Odontograma digital: a importância e as vantagens da ferramenta online

Odontograma digital: a importância e as vantagens da ferramenta online
O odontograma é uma ferramenta indispensável para os cirurgiões-dentistas.

O odontograma digital é uma ferramenta indispensável para os cirurgiões-dentistas. Pois, seu uso é fundamental para que os profissionais  possam realizar suas atividades com maior precisão. Além disso, contém todas as informações de saúde bucal do paciente. 

Por isso, na  hora de abrir seu próprio consultório, além de todos os equipamentos necessários, também é muito importante ter um software bom e seguro que possa agilizar o seu dia a dia.

qual a importância do odontograma?

A utilização de um odontograma é de extrema importância, pois conta com informações fundamentais como, a quantidade de dentes que precisam de tratamento, os procedimentos realizados e medicamentos que o paciente usa. 

Além disso, o cirurgião-dentista também consegue acompanhar com mais precisão a evolução do quadro do paciente, o que ajuda a identificar com mais facilidade cada atendimento na clínica ou consultório.

Outro ponto importante sobre o odontograma é que ele pode proteger o profissional de processos judiciais. Ou seja, caso um paciente não esteja satisfeito com o tratamento e decida entrar com uma ação judicial contra o profissional de odontologia ou a clínica. Nesse caso, o odontograma servirá como prova de tudo o que foi feito antes e durante o tratamento.

Saiba mais: Alinhadores Invisíveis: saiba como funciona esse tipo de tratamento

Os tipos de Odontograma

Existem dois tipos de odontograma, que são: Geométricos e Anatômicos.

No odontograma geométrico é possível representar todas as cinco faces dentárias, através de formas geométricas. Neste tipo, representa-se os 32 dentes permanentes no sistema de identificação, assim como os 20 dentes de leite. 

Já o odontograma anatômico ocorre quando o cirurgião-dentista digitaliza a estrutura bucal do paciente conforme a vista na cavidade bucal do paciente. Ou seja, representa a forma com o que é visto na boca do paciente.

Como o cirurgião-dentista deve preencher o odontograma?

Muitos profissionais afirmam que não existe uma técnica para preencher o odontograma, mas é importante seguir alguns padrões que ajuda o trabalho do cirurgião-dentista. 

Pois, ao preencher um odontograma o cirurgião-dentista deve indicar os dentes fixos, especificar sua situação de  saúde e integridade, assim como os removíveis com os mesmos detalhes. Também é importante identificar a presença de cáries, coroas definitivas e provisórias, diastemas, falta de dentes, fraturas, implantes e próteses.  

Além disso, existem outras ações que são utilizados no momento de preencher um odontograma, como por exemplo: 

  • Dentes que precisam de tratamento: marcar a área com a cor vermelha;
  • Assinalar com a cor verde os dentes com tratamentos já realizados;
  • Marcar com a cor preta os dentes extraídos; 
  • Anotar com um traço vermelho a região do conduto radicular. Esse caso é para dentes com tratamento endodôntico;
  • Circular os dentes decíduos com a cor azul;
  • No caso de doença periodontal o cirurgião-dentista deve riscar horizontalmente em vermelho na região do colo dentário;
  • Deve-se preencher os dentes com prótese com a cor azul. Também é importante indicar qual o tipo de prótese.

Para que essas informações sejam legítimas, é essencial o registro no odontograma em qual face dentária encontra-se a alteração ou  procedimento registrado. 

Também é importante lembrar que no diagrama dos dentes superiores, a face vestibular é aquela canalizada para cima, já a face palatina é apontada para baixo. Nos dentes inferiores, a face lingual fica para cima e a vestibular em baixo. 

Saiba mais: Ficha de Anamnese Odontológica: Entenda como fazer de forma bem fácil!

Odontograma Digital

Atualmente muitos softwares odontológicos e outros sistemas oferecem o odontograma digital. Pois, a vantagem de usar um odontograma digital é que o cirurgião-dentista pode inserir todas as informações do paciente, com isso evita a perda desses dados.

Algumas versões digitais funcionam de forma integrada a outras tecnologias, como prontuário eletrônico e o cadastro do paciente. Além de possibilitar o controle dos tratamentos dos pacientes. Com isso, o cirurgião-dentista pode compreender melhor o trabalho feito nos dentes do paciente, além de facilitar o compartilhamento de informações com os profissionais da clínica. 

Prontuário Verde: o melhor odontograma digital para a sua clínica odontológica

Podemos perceber que a tecnologia pode fazer a diferença na sua clínica, mas isso acontece se a ferramenta for completa. Por isso, o Prontuário Verde é o software que permite o acréscimo dos dados do diagrama dental ao prontuário do paciente. Além disso, facilita o compartilhamento com outros profissionais do consultório e classifica os tratamentos planejados e realizados por cores, com isso facilita a interpretação do que está no odontograma. 

O Prontuário Verde também oferece questionários de anamnese previamente configurados. Isso faz com que o cirurgião-dentista utilize os alertas inteligentes e esteja sempre atento às condições de saúde do paciente. Também é possível salvar as receitas, atestados, declarações, emitir receitas com um simples clique.    

Saiba mais: Prontuário Verde: porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

Com a tecnologia do Prontuário Verde, a sua clínica tem mais segurança com todas as informações armazenadas em servidores, onde somente o responsável e pessoas autorizadas poderão ter acesso a esses dados. O sistema também oferece praticidade na gestão financeira, com emissão de boletos, fechamentos de caixa simples e prático.

Com o Prontuário Verde você, cirurgião-dentista tem todas essas vantagens na palma da sua mão.Faça o teste grátis de 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos, conheça os nossos planos. Siga-nos no Facebook e também no Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *