Glosas médicas: 3 tipos que você precisa conhecer

Vamos conhecer os tipos de glosas e como é possível evitar esse incômodo financeiro.
Vamos conhecer os tipos de glosas e como é possível evitar esse incômodo financeiro da sua clínica.

As falhas na comunicação entre clínicas e operadoras podem gerar situações inoportunas para os dois lados. O que gera as glosas de planos de saúde. 

Pois, essa situação dificulta o faturamento da clínica que acaba não recebendo pelo serviço realizado. Ou seja, acaba gerando perda de tempo e pagamentos indevidos. 

Para que isso não ocorra com a sua clínica ou consultório, vamos conhecer os tipos de glosas e como é possível evitar esse incômodo financeiro.

O que são glosas

As glosas médicas acontecem quando o plano de saúde não realiza o pagamento por qualquer procedimento realizado nas clínicas.

Neste caso, estão incluídos os atendimentos, procedimentos,internações, exames, medicamentos e qualquer outro serviço utilizado pelo paciente.

 Pois, o principal motivo das glosas acontecem devido a erros na hora do preenchimento manual. Assim, os convênios avaliam a situação, informam o erro e devolvem para recurso de item ou guia.

Os três tipos de glosas

Existem diferentes tipos de glosas, que podem ser causadas por falhas administrativas, erros de procedimento, desatualização dos dados, entre outras causas. Pois podemos classificar as glosas em administrativas, técnicas e linear. 

Administrativas

As glosas administrativas ocorre quando a operadora oferece guias de autorização que são preenchidas com as informações do paciente. 

Pois, essas guias são completas através dos prestadores com dados incorretos, ou seja, não se conectam com os dados obtidos pela operadora.

Além disso, são feitos registros quando existem erros de digitação e cálculos incorretos. Mas,costumam ser resolvidos com a correção dos dados e reenvio ao convênio.

Tépcnicas

Esse tipo de glosa acontece quando contesta-se algum procedimento e se faz necessária a avaliação de um Auditor Técnico.

 Pois, isso acontece quando há improcedência dos dados e formas aplicadas no atendimento do paciente, desde o momento de internação aos medicamentos usados. 

As Glosas técnicas acontecem raramente e pode depender da avaliação de gestores ou auditores médicos.

Glosas Linear

As glosas lineares são recorrentes nos planos de saúde e interferem diretamente na clínica ou consultório.

Pois, caracteriza-se pela falta de justificativa da operadora para algum procedimento ou utilização de material.

Por essa razão, é necessário ter conhecimento dos sistemas de faturamentos, custos e processos de pagamentos.

Como evitar as glosas

Como podemos perceber, as glosas acontecem por falhas nas cobranças dos serviços realizados nas clínicas.

Por isso, é importante estar atento a algumas questões que ajudam a evitá-las da rotina da unidade de saúde. 

Entre esses estão os cuidados com as autorizações dos procedimentos realizados. Pois as operadoras de planos de saúde possuem suas próprias maneiras de fazer essas autorizações, assim como os pagamentos aos prestadores de serviços. 

Por isso, é importante ter conhecimento e aplicar essas normas na sua clínica. Dessa maneira é possível impedir que os equívocos com convênios aconteçam.

Também é importante que tenha um profissional responsável por avaliar se a unidade de saúde está seguindo as normas de formalidades exigidas pelos planos de saúde. Pois, essa pode ser uma das métricas que a sua clínica pode usar para otimizar ainda mais o trabalho feito no consultório.

Assim como é necessário estar atento às atualizações das regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e seguir a Lei 13.003/14, que regulamenta a existência de contratos entre prestadores e operadoras de planos de saúde. 

Invista em um Prontuário Médico

O Prontuário Verde é um grande aliado quando se trata de glosa. Pois, atualmente os problemas acontecem por causa de uma descrição incorreta dos procedimentos, grafias ilegíveis e também o preenchimento de maneira manual que requer tempo e se torna um pouco trabalhoso.

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O Prontuário Verde reconhece esses erros automaticamente quando configurado para isso. Além disso, possibilita que qualquer um dos funcionários autorizados acesse os dados e o histórico dos pacientes.  

Assim permite o registro de cada guia de convênio para que o gestor da clínica tenha total controle do que está sendo faturado junto aos planos de saúde.

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Também faz o acompanhamento do faturamento do consultório diariamente e lembra sobre necessidades de termos de consentimentos, radiografias iniciais e fotografias. E tudo isso na palma da sua mão.

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