O que é Odontologia Estética? Conheça os tipos de procedimentos

A odontologia estética moderna pode dar um sorriso melhor.

Se seus dentes estão manchados, descoloridos, desgastados, lascados, quebrados, desalinhados, deformados ou com espaços entre eles, a odontologia estética moderna pode dar um sorriso melhor. Pois, uma “reforma do sorriso” melhora a aparência por meio de um ou mais procedimentos de odonto estético. 

Os cirurgiões-dentistas trabalham para desenvolver um plano de tratamento. A seguir você encontrará algumas informações que podem ajudá-lo a aprender mais sobre os vários tipos de procedimentos odontológicos estéticos disponíveis.

O que é odontologia estética?

A odontologia estética se concentra em melhorar a aparência do seu sorriso. Pois, um sorriso atraente, ou a falta dele, afeta sua saúde bucal. Além disso, impacte a autoconfiança e como o mundo te percebe do lado de fora.Isso ocorre porque o sorriso de uma pessoa geralmente é a primeira característica que alguém percebe.

Os procedimentos estéticos incluem facetas dentárias e clareamento dental. Também inclui-se, coroas dentárias , pontes dentárias , colagem dentária , implantes dentários , inlays e onlays e dentaduras são todos tratamentos dentários restauradores.

Saiba mais: como otimizar o encaixe de consulta na sua clínica

Por que escolher a Odontologia Estética?

Os procedimentos de odontologia estética podem corrigir dentes deformados, lascados, descoloridos e ausentes.

Existem soluções simples e sofisticadas para a correção do sorriso, dependendo do resultado desejado pelo paciente. De acordo com especialistas, existem muitas razões pelas quais um indivíduo está insatisfeito com  a aparência dos seus dentes. Por exemplo, as causas mais comuns são descoloração, apinhamento  e espaços entre os dentes. 

Por isso, é  importante procurar cirurgiões-dentistas qualificados na área específica de tratamento que você procura. Pois, alguns profissionais invistam mais tempo e dinheiro na educação continuada para odontologia estética, o que os torna mais bem equipados do que alguém que não fez o mesmo investimento. Portanto, encontrar um cirurgião-dentista especializado em procedimentos estéticos garante que você receba o tratamento da mais alta qualidade.

Alguns tipos de procedimentos cosméticos DA ODONTOLOGIA ESTÉTICA

Define-se os tratamentos odontológicos estéticos como “reformas do sorriso”. Por isso, existem alguns procedimentos cosméticos para escolher com base nas necessidades individuais:

Clareamento dos dentes

O clareamento dental é o procedimento mais popular entre os pacientes. Tem como objetivo branquear a cor dos dentes para deixá-los com a aparência mais clara.

Com o tempo, alimentos e bebidas de cor escura (como café, chá e frutas vermelhas) podem manchar os dentes. O clareamento dental profissional pode clarear de forma dramática e segura a tonalidade de seus dentes e iluminar seu sorriso.

Com o avanço das técnicas de branqueamento, atualmente é possível escolher, juntamente com o seu cirurgião-dentista, uma variedade de técnicas diferentes, como o clareamento em casa, no consultório, interno, a laser ou por LED.

Saiba mais: o que considerar na precificação dos serviços odontológicos

Colagem Dentária

A colagem dentária envolve a aplicação de resina composta da cor do dente. Pois seu cirurgião- dentista usa este material para encobrir e esconder rachaduras, linhas de fissuras, descoloração e outras imperfeições cosméticas. Portanto a colagem dentária pode alterar a forma de um dente para torná-lo mais longo, mais largo ou mais uniforme.

A colagem dentária geralmente precisa ser substituída a cada cinco a sete anos. Além disso, na  colagem odontológica, uma resina semelhante à massa de vidro da cor do dente, que é um material plástico durável. Pois, aplica-se ao dente e endurecida com luz ultravioleta ou laser, liga-se o material ao dente. Com isso, o cirurgião-dentista, modela e dá polimento.

Portanto a colagem dentária pode reparar dentes cariados, lascados, rachados ou deformados; é também uma boa alternativa cosmética ou substituição de restaurações de amálgama ou prata.

