Saiba como administrar o estoque da sua clínica odontológica

Saiba como administrar o estoque da sua clínica odontológica
Contabilizar o número correto de suprimentos do estoque pode ajudar a impulsionar o seu negócio e reduzir gastos desnecessários.

Quando se pensa em controle de estoque na área da saúde, pode-se definir como o rastreamento efetivo da movimentação de itens dentro e fora da clínica. Pois, sabemos que há uma quantidade de materiais importantes para o funcionamento do consultório odontológico. 

Por isso, ter uma forma de contabilizar o número correto de suprimentos do estoque pode ajudar a impulsionar o seu negócio e reduzir gastos desnecessários. Diante disso, é importante considerar algumas questões que ajudam o cirurgião-dentista, o administrador da clínica ou consultório a conseguir ótimos resultados.

Acompanhe e gerencie seus suprimentos odontológicos

A primeira etapa de um plano de gerenciamento de estoque é desenvolver um sistema para acompanhar seus suprimentos. Pois, essa forma de organização depende do seu espaço e do fluxo de trabalho.Por esse motivo o sistema da sua clínica deve possibilitar que seja verificado os níveis de estoque com rapidez e precisão.    

Aqui estão alguns passos sobre como gerenciar melhor o inventário odontológico.

Crie uma planilha de estoque

Uma lista de estoque permite que você consulte rapidamente quaisquer materiais que seja preciso encomendar. Mesmo que você tenha um vasto conhecimento de tudo que se compra e utiliza. Dessa forma a sua equipe precisará de orientação mais específica para fazer pedidos.  

Por isso, uma planilha ajuda a incluir informações sobre preços, intervalos de validade, requisitos especiais para armazenamentos, entre outras observações que podem ser importantes.  

Para criar essa planilha é essencial começar a anotar todos os ítens que são usados na clínica, desde medicamentos, materiais odontológicos, até utensílios que são utilizados diariamente. Também procure observar a localização de cada ítem  para que todos os funcionários possam encontrar de forma rápida. 

Calcule  a quantidade de cada produto que é preciso usar por mês. Pois, ao fazer pedidos, será feito referência a esses números para ajudar no momento de decidir quanto e quando deve-se pedir.         

Faça verificações de inventário de rotina

Muitos cirurgiões-dentistas acabam não fazendo o levantamento de estoque, devido à rotina atribulada. Entretanto, esse é um trabalho fundamental, pois é a única forma de conseguir entender o fluxo e o perfil de uso do estoque da clínica.  

Por isso,  pelo menos uma vez por mês, o responsável pelo controle de materiais deve tomar nota e atualizar o estoque. Ao fazer isso, é possível prever a demanda de cada produto e também avaliar a necessidade de encomendar um determinado material. Além disso, garante espaço de armazenamento no consultório.  

Controle de estoque: Procure organizar  o processo de compras

Quando se tem o controle da demanda de uso dos materiais da sua clínica, o cadastro dos fornecedores estão corretos e o inventário do estoque da clínica está em dia, é possível organizar os processos de compras.   

Dessa maneira,pode estabelecer uma data para fazer a aquisição dos produtos com agilidade e organização. Por isso, evita ter que fazer compras com urgência, muitas vezes pagando um valor maior. Com um planejamento é possível negociar melhor com os fornecedores.

Registre as entradas e saídas de materiais

Uma maneira eficiente e adequada para controlar o estoque de uma clínica odontológica é o registro de entradas e saídas de materiais. Pois, tudo aquilo foi usado e adquirido é preciso ser dado baixa no sistema. 

Para ter o controle de entradas e saídas de materiais é possível usar como referência a lista das últimas compras, assim, evita a recompra ou a falta de produtos durante algum procedimento. Por isso, no final do expediente, calcule o que foi usado e subtraia do total adquirido. 

Software digital odontológico é ferramenta certa para o controle de estoque de uma clínica

A melhor ferramenta para gerenciar o estoque é utilizar um software odontológico digital. Pois, através de um sistema de controle de estoque, é possível fazer o cadastro de itens com todas as informações necessárias. Além disso, faz o cadastro de forma automática, mediante a entrada de uma Nota Fiscal Eletrônica de compra.   

Importante destacar que um software odontológico digital eficiente permite monitorar e gerenciar todas as ações da clínica em muitos locais de forma ágil e segura. Assim, não existirá a preocupação da perda de dados. Pois, esses sistemas oferecem padrões de segurança de rede.    

Saiba mais: A sua agenda na palma da mão com o Prontuário Verde

Onde é possível encontrar todas essas funcionalidades?

Todas essas funcionalidades e total controle da sua clínica você terá no Prontuário Verde.  Um software digital que cuida do seu estoque com a elaboração automática da lista de compras de materiais, fazendo com que a sua clínica economize dinheiro. 

Além disso, oferece mais agilidade nos processos de controle de gestão do consultório, confiabilidade e segurança no armazenamento dos dados da clínica. Pois, uma clínica ou consultório odontológico com seu estoque organizado tem maior probabilidade de se tornar uma referência no mercado.      

Então não perca tempo. Faça o teste de 07 dias e tenha o controle do estoque da sua clínica na palma da sua mão.  Siga-nos no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *