado.  

Nesse sentido, esse procedimento exige uma organização financeira, por isso, é fundamental contar com o auxílio de ferramentas como softwares de gerenciamento digital. Assim, todas as ações da clínica serão eficientes e seguras.  

Saiba mais sobre gestão e administração da clínica ou consultórios odontológicos no Blog do Prontuário Verde. 

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