Coroa Dentária

As  coroas, também conhecidas como tampas, são feitas sob medida para caber em todo o dente depois que o dentista estético o preparou. Pois esse tipo de procedimento é feito de acrílico ou porcelana que foi fundido ao metal para suportar a pressão de mordida. Logo, usa as coroas em odontologia estética para tratar dentes malformados, muito cariados , quebrados, lascados ou com grandes obturações , ou para cobrir espaços entre os dentes.

As coroas permanentes podem ser feitas de muitos materiais diferentes. Esses materiais podem incluir:

Metal: As coroas de metal raramente lascam e quebram, duram mais em termos de desgaste e requerem apenas uma pequena quantidade do dente para remoção. 

Porcelana fundida ao metal: Este tipo de coroa dentária pode ser combinada com a cor dos dentes próximos à coroa. Eles têm uma cor de dente mais natural. No entanto, às vezes o metal sob a tampa de porcelana da coroa aparece como uma linha escura. 

Totalmente em resina: as coroas dentárias feitas de resina são mais baratas. No entanto, ocorre o desgaste com o tempo e são mais propensas a quebrar .

Totalmente em cerâmica ou totalmente em porcelana: Esses tipos de coroas dentárias fornecem a melhor correspondência de cor natural em comparação com qualquer outro tipo de coroa. Eles também são uma boa escolha se você tem alergia a metais.

Cerâmica prensada: Estas coroas dentárias têm um núcleo interno duro. As coroas dentais de cerâmica prensada substituem o forro de metal usado no processo de fabricação de coroas totalmente de cerâmica. 

Saiba mais: ficha de Anamnese Odontológica: Entenda como fazer de forma bem fácil!

Inlays e Onlays

Inlays e onlays, também chamados de obturações indiretas, são feitos de ouro, porcelana ou materiais compostos e preenchem dentes cariados ou danificados. Pois, molda-se as obturações dentárias no local durante uma visita ao consultório; no entanto, inlays e onlays são feitos em laboratórios dentários e colados no local pelo seu dentista. 

Portanto, chama-se de “inlay” quando cola-se o material no centro do dente; é “onlay” quando o preenchimento inclui um ou mais pontos do dente ou cobre a superfície de mordida. Inlays e onlays preservam o máximo possível de dentes saudáveis ​​e são uma alternativa às coroas.

Implantes Dentários

Um implante dentário é um dispositivo de metal projetado para substituir dentes perdidos. O dispositivo geralmente é feito de titânio e coloca-se cirurgicamente no osso maxilar onde falta o dente.

 Desta forma projeta um implante dentário para atuar como a raiz do dente e pode ancorar dentes artificiais, como uma coroa, ponte ou dentadura. À medida que o maxilar cicatriza, ele cresce ao redor do pino de metal implantado, ancorando-o com segurança na mandíbula e fornecendo uma base para um dente substituto.

Harmonização Facial

A harmonização facial envolve o uso de técnicas cirúrgicas para modificar as características faciais para que pareçam mais tradicionalmente femininas ou masculinas.

Às vezes, é usado como parte da transição de uma pessoa para se alinhar mais com sua identidade de gênero. Para ser elegível, você deve ter pelo menos 18 anos de idade e ter atingido a maturidade facial completa.

Vale destacar que os resultados iniciais podem ser vistos de forma imediata, mas o resultado final demora entre 15 e 30 dias para ser perceptível, sendo que tal processo costuma apresentar inchaços e hematomas tidos como normais neste momento, que vão desaparecer com o tempo.

Lentes de Contato Dental

Neste procedimento o cirurgião-dentista adiciona uma camada muito fina, que se parece com lentes de contato, na superfície dos dentes para fornecer o resultado de clareamento dental desejado. O único objetivo é obter um sorriso bonito.

As lentes de contato dental são instaladas com muita facilidade; requer apenas medir as dimensões dos dentes do paciente, seus tamanhos, juntamente com o tamanho da mandíbula, e projetar a forma das lentes dentais para se assemelhar adequadamente à cor, forma e tamanho dos dentes naturais.

Por fim, o cirurgião-dentista instala as lentes dentais na superfície frontal de cada dente sem lixar ou polir, assim garante durabilidade por um longo período de tempo.

Alinhadores Ortodônticos Invisíveis

Os Alinhadores Ortodônticos Invisíveis são lâminas de plástico termoformadas sobre um modelo criado a partir de uma imagem digital da dentição do paciente e prototipada em uma impressora 3D.

Feitos sob medida para se ajustarem exatamente aos seus dentes, eles são fabricados com material plástico transparente patenteado que exerce uma pressão suave e contínua sobre os dentes, movendo-os ao longo do tempo para as posições desejadas.

O tempo de uso diário é normalmente de cerca de 22 horas por dia.4 Cada conjunto de alinhadores é ligeiramente diferente e deve ser usado de acordo com as instruções do seu médico, mas geralmente por cerca de uma a duas semanas.

Dependendo dos problemas ortodônticos a serem resolvidos, os alinhadores podem ser uma ótima opção de tratamento para muitos adultos e crianças com má oclusão leve a moderada. 

Qual é a diferença entre odontologia estética e odontologia geral?

Um dentista geral é um prestador de cuidados dentários primários. Eles oferecem cuidados preventivos, como limpeza dos dentes, e tratamentos odontológicos restauradores, como obturações dentárias , coroas e pontes.

 A maioria dos tratamentos dentários restaura a aparência, bem como a saúde e a função. No entanto, um dentista cosmético se concentra em embelezar seu sorriso. Eles oferecem tratamentos destinados a melhorar a aparência de seus dentes e gengivas.

Quais são os custos da odontologia estética?

A odontologia estética é eletiva, o que significa que não é considerada necessária do ponto de vista médico; portanto, muitas companhias de seguros não oferecem cobertura para procedimentos de odontologia estética. Isso pode levar à pergunta: “Quanto custa a odontologia estética?”

A resposta a esta pergunta depende de vários fatores, como o procedimento que você acaba escolhendo e a complexidade do trabalho odontológico necessário.Os preços da odontologia estética podem variar muito e o custo das facetas dentárias depende de vários fatores, como, os honorários do dentista que realiza o procedimento.

Além do local físico onde o procedimento é realizado, o tipo de seguro odontológico, os materiais usados e a quantidade de dentes que estão sendo tratados.

O Prontuário Verde pode ajudar profissionais da Odontologia Estética!

Alcançar um resultado de sucesso na odontologia estética pode ser um grande desafio para todos os cirurgiões-dentistas, independentemente do seu nível de experiência.  Pois, o mundo digital oferece muitas ferramentas diferentes para projetar e comunicar os resultados ao paciente e ao consultório, o que pode eliminar muito do “trabalho de adivinhação” na criação de um resultado estético com o qual o paciente ficará satisfeito. 

Uma dessas ferramentas é o Prontuário Verde é um software que ajuda a centralizar todas as informações da clínica e do paciente. Pois, é um sistema desenvolvido para eliminar o papel em consultórios e  capaz de operar de maneira mais eficiente processos administrativos e aumentar o nível de produtividade de toda a equipe odontológica.

Saiba mais: Prontuário Verde: saiba porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

Seus principais recursos são:

Prontuário Odontológico Digital

Permite que todos os profissionais da clínica utilizem o prontuário do paciente de forma compartilhada com a segurança de utilizar uma assinatura eletrônica para cada profissional. 

Agenda Odontológica Online

É possível ter o acesso a sua agenda e também dos profissionais que trabalham na sua clínica ou consultório, em qualquer local e hora.

Sistema de Gestão Financeira para Dentistas

Com o Prontuário Verde o dentista registra cada centavo que entra ou sai. Aproveite os gráficos do painel gerencial e acompanhe a lucratividade da sua clínica ou consultório.

Odontograma

Visualize a arcada dentária do paciente no odontograma online e acompanhe a evolução do tratamento.

Além disso, o precificador do Prontuário Verde funciona como uma calculadora de tratamentos odontológicos, porém, é mais do que isso. Pois, é uma ferramenta de inteligência artificial que otimiza o seu lucro e reduz os custos do seu consultório gratuitamente.  

Tenha o melhor software de gestão e torne a sua clínica mais completa. Faça um teste grátis por 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos. Siga-nos no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *