Como implantar a jornada do paciente na sua clínica

A definição de jornada do paciente está cada vez mais presente na administração de uma clínica ou consultório.
A definição de jornada do paciente está cada vez mais presente na administração de uma clínica ou consultório.

A definição de jornada do paciente está cada vez mais presente na administração de uma clínica ou consultório. Pois, trata-se de um conceito que deve ter em conta dentro do seu negócio.   

Existem muitos fatores deve ser dado importância, quando se fala em Jornada do Paciente. Por isso, o blog Prontuário Verde traz para você a importância de implantar esta estratégia para atrair e fidelizar mais pacientes. 

Mas, afinal o que é Jornada do Paciente? 

Jornada do paciente é todo o processo que envolve o momento em que o paciente percebe algum sintoma diferente em seu corpo, até a finalização do atendimento.   

 A ideia da jornada do paciente surgiu da percepção de um padrão nas interações dos usuários com os serviços de saúde. Pois, quando um cliente procura uma clínica, ele pretende seguir os mesmos passos, conforme o perfil dela e da instituição.  E muitas vezes esse trajeto que leva o mesmo a optar por um determinado local.  

Existem também pacientes que buscam referencias profissionais antes de agendar uma consulta, outros, agendam com o primeiro nome que encontram no Google. Portanto, se você administra uma clínica ou consultório, deve ter ideia de como o seu paciente chega à instituição de saúde.  

 Saiba Mais: 3 problemas causados por poucos pacientes na sua agenda 

Porque implantar a jornada na sua clínica?

Você já viu que a competição no mercado é muito forte. Por isso, a fidelização de pacientes é uma estratégia importante para manter a sua agenda sempre ocupada. Com a implantação da jornada do paciente o negócio da clínica pode melhorar, sendo mais atrativo e com qualidade.    

Portanto, é importante a realização de um estudo das características de consumo do seu público-alvo.

A partir dessas condições você pode ter um marketing mais positivo e melhorar a fidelização dos seus pacientes. Pois, quando a sua clínica sabe qual é a necessidade do paciente, a tendência é a criação de uma relação mais próxima.     

Além disso, com essa aproximação junto ao paciente, a sua clínica será recomendada para familiares e amigos. Também facilita no atendimento e garante a otimização dos resultados do tratamento, com um acompanhamento que considera cada evolução do paciente, assim garantindo que ele siga as instruções, fazendo o tratamento ser mais ágil.        

As fases da jornada do paciente 

Assim como todas as jornadas, a do paciente pode ocorrer em etapas.  Portanto, é importante conhece-las, pois, só assim que a clínica pode traçar estratégias para atrair, reter e fidelizar seus pacientes.   

Então conheça cada uma dessas fases de jornada:   

Conscientização do problema – Consiste na primeira fase da jornada, pois, antes de procurar qualquer serviço de saúde, o paciente se convence que existe um incomodo. Através da Conscientização do problema, o cliente busca informações sobre a situação que está passando, além disso, vai atrás da causa do problema e quais são os melhores tratamentos.  

Por isso, para acompanhar o paciente já nesta etapa, você precisa que a sua clínica esteja presente na internet. Afinal lembre-se que ele está em busca da solução do problema. Uma das formas que auxiliam na atração deste paciente é as estratégias de Marketing digital, principalmente o Inbound Marketing, que compreende que a forma de atrair um paciente começa pela criação de conteúdo.   

Portanto, publicar artigos no blog, informações nas redes sociais, entre outras ferramentas, são boas formas de alcançar pacientes nesta etapa.   

Contato Inicial – Ciente da necessidade de agendar uma consulta para resolver o seu problema, o paciente com certeza vai entrar em contato com uma clínica ou consultório.  E essa ligação pode ser para a sua unidade de saúde.   

Para isso, é essencial que mantenha as formas de contato acessíveis em todos os canais de comunicação. Outra maneira de acompanhar o paciente nessa fase da jornada é promover o melhor pré-atendimento possível.   

Análise e diagnóstico do Estado de Saúde

Esta fase consiste no atendimento ao paciente. Por isso, ética, gentileza e competência são fundamentais para deixar uma boa impressão do seu trabalho e da sua clínica.     

Se mostrar interessado, ouvir o problema e comunicar ao paciente as suas impressões são fundamentais para tranquilizar o paciente no momento da consulta. Pois, não adianta você ter um bom marketing, uma equipe e um bom ambiente se o atendimento não for satisfatório.   

Reforçando! Entenda a aflição que o paciente pode estar sentindo, portanto, mostre interesse, seja gentil e realize um ótimo atendimento.   

Saiba Mais: A importância do atendimento humanizado   

Hora de tratar o problema – Após a avaliação, o profissional de saúde deve recomendar um tratamento adequado que pode envolver, dieta, fisioterapia, medicação, entre outras ações, dependendo do diagnóstico.      

Por isso, o paciente precisa entender claramente o que será necessário fazer, pois, se ele sair confuso dificilmente vai voltar para continuar o tratamento na clínica.  Portanto, seja claro nas informações, faça que o paciente saia confiante do atendimento. 

Mudança do estilo de vida e cuidados continuados 

Em muitas ocasiões, o tratamento exige novos hábitos, por vezes, fora da rotina do paciente.  Por isso, nessa fase de alteração de estilo de vida, o profissional de saúde não deve abandonar o seu paciente, que precisa direcionar e acompanhar a evolução do tratamento.    

Pois, realize ações de cuidado contínuo e a prevenção de doenças. Isso pode ser feito através de e-mail, marketing, folhetos e WhatsApp.       

Como a tecnologia pode auxiliar na melhora da jornada do paciente 

Uma clínica moderna pode alcançar a excelência na jornada ao paciente.  Por isso, invista em um software de gestão digital que facilite a administração da sua clínica, proporcionando mais tempo para se dedicar ao atendimento. Além disso, busque um sistema que auxilie em cada passo na sua jornada com o paciente.  

 Quer saber mais sobre administração e gerenciamento de uma clínica ou consultório? Então acompanhe os posts, do blog Prontuário Verde.  

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