antes de usar o whatsapp na sua clínica oDONTOLÓGICA você precisa ler esse texto

ANTES DE USAR O WHATSAPP NA SUA CLÍNICA
Uma das ferramentas que funciona como troca de mensagens e possível de usar na sua clínica ou consultório e auxiliar no atendimento ao paciente é o WhatsApp.

Com a correria do dia a dia, os cirurgiões-dentistas precisam de soluções que facilitam o seu trabalho. Hoje em dia, com o avanço da internet, adicionado à propagação dos aparelhos como smartphones, os mais variados tipos de informação estão na palma da mão. Pois, uma boa opção que funciona como troca de mensagens e possível de usar na sua clínica ou consultório e auxiliar no atendimento ao paciente é o WhatsApp.   

Segundo os dados do relatório das companhias Mobile Time e Opinion Box, 98% dos celulares brasileiros possuem WhatsApp e 86% usam diariamente. Portanto, por considerar esses números, listamos algumas ações que podem ajudar a otimizar o aplicativo no dia a dia da sua clínica. 

Sim. Pode ser um ótimo aliado para o sucesso da sua clínica ou consultório odontológico. Por isso, aproveite, leia o texto e saiba porque o Whatsapp vai ajudar no seu trabalho.

Quais são os benefícios ? 

O atendimento via WhatsApp pode oferecer mais agilidade para os cirurgiões-dentistas e profissionais da clínica e também aos pacientes. Pois, com a ferramenta é possível ter uma conexão rápida, com baixo custo e de forma eficaz, assim, potencializa a relação com o seu público.     

Além disso, é uma maneira de diferenciar o seu empreendimento no mercado, assim, otimiza a captação e fidelização de clientes.  Portanto, pode garantir que a sua clínica faça uma gestão efetiva, assim, melhora as ações diárias de todos os profissionais do consultório.   

As melhores formas de utilização do WhatsApp

Muitos cirurgiões-dentistas atendem o número expressivo de pacientes. Pois, muitas vezes é preciso uma atenção e um acompanhamento além da rotina do trabalho. É nesse sentido que o WhatsApp pode ser uma ferramenta muito útil.  

Pois, usa-se o aplicativo para manutenção do contato com os pacientes, através de feedbacks regulares com uma avaliação menos complexa, caso seja impossibilitado a consulta presencial.  Dessa forma é possível reduzir o tempo e também o desgaste do próprio paciente, logo, você consegue realizar um contato rápido e simples.   

Faça agendamentos, confirme horários e mande lembretes 

Com as mudanças de hábitos, as pessoas buscam, cada vez mais agilidade na realização de tarefas. Por isso, ao implantar o WhatsApp, é possível organizar as agendas dos profissionais da clínica ou consultório odontológico.    

Pois, através da agenda de consultas pelo aplicativo, a secretária entra em contato direto com os pacientes, sem necessitar do uso de telefone convencional. Visto que, os nomes, números de telefones e horários de consultas estarão armazenados no mesmo local, assim, agiliza o processo de agendamento e auxilia na redução de faltas. 

Saiba Mais: Saiba como enfrentar problemas com ociosidade em sua agenda 

Também é possível enviar lembretes de consultas para os pacientes. Essas mensagens são genéricas ou personalizadas. Para o lembrete genérico você pode, por exemplo, usar a seguinte mensagem: “Bom dia. Estamos enviando essa mensagem para lembrar da sua consulta agendada para amanhã. Você confirma a sua presença?”  

Caso prefira enviar um lembrete personalizado, escreva informações específicas, assim, pode digitar a mensagem para cada paciente.   

Além disso, use a ferramenta para avisar o paciente sobre alteração de horário, mudança de endereço, ou qualquer outra situação da clínica.   

O WhatsApp Empresarial também é uma boa opção 

Também conhecido como WhatsApp Business, a ferramenta apresenta recursos específicos para as rotinas comerciais. Além disso, permite a criação de um perfil que contém dados ricos sobre a clínica, como, por exemplo, e-mail para contato e horário de funcionamento. 

Com esta funcionalidade programa-se mensagens automáticas para responder a perguntas enviadas à clínica. Pois, além dessas, o Whats Empresarial permite a programação de mensagens automáticas de ausência e saudação.   

Ou seja, em caso de ausência, a mensagem informa ao paciente o motivo e avisa quando estará disponível. No caso de saudação, envia-se uma mensagem de boas-vindas e também direciona o paciente para os primeiros passos de atendimento. Ainda acompanha análises e estatísticas das mensagens com métricas como a taxa de recebimento, de abertura, resposta e de conversão. 

O WHATSAPP integrado ao software de gestão da sua clínica 

Verificamos durante a leitura que o WhatsApp possui muitos recursos que auxilia no trabalho diário da sua clínica ou consultório, mas é possível ter essa ferramenta integrada a um software de gestão. 

Com a centralização dessas ações é viável confirmar as consultas de forma automática. Além de programar o disparo de mensagens, pois, lembra o paciente do horário e data da consulta.  

Com isso, o paciente pode garantir a presença, e o software altera o status da consulta online na agenda eletrônica passando de agendado para confirmado.   

Além disso, quando o paciente responde que não comparecerá à consulta, o aviso irá para uma caixa de mensagens direto para a recepção. Assim, será possível remarcar a consulta.    

Para finalizar, é importante destacar que de acordo com o código de ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO), é proibido dar consultas, diagnósticos ou prescrição. Também não é possível realizar o atendimento a distância por intermédio de aplicativo e trocar informações sigilosas. 

Confira os posts sobre gestão e administração de clínicas ou consultórios odontológicos no blog Prontuário Verde.       

Compartilhe:

3 comentários em “antes de usar o whatsapp na sua clínica oDONTOLÓGICA você precisa ler esse texto”

  1. Pingback: Marketing Odontológico Digital: para o crescimento da sua clínica

  2. Pingback: CIRURGIÃO-DENTISTA: O IMPACTO DO AGENDAMENTO ONLINE

  3. Pingback: A pesquisa de satisfação ajuda a clínica odontológica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *