Alinhadores Invisíveis: saiba como funciona esse tipo de tratamento

Saiba como funciona o tratamento com Alinhadores Invisíveis
O alinhador invisível é um tipo de tratamento ortodôntico que utiliza bráquetes de plástico ou cerâmica transparentes para alinhar os dentes.

Os aparelhos são um dos tratamentos ortodônticos mais comuns para um sorriso torto ou dentes desalinhados, mas não são as únicas opções. Pois, uma das alternativas aos aparelhos tradicionais, são os alinhadores invisíveis.

Os alinhadores invisíveis são feitos de plástico transparente ou cerâmica que são projetados para serem menos perceptíveis do que suas contrapartes de metal. Pois, essas opções de tratamento funcionam com o movimento gradual dos dentes para a posição desejada ao longo do tempo.

Por isso, ao longo do texto, vamos saber mais sobre como um alinhador invisível funciona e os benefícios que essa opção de tratamento oferece.

O que é um Alinhador Invisível?

O alinhador invisível é um tipo de tratamento ortodôntico que utiliza bráquetes de plástico ou cerâmica transparentes para alinhar os dentes. Ou seja, funcionam através de uma leve pressão para mover os dentes para a posição correta durante o tratamento que pode durar de seis meses a dois anos dependendo da complexidade de cada caso. 

Esses alinhadores são feitos de plástico leve e transparente que é praticamente indetectável quando usados. São também uma alternativa aos alinhadores de metal e  servem para tratar uma ampla gama de condições orais ou dentárias e melhorar a saúde bucal.

Todos esses tipos de alinhadores funcionam da mesma forma. Isto é,  são feitos sob medida para cada pessoa e devem usar ​​por pelo menos 22 horas todos os dias. Além disso, podem remover para comer, beber, escovar os dentes e usar fio dental. Eles precisam ser limpos regularmente e devem guardar quando não estiverem sendo usados.

Quando optar pelo alinhador ortodôntico invisível

É possível usar os alinhadores invisíveis em casos menores e complexos. Pois, estudos documentam o sucesso desses aparelhos em vários tipos de tratamento, mas alertam que, embora utilize os alinhadores dentários ​​em casos de apinhamento leve a moderado, deve-se ter cuidado em casos mais complexos.

Também serve para tratar de Diastema, espaços pequenos ou grandes entre os dentes e para mordidas inferiores, onde os dentes anteriores inferiores sobrepõem-se aos superiores.

Sobremordidas, quando os dentes anteriores superiores estão sobrepostos aos dentes anteriores inferior, Mordida aberta, quando os dentes superiores e inferiores se inclinam para fora e não se tocam ao morder e Má oclusão com dentes decíduos, caso que acontece com crianças de 6 e 10 anos.

Saiba mais: O que é Odontologia Estética? Conheça os tipos de procedimentos

Como os alinhadores invisíveis podem ajustar os dentes desalinhados?

Como já destacamos, os alinhadores invisíveis deslocam de forma gradual os dentes para uma posição mais reta, exercendo uma certa pressão. Pois, como o tratamento é sucessivo, o processo do alinhador costuma ser mais suave e confortável do que outros métodos. 

Esse alinhador dental  é ajustado de forma periódica com base na colocação de seus dentes usando alinhadores anteriores. Pois, para que esses alinhadores invisíveis sejam personalizados para o paciente é importante seguir uma série de procedimentos. Entre eles estão o Escaneamento 3D, onde é feito um modelo computadorizado que ajuda no planejamento desses aparelhos ortodônticos. 

Após esse escaneamento, o cirurgião-dentista define se os alinhadores combinam com o paciente e por último envia esses modelos em 3D ao laboratório para fabricação desse alinhador invisível.     

Com isso, o tratamento completo com alinhadores pode levar de 6 a 18 meses. No entanto, cada paciente pode exigir um planejamento mais complexo com base em seus problemas específicos. 

Porque é importante adotar os alinhadores invisíveis na clínica odontológica

08 curiosidades sobre alinhadores invisíveis que é importante saber

Adotar o alinhador invisível na clínica odontológica é uma forma de fidelizar e ganhar os pacientes e também destacar o seu negócio num mercado que está cada vez mais competitivo.

Além disso, permitem que os atendimentos sejam feitos rapidamente e com espaço de tempo maior entre as consultas. Dessa maneira, o cirurgião-dentista pode acompanhar o tratamento à distância, assim reduz a quantidade de visitas do paciente até o consultório.    

É importante destacar que o próprio paciente pode trocar o alinhador invisível quando for preciso. Com isso, as manutenções ocorrem a cada 3 meses, algo que garante praticidade para o cirurgião-dentista e paciente. Para finalizar,os alinhadores invisíveis são importantes para a sua clínica odontológica, agregar valor nos serviços do consultório, pois esse tipo de tratamento atrai ainda mais clientes.

Saiba mais: ficha de Anamnese Odontológica: entenda como fazer de forma bem fácil!

1) Os alinhadores invisíveis garantem o mesmo resultado que o tratamento normal?

O tratamento com alinhador invisível oferece excelentes resultados. Pois, atualmente, é a opção escolhida por mais profissionais e pacientes. O resultado final é o mesmo, desde que siga as instruções do profissional e os alinhadores usados ​​pelo tempo diário indicado.

2) Pode aplicar em todos os casos que requerem ortodontia?

Regra geral, sim, este tratamento pode ser feito para qualquer problema de mau posicionamento dentário, como apinhamento, separação excessiva, sobremordida, mordida cruzada. Ou seja, serve tanto para pequenas correções como para casos mais complexos.

3) O alinhamento invisível é dolorido?

O objetivo dos alinhamentos invisíveis é devolver os dentes à sua posição natural, por isso é normal sentir um leve desconforto ou uma sensação de pressão nos primeiros dias de cada fase do tratamento, uma dor que desaparece imediatamente. 

4) Os resultados do alinhador invisível são duradouros?

Os resultados do tratamento ortodôntico podem ser definitivos, embora seja o ortodontista quem definirá quais as ações que deve-se tomar para que o tratamento seja completo.

5) É possível falar normalmente ao usar o alinhador invisível?

Em geral, os alinhadores não afetam a maneira como se fala. Pois, existe um período inicial de adaptação, durante o qual é possível sentir uma sensação de estranheza pelo fato de ter  um objeto estranho na boca. Porém, essa sensação desaparece em poucos dias, conforme o paciente se adapta ao alinhador. 

6) O alinhador invisível pode ser usado em crianças?

Sim, é comum corrigir problemas de mau posicionamento na infância, seja com aparelhos ou ortodontia invisível. Lembre-se que neste último caso os alinhadores são removíveis, por isso deve-se garantir que a criança utilize pelo número mínimo de horas por dia indicado. De qualquer forma, deve ser o profissional quem indica o tratamento mais adequado para cada paciente.

7) O alinhador dental precisa de cuidados especiais?

Os dois principais cuidados que deve-se ter com o alinhador dental invisível são. Usar os alinhadores pelo número mínimo de horas por dia, conforme orientação do cirurgião-dentista e, realizar uma correta higiene oral após cada refeição e antes de substituir os alinhadores. O profissional que realizar o tratamento informa se algum outro cuidado especial é necessário.

8) Posso usar o alinhador invisível se tiver uma doença periodontal?

Posso usar o alinhador invisível se tiver uma doença periodontal?

Antes de realizar qualquer tratamento ortodôntico é aconselhável ter a doença sob controle. Será o cirurgião-dentista que decidirá qual o tratamento prévio a realizar em caso de doença periodontal, se é aconselhável usar aparelho ortodôntico e que cuidados extra deve-se ter.

Saiba mais: você sabia que o Prontuário Verde é sua solução completa para todas as suas necessidades de gerenciamento de consultório?

Tenha o software odontológico mais completo para a sua clínica. Faça um teste grátis de 07 dias, solicite uma demonstração de 30 minutos e tenha a gestão na palma da sua mão. Siga-nos no Instagram e também no Facebook

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *