O que é preciso para administrar um consultório odontológico?

O que é preciso para administrar um consultório odontológico
Você, cirurgião-dentista já se perguntou o que é preciso para administrar uma clínica odontológica?

Você, cirurgião-dentista já se perguntou o que é preciso para administrar uma clínica odontológica? Ou você está considerando uma carreira em odontologia e gostaria de saber o que você deve esperar ao começar? 

Pois é um eufemismo dizer que há um pouco de tempo, dinheiro e trabalho duro para manter um consultório odontológico em funcionamento. De manutenção de máquinas a salários de colegas de trabalho e tudo mais, pode ser chocante saber quanto custa abrir e administrar uma clínica odontológica. 

Por isso, vamos mostrar algumas questões importantes na administração do seu negócio odontológico. 

Salário dos funcionários do consultório odontológico

Para que um consultório odontológico funcione sem problemas, é necessário ter  funcionários que possam ajudar a fazer o negócio andar. Obviamente, o custo dos salários depende de quantos funcionários trabalham no consultório, portanto, não existe um orçamento fixo. É fácil dizer que os salários dos funcionários são uma das maiores despesas dos consultórios odontológicos, custando em média 25% da receita anual total do consultório.

Saiba mais: Pare de perder tempo com documento de papel na sua clínica odontológica

Custo ao escolher um local para a clínica odontológica

Embora o preço real dos imóveis varia dependendo de onde está a clínica odontológica e do tamanho. Pois, este espaço precisará de equipamentos de grande porte e terá espaços dedicados a coisas muito específicas, como exames de pacientes, banheiros, armários de zeladoria, áreas de raio-x, sala de funcionários, área de recepção, armazenamento de arquivos, consultórios pessoais do dentista e um laboratório no consultório. 

Além disso, deve-se considerar os custos de construção e acabamentos internos. Nesse caso, inclui-se coisas como construção áspera, encanamento adequado, elétrica, armários e outras opções de armazenamento,refrigeração e ventilação de ar e quaisquer acabamentos de decoração de interiores. 

Importante ter equipamentos e móveis sempre em bom estado

Para uma clínica ser bem gerenciada, as condições dos equipamentos e até mesmo dos móveis precisam ser averiguadas frequentemente. Afinal, todos os itens são importantes e se não estiverem em bom estado podem atrapalhar as atividades e atendimentos diários.

Pois além dessa manutenção regular, deve-se levar em conta a modernização desses equipamentos, já que uma clínica atualizada costuma atrair cada vez mais pacientes. 

Saiba mais: 03 fatores que fazem um software odontológico digital ser fundamental na clínica ou consultório

Tenha os cadastros e documentação sempre em dia 

Ter os cadastros e a documentação em dia é um dos pontos mais importantes para o sucesso de gestão de uma clínica odontológica. Visto que, sem isso, a administração com foco em qualidade de atendimento fica comprometida. Pois,já imaginou atender um paciente sem o histórico de consultas devido a falta de organização?

E olha que isso não atrapalha apenas a qualidade do atendimento. Do ponto de vista financeiro, ter os cadastros e a documentação organizada também é importante. Por isso, é fundamental sempre atualizar essas informações. 

Tenha a tecnologia como aliada no sucesso da sua clínica odontológica  

A tecnologia pode gerar muitas facilidades e benefícios para a clínica e menos riscos aos pacientes. Entre essas vantagens, podemos destacar a redução de custos e a agilidade na realização dos exames, uma vez que a digitalização exige menos repetições e oferece uma maior definição, nitidez e contraste.

Saiba mais: Software Odontológico Digital: Você já conhece o Prontuário Verde?

Além disso,com um sistema eficaz é possível, em apenas um clique, saber a situação financeira de cada um dos seus pacientes. Portanto, se você abriu a sua clínica ou consultório e ainda está inseguro em relação ao sucesso do negócio, não fique em pânico. Com trabalho e um software digital odontológico de qualidade, é possível empreender e ser bem sucedido. 

Faça o teste grátis por 7 dias, use e abuse das funcionalidades do Prontuário Verde e faça  a sua clínica ter uma gestão totalmente digital e otimizada. Continue acompanhando as nossas dicas sobre gerenciamento de clínicas e consultórios e siga-nos no Instagram e também no Facebook

Compartilhe: