Marketing Sensorial: Como implantar essa estratégia na sua clínica odontológica

marketing sensorial, uma estratégia utilizada para ter um relacionamento cada vez mais próximo com o público que visita a sua clínica odontológica.
Marketing Sensorial, uma estratégia utilizada para ter um relacionamento cada vez mais próximo com o público que visita a sua clínica odontológica.

Os pacientes não procuram uma clínica ou consultório apenas pelo preço ou um serviço técnico. Pois procuram também para sentir-se acolhidos e seguros em um ambiente agradável e confiante.     

Mas você sabia que através da visão, olfato, paladar, tato e audição é possível fazer com que a sua clínica se torne um ambiente acolhedor e confortável para os pacientes? 

É o que vamos saber sobre marketing sensorial, uma estratégia utilizada para ter um relacionamento cada vez mais próximo com o público que visita a sua clínica odontológica.

O que significa marketing sensorial?

O marketing sensorial acontece quando uma empresa utiliza muitos sentidos para criar uma boa impressão para uma marca. Pois, essa metodologia ajuda a conquistar a atenção e a confiança de um cliente. 

O uso do marketing sensorial é uma forma criativa de atrair as necessidades e desejos desses clientes e causar uma impressão duradoura que pode desencadear estímulos sensoriais, através da visão, olfato, paladar, tato e audição.

O marketing sensorial aplicado na odontologia

O marketing sensorial pode ser uma boa técnica para atrair e fidelizar pacientes para a clínica ou consultório odontológico. Para isso, deve-se trabalhar as emoções do seu público, através de experiências dos sentidos que ajudam a manter por mais tempo a memória deste paciente.

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MARKETING SENSORIAL: Visão

A visão é um dos  principais sentidos do ser humano. Pois, é através dela que o paciente faz a sua primeira análise do local visitado. Por isso, cores e imagens podem influenciar nos sentimentos das pessoas. Para uma clínica ou consultório, a cor mais usada é o branco, mas é importante usar alguma outra cor que possa transmitir segurança, confiança e tranquilidade. 

Se a clínica tiver um logotipo é interessante que ela esteja em um local estratégico para que o paciente estabeleça um contato visual. Também não esqueça de investir na iluminação, plantas e decorações na medida certa. 

Olfato

Existe uma relação muito próxima entre o olfato e a memória afetiva das pessoas. Pois, no marketing sensorial na clínica odontológica se concentra na neutralização de odores especificamente associado ao ambiente, ou seja, escolha uma fragrância que  transmite um sentimento positivo.   

Por isso, procure escolher um aroma suave, que não deixe o paciente desconfortável. Faça que ele se sinta relaxado, e perca os medos que podem estar ligados a consulta com o cirurgião-dentista.

Paladar

O paladar pode ser estimulado na sua clínica ou consultório  através de aperitivos como chás, biscoitos e cafés. No entanto, é importante deixar junto a esses atrativos um lembrete para a higienização dos dentes e da boca antes da consulta. Também é possível oferecer produtos odontológicos com sabor, como por exemplo, creme dental para crianças.

Tato

Para incentivar o tato, faça o atendimento da consulta em um local onde o paciente se sinta confortável. Pois, esse sentido envolve tudo aquilo que é palpável no consultório. Isto é, tudo pode ser sentido pelo seu paciente, isso vai desde o sofá da sala de espera, até o atendimento na sala do cirurgião-dentista. 

Por isso, é importante ter cadeiras e poltronas confortáveis, equipamentos que reduzam dores e desconfortos, cuide da limpeza do ambiente e procure deixar o ar condicionado em uma temperatura agradável. 

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Audição

Sabemos que a música pode tocar diretamente nossos sentimentos. Por isso, tocar uma música que permite suavizar o sentimento de ansiedade  dos pacientes, além de reduzir o sentimento de solidão, assim influencia positivamente na espera da consulta.    

Portanto, para deixar esse ambiente agradável, procure tocar músicas com boas vibrações, aposte em canções tranquilas que deixe o paciente relaxado. Além disso, invista em ferramentas que reduzam os sons de consultórios 

Ou seja, um isolamento acústico. Pois, lembre-se que muitos pacientes não gostam de ouvir o som do “motorzinho” quando o cirurgião-dentista está atendendo.   

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