Anamnese digital: Por que digitalizar essas informações é a melhor escolha?

A anamnese online permite ao profissional de saúde coletar e registrar informações sobre a saúde do paciente.
A anamnese online permite ao profissional de saúde coletar e registrar informações sobre a saúde do paciente.

A anamnese consiste no histórico dos sintomas relacionados sobre determinado caso clínico do paciente. Ou seja, este documento armazena todas as informações que vai desde o nome completo, histórico médico e até as queixas reveladas no momento da consulta.      

Desta forma, essa prática deve ser válida em conhecimentos com relação a técnicas de entrevista, abordagem do paciente, avaliar a linguagem, entre outras competências.   

Por isso, é importante documentar e armazenar as informações colhidas. Para isso o profissional de saúde deve contar com a ajuda da tecnologia, utilizando a anamnese online.  

A importância de registrar as informações da Anamnese   

Podemos definir que a anamnese consiste na primeira parte de um processo que permite ao profissional de saúde coletar e registrar informações sobre a saúde do paciente. Desta maneira, com esses dados registrados é possível identificar os sintomas e compreender com precisão, o histórico do paciente. Assim como, apontar o diagnóstico, realizar um planejamento correto e efetuar uma assistência adequada.   

O profissional de saúde pode fazer dois tipos de anamnese. A livre e a dirigida.  

Anamnese livre é a ficha que não conta com informação ou direcionamento. Pois, a partir desta, o profissional realiza uma conversa com o paciente com o objetivo de coletar informações, mas sem um questionário como base.   

Já a Anamnese dirigida funciona como um roteiro. É o tipo mais utilizado pelos profissionais de saúde por contar com perguntas formuladas, reduzindo a hipótese de  alguma informação passe despercebida.    

Pois, não se realiza uma anamnese somente de respostas do paciente. Ou seja, existe um diálogo com o profissional de saúde que usa modelos prontos apenas como referência. Portanto, vale ressaltar que a relação com o paciente deve ser traçada na confiança e transparência, sempre priorizando uma boa comunicação e um tratamento humanizado.     

Saiba Mais: A importância do atendimento humanizado 

Importante destacar que todos os dados de saúde incluídos nos relatos de anamnese são confidenciais. Por isso, são tratados apenas pelos profissionais de saúde.   

Os benefícios de utilizar a Anamnese DIGITAL

Ao preencher os dados na ficha de anamnese digital, o usuário terá a facilidade de atualizar o material, consultar o histórico de registros e configurar as perguntas conforme a linha de trabalho do profissional de saúde. Além disso, conta com alerta no prontuário caso alguma informação seja essencial para atender o paciente, como por exemplo, alergias a medicamentos. 

Também ajuda o profissional de saúde a realizar um bom planejamento de todas as ações de acompanhamento e avaliação da evolução do paciente. Pois, no momento de implementar essas etapas, estabelece a situação exata do seu cliente.     

Desta maneira, ao utilizar corretamente essa ferramenta, o que antes significava em custos e burocracia, agora a despesa será baixa e os resultados serão satisfatórios. 

Portanto, a tecnologia pode ser a melhor escolha no momento de preencher a anamnese, logo, não é necessário ocupar espaço físico, também não existe preocupação de  perder os dados armazenados, sendo útil no dia a dia da clínica ou consultório. 

Como escolher o melhor software de gestão

Para quem deseja reduzir o papel na clínica ou consultório, o software de gestão é uma ótima ferramenta.  

O profissional de saúde pode investir em um software que agilize o trabalho da equipe, que armazene todas as informações do consultório ou da clínica, além da digitalização de documentos, como, por exemplo, exames, raio-x, tomografias, entre outras documentações. 

Além disso, escolha um sistema que otimize as rotinas internas e trânsitos administrativos com clareza com relação à produtividade dos profissionais que trabalham na clínica. Assim, ao adotar um sistema digital completo, o gerenciamento de documentos não será mais problema para a sua clínica.      

Pois, com o uso do software de gestão, o profissional de saúde ganha tempo, dedicando exclusivamente ao relato do paciente. Além do mais, as informações ficam restritas e agrupadas em nuvem sem a realização de backup, e resguardadas sob sigilo conforme a Lei de Proteção de Dados (LGPD). 

Saiba Mais: LGPD: Saiba como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados  

conclusão

Portanto, o uso de um software de gestão digital é fundamental para otimizar a produtividade e registrar as informações da anamnese de forma organizada sem perder a segurança. Também é uma das melhores formas de trabalhar com o gerenciamento de paciente, compartilhar dados e administrar os processos internos da clínica.    

Saiba mais sobre administração e gestão de clinicas e consultórios, acessando o blog Prontuário Verde.