Pacientes inativos na sua clínica odontológica: saiba como recuperá-los

Pacientes inativos na sua clínica odontológica: saiba como recuperá-los
Recuperar pacientes inativos pode ser tão lucrativo para sua clínica quanto encontrar novos clientes.

Recuperar pacientes inativos pode ser tão lucrativo para sua clínica quanto encontrar novos clientes. Para que isso aconteça é importante estar atento à base de dados do consultório. 

Pois, muitas clínicas ou consultórios odontológicos possuem dados de pacientes que deixam de consultar, portanto, seja qual for a razão, eles representam uma força inexplorada. 

Por isso, saiba como ter de volta esses pacientes na sua clínica e de que forma o Prontuário Verde  pode ajudar a sua clínica odontológica.

A definição de um paciente inativo

Primeiramente é preciso entender a definição de pacientes inativos e porque eles desistiram do atendimento na clínica. Neste caso, podemos definir paciente inativo como aquele cliente que comprou ou utilizou algum serviço no consultório, mas não retornaram para continuar o tratamento. 

Pois na maioria dos casos o paciente é considerado inativo quando passa do período de 30 dias após a consulta. Por isso, é importante analisar o tempo médio de visitas desses pacientes, isto é, defina o tempo, em média, um paciente deve permanecer sem consultar na clínica até ser considerado inativo. 

Após essa definição é possível tirar boas lições com os pacientes inativos. Pois, é possível entender o motivo da ausência deste cliente e se aconteceu alguma falha em algum momento e o que pode ser feito para aprimorar e fazê-lo voltar a consultar na clínica. 

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Como reativar esses pacientes inativos

É preciso investir em algumas ações se quiser reativar a relação com os pacientes inativos. Pois, quando se adota essas medidas, não existe o risco de perdê-los para a concorrência. 

Por isso, entre em contato com esses pacientes por telefone, Whatsapp, e-mail. Pois, através dessa interação é possível informar algumas alterações feitas pela clínica.   

Outro fator importante para a reativação desses pacientes inativos é segmentá-los. Neste caso é possível classificá-los em grupos e realizar ações específicas para determinados clientes, de acordo com os interesses em determinados serviços. 

Além disso, desenvolva estratégias que sejam benéficas para esses pacientes, como por exemplo, ofereça um desconto especial, uma promoção, procure avaliar a satisfação desse paciente com a clínica. Lembre-se que reativar os pacientes inativos é uma ação que muitas vezes requer tempo e dedicação e uma boa estratégia ajuda a recuperá-los.    

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É possível executar uma campanha de pacientes inativos com o Prontuário Verde

É possível realizar ações e reativar os pacientes inativos na sua clínica usando a tecnologia.Por isso, o Prontuário Verde disponibiliza possibilita ativar a campanha de recuperação de inativos. 

Além disso, permite que a clínica tenha economia de tempo com as campanhas de relacionamento pelo WhatsApp com mensagens enviadas de forma automática. Também oferece uma agenda organizada, com o registro da situação de agendamento, confirmação ou cancelamento da consulta de maneira simples e de fácil comunicação.   

Para ativar a campanha de recuperação de pacientes inativos, basta seguir algumas regras de envios que são simples. Ou seja, após 6 ou 12 meses do último agendamento o paciente receberá uma mensagem. 

Para este tipo de campanha você pode definir o seu público alvo, como por exemplo, gênero, tipos de pacientes, unidades e tempo sem consultar. Importante destacar que pacientes que tiverem algum orçamento aprovado serão tidos como particulares, mesmo que possua convênio. E também considera-se o último agendamento do paciente para determinar a unidade a qual está vinculada.    

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Como funciona a Campanha de pacientes inativos

Para ativar a campanha de pacientes inativos, acesse o menu “Relacionamento com pacientes/campanhas”. Em seguida sobre o card da recuperação de inativos clique no botão “Criar Campanha”. 

Em seguida defina os critérios de envio, ou seja, o seu público alvo, logo, será apresentada uma estimativa de quantas mensagens serão enviadas.  Depois revise os dados e clique no botão “Criar e Ativar Campanha”. 

 Depois de ativada a campanha, esta será executada em dias, horários, envios de mensagens de retorno aos pacientes que atenderem os critérios determinados. Além disso, é possível interromper o envio de mensagens clicando no botão “Pausar Campanha”. 

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