Anamnese odontológica: Por que digitalizar essas informações pode ser a melhor escolha

A anamnese permite ao profissional de saúde coletar e registrar informações sobre a saúde do paciente.
A anamnese permite ao profissional de saúde coletar e registrar informações sobre a saúde do paciente.

O que é anamnese odontológica?

Afinal o que é anamnese odontológica? A anamnese odontológica consiste no histórico dos sintomas relacionados sobre determinado caso clínico do paciente. Ou seja, esta ficha de anamnese odontológica armazena todas as informações que vai desde o nome completo, histórico médico e até as queixas reveladas no momento da consulta.      

Desta forma, essa prática deve ser válida em conhecimentos com relação a técnicas de entrevista, abordagem do paciente, avaliar a linguagem, entre outras competências.   

Por isso, é importante documentar e armazenar as informações colhidas e ter a anamnese odontológica preenchida. Para isso, o cirurgião-dentista pode contar com a ajuda da tecnologia, utilizando a anamnese online.  

A importância de registrar as informações da FICHA DE Anamnese  odontológica 

Podemos definir que a anamnese odontológica consiste na primeira parte de um processo que permite ao cirurgião-dentista coletar e registrar informações sobre a saúde do paciente. Desta forma, com esses dados registrados é possível identificar os sintomas e compreender com precisão, o histórico do paciente. Assim como, apontar o diagnóstico, realizar um planejamento correto e efetuar uma assistência adequada.   

O cirurgião-dentista pode fazer dois tipos de ficha de anamnese odontológica: A livre e a dirigida.  

Anamnese livre é a ficha de anamnese que não conta com informação ou direcionamento. Pois, a partir desta, o profissional realiza uma conversa com o paciente com o objetivo de coletar informações, mas sem um questionário como base ou uma ficha de anamnese odontológica completa como referência.   

Já a Anamnese dirigida funciona como um roteiro. É o tipo mais utilizado pelos profissionais de saúde por contar com perguntas formuladas, reduzindo a hipótese de  alguma informação passe despercebida durante a anamnese clínica.    

Pois, não se realiza uma anamnese completa somente de respostas do paciente. Ou seja, existe um diálogo com o cirurgião-dentista que usa exemplos de anamnese e modelos prontos apenas como referência. Portanto, vale ressaltar que a relação com o paciente deve ser traçada na confiança e transparência, sempre priorizando uma boa comunicação e um tratamento humanizado.     

Saiba Mais: A importância do atendimento humanizado 

Importante destacar que todos os dados de saúde incluídos nos relatos de anamnese são confidenciais. Por isso, são tratados apenas pelos profissionais de saúde.   

ANAMNESE ONLINE: Os benefícios de utilizar a Anamnese NA odontolOGIA

Ao preencher os dados na ficha de anamnese digital, o usuário terá a facilidade de atualizar o material, consultar o histórico de registros e configurar as perguntas conforme a linha de trabalho do profissional de saúde. Além disso, conta com alerta no prontuário caso alguma informação seja essencial para atender o paciente, como por exemplo, alergias a medicamentos. 

Também ajuda o profissional de saúde a realizar um bom planejamento de todas as ações de acompanhamento e avaliação da evolução do paciente. Pois, no momento de implementar essas etapas, estabelece a situação exata do seu cliente.     

Desta maneira, ao utilizar corretamente essa ferramenta, o que antes significava em custos e burocracia, agora a despesa será baixa e os resultados serão satisfatórios. O dentista, tendo uma anamnese odontológica completa e online poderá configurar as perguntas da anamnese odontológica personalizando sua própria ficha ficha de anamnese odontológica completa.

Portanto, a tecnologia pode ser a melhor escolha no momento de preencher a anamnese, logo, não é necessário ocupar espaço físico, também não existe preocupação de  perder os dados armazenados, sendo útil no dia a dia da clínica ou consultório. 

Caso não possua um software odontológico, por vezes é possível encontrar na internet modelos pesquisando por “anamnese odontologia pdf” modelos que possam auxiliar na elaboração do seu próprio questionário digital.

Como escolher o melhor software de gestão

Para quem deseja reduzir o papel na clínica ou consultório, o software de gestão é uma ótima ferramenta.  

O cirurgião-dentista pode investir em um software que agilize o trabalho da equipe, que armazene todas as informações do consultório ou da clínica, além da digitalização de documentos, como, por exemplo, exames, raio-x, tomografias, entre outras documentações.

Alguns softwares como o Prontuário Verde possuem ficha de anamnese odontológica pré-prontas, assim como exemplos de anamnese para uso imediato. Utilizar um exemplo de anamnese em um software odontológico facilitará o seu dia a dia e permitirá após entendimento destas fichas de anamnese elaborar a sua própria.

Saiba Mais: Porque você realmente precisa do Prontuário Odontológico Digital

saiba porque você precisa adotar o prontuário odontológico digital.

Além disso, escolha um sistema que otimize as rotinas internas e trânsitos administrativos com clareza com relação à produtividade dos profissionais que trabalham na clínica. Assim, ao adotar um sistema digital completo, o gerenciamento de documentos não será mais problema para a sua clínica.      

Pois, com o uso do software de gestão, você ganha tempo, dedicando exclusivamente ao relato do paciente. Além do mais, as informações ficam restritas e agrupadas em nuvem sem a realização de backup, e resguardadas sob sigilo conforme a Lei de Proteção de Dados (LGPD). 

Saiba Mais: LGPD: Saiba como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados  

conclusão

Portanto, o uso de um software de gestão digital é fundamental para otimizar a produtividade e registrar as informações da anamnese odontológica de forma organizada sem perder a segurança. Também é uma das melhores formas de trabalhar com o gerenciamento de paciente, compartilhar dados e administrar os processos internos da clínica.    

Saiba mais sobre administração e gestão de clinicas e consultórios, acessando o blog Prontuário Verde.    

Compartilhe:

1 comentário em “Anamnese odontológica: Por que digitalizar essas informações pode ser a melhor escolha”

  1. Pingback: 10 REQUISITOS DE UM PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO DIGITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *