Dicas: Livros de medicina para você ler no feriadão

Dicas: Livros de medicina para você ler no feriadão
O feriadão está chegando e você terá o tempo livre para comer chocolate, relaxar e também colocar a leitura em dia.

O feriadão de Páscoa está chegando e você terá o tempo livre para comer chocolate, relaxar e também colocar a leitura em dia. 
 
Por isso, o blog Prontuário Verde apresenta algumas dicas de livros sobre Medicina para você curtir no feriado. Boa leitura! 

1) O Imperador de todos os males – Uma biografia do câncer (Siddhartha Mukherjee)

A obra do Cancerologista Siddhartha Murkhejee, retrata a “Biografia do Câncer”. Ou seja, mistura tecnologia, ciência e a rotina de um oncologista que lida diariamente com a situação difícil dos seus pacientes. 
 
Portanto, o autor narra a história real de forma profunda e humanizada. Com uma linguagem acessível para que os leitores compreendam as etapas que guiam o processo de pesquisas do câncer e as incertezas de estar com a doença. 
 
O livro ganhou o Prêmio Pulitzer em 2011, concedida a pessoas com trabalhos de excelência na área da literatura, jornalismo e música.  

2) Ser médico, Ser Humano (Décio Iandoli Jr.)

Esse livro é para o profissional de saúde que julga importante a realização de um atendimento humanizado para seus pacientes. Escrito pelo Dr. Décio Iandoli Jr., que compartilha nesta obra sua experiência após 15 anos de profissão, sendo 11 deles dedicados ao curso médico. 
 
O autor conta através de muitas histórias, a trajetória do seu aprendizado no que se refere a verdadeira vocação do profissional de saúde. Pois, resgata a parcela humana da profissão, expondo seus próprios sentimentos e suas dúvidas sobre como se comportar diante do paciente doente ou daquele que apresenta um diagnóstico sombrio. 

3) Por um fio (Dráuzio Varella)

Livro escrito pelo médico Dráuzio Varella que retrata sua experiência de 30 anos como Oncologista, pois, analisa a relação com a dor do câncer e como a doença pode afetar a vida dos pacientes e de seus familiares. 
 
A obra também apresenta histórias de curas consideradas impossíveis, mas também revela a realidade da profissão. Ainda conta fatos surpreendentes de mudança de vida, ou seja, um divisor de águas que confere o novo sentido ao destino. 

4) Mortais – Nós, a medicina e o que Realmente Importa no Final (Atul Gawande)

No livro o médico estadunidense Atul Gawande, conta suas experiências profissionais e a relação que as pessoas tem com o envelhecimento e a morte. A narrativa é construída através de pesquisas e histórias de pacientes e também da família do autor. 
 
Com uma linguagem honesta e, ao mesmo tempo, provocadora, Atul Gawande consegue fazer com que os leitores reflitam sobre o papel da medicina na aceitação da morte com sabedoria. 

 5) Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro (Márcio Maranhão)

O livro relata o depoimento do cirurgião torácico Márcio Maranhão. Ele expõe a realidade da saúde pública no Brasil, com o cenário no hospital público do Rio de Janeiro, Souza Aguiar. Pois, também, mostra uma realidade caracterizada pela ausência de leitos, superlotações de emergências, carência de profissionais de saúde, falta de insumos hospitalares e medicamentos. 
 
Além disso, neste livro, o cirurgião revê sua formação profissional, procurando salvar pessoas e a si mesmo. As histórias contadas na obra inspiraram o longa-metragem e a série, dirigidos por Andrucha Waddington e exibida na TV Globo. 

Leia também: DICAS: Seriados médicos para você assistir sem sair de casa

6) Médicos e Homens de Alma (Taylor Caldwell)

Umas das obras mais citadas e lidas pelos profissionais mais experientes. Escrita pela autora Taylor Caldwell que estudou por muito tempo a obra do Evangelista São Lucas, protetor dos médicos. 
 
Entretanto, esse estudo se transformou em uma narrativa emocionante e ricos em detalhes para quem aprecia a história da medicina. Além disso, descreve as façanhas e também fraquezas e erros, destacando que os profissionais de saúde são pessoas como qualquer outra. Ou seja, possuem sentimentos e também podem adoecer. 

7) O Século dos cirurgiões (Jurgen Thorwald)

O livro de Jurgen Thorwald aborda as raízes históricas da Medicina Moderna, pois, apresenta experiências vivenciadas por seu avô, o médico Henrique Estevão. 
 
Desta maneira a obra também descreve o processo de surgimento da anestesia, a partir de relatos pelos pioneiros da área de medicina. Um livro indicado não somente para os especialistas, mas também para iniciantes, que tomam conhecimento das principais questões da cirurgia. 

8) Todo paciente tem uma história para contar (Dra. Lisa Saders)

A obra escrita pela jornalista e professora, dra. Lisa Sanders, retrata os dilemas da medicina diagnosticada na era da tecnologia, além disso, permite ao leitor testemunhar o processo de soluções de diversos desafios e casos misteriosos. 
 
Dra. Lisa Sanders, também é autora da coluna Diagnosis no The New York Times, que serviu de inspiração para a famosa série de TV House M.D. 
 
O livro foi considerado um dos 10 melhores livros de ciência de 2009.

 9) O futuro da Humanidade (Augusto Cury)

O romance do psiquiatra Augusto Cury narra a trajetória do jovem Marco Polo, um estudante de Medicina que no início do curso, fica indignado com a total indiferença e a falta de sensibilidade dos professores ao tratarem sobre a dissecação de cadáveres. 
 
O livro provoca o leitor a refletir sobre a sociedade e os caminhos que a vida das pessoas pode tomar. Entretanto, Marco Polo prova que pacientes que sofrem transtornos mentais precisam de mais dedicação e menos remédio, fazendo assim, que exista uma mudança de pensamento das pessoas que o cercam. 

10) Das Tripas Coração (Roy Poter)

Escrito pelo historiador britânico de Medicina, Roy Poter, a obra apresenta relatos históricos sobre as práticas médicas desde os primórdios até os dias atuais. 
 
Os capítulos do livro são divididos em subtópicos, como a doença, os médicos, o corpo, os tratamentos, a cirurgia e o hospital. Além disso, retrata as transformações da Medicina diante das doenças que atingem a sociedade.  
 
Gostou das dicas? Então conte para nós, quais são os seus favoritos e claro não deixe de ler o blog Prontuário Verde. 
 
Bom feriado! 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *