Retenção de pacientes: por que eles não voltam e como fidelizá-los?

Retenção de pacientes: por que eles não voltam e como fidelizá-los?
A retenção dos pacientes parece ser um desafio para as clínicas odontológicas.

Muitas vezes a retenção dos pacientes parece ser um desafio para as clínicas odontológicas. Pois os rompimentos entre um paciente e um cirurgião-dentista podem acontecer por vários motivos. 

Neste post, vamos debater algumas razões pelas quais eles não retornam a sua clínica e como fazer para ter cada vez mais o controle de retenção dos pacientes.

Os motivos mais comuns pelos quais os pacientes não voltam

Se o objetivo é melhorar a retenção de pacientes, primeiramente é necessário entender os motivos que fazem eles tomarem essa decisão de trocar de serviço. E uma das razões que podem interferir nessa escolha é a inconveniência na hora de agendar uma consulta.  

Pois, essa inconveniência pode ser um problema na retenção do paciente, principalmente quando se trata de algo que parece simples, que é agendar uma consulta. Nenhuma pessoa tem que tratar com um atrito significativo apenas por tentar consultar um cirurgião-dentista. 

Outro aspecto que pode determinar a volta do paciente é a experiência no consultório.  O paciente não quer se sentir como se fosse qualquer um. Logo, é necessário de uma atenção especial. 

E isso acontece porque muitas vezes, a equipe parece desinteressada, acontecem erros de cobranças ou mal-entendidos financeiros, ficam esperando muito tempo o atendimento e também retorno de mensagens.  

Saiba mais: Campanha de Relacionamento: Saiba como o Prontuário Verde ajuda na fidelização de pacientes

E como melhorar a retenção de pacientes

Levando em conta todos os pontos mencionados acima, segue alguns passos para melhorar a retenção de pacientes:

Facilite a vida do paciente: os pacientes levam uma vida acelerada e estão acostumados a facilitar e acelerar tudo o que fazem. Por isso, procure enviar lembretes de compromissos, pois ajuda a reduzir cancelamentos tardios. Além disso, certifique-se de otimizar de forma adequada o tempo da consulta para permitir tempo suficiente para cada paciente.  

Deixe os seus pacientes à vontade: a maneira como os pacientes se sentem enquanto estão em sua clínica odontológica contribui para a melhora da retenção de pacientes. Pois, quando se sentem confortáveis, ele não vai querer procurar outro consultório.  Portanto, crie uma sala de espera que seja acolhedora, seja amigável e assegure que todos os pacientes se sintam bem-vindos e que sejam mais do que um número para a sua clínica. 

Mantenha contato após a consulta: manter contato e se envolver com os pacientes é outra forma de retenção de pacientes. Por isso, verifique como o paciente se sentiu após o procedimento, esse acompanhamento pode ser feito através de um telefonema ou até mesmo mensagem pelo whatsapp. Também monitore as avaliações em sua clínica, assim é possível abordar comentários negativos e corrigi-los. 

Conheça a concorrência: saber quais clínicas odontológicas estão em sua área e como seu serviço se compara ao deles é essencial para se manter competitivo, então faça sua pesquisa e descubra onde seu trabalho está em comparação a concorrência. 

Saiba mais: Saiba como identificar o público-alvo da sua clínica odontológica

Utilize a tecnologia para fazer a retenção de pacientes

A tecnologia simplifica e automatiza a rotina de uma clínica odontológica. Pois, atualmente existem softwares odontológicos digitais criados para clínicas e consultórios de diferentes especialidades. 

Essa ferramenta é pensada para agilizar e organizar a rotina do profissional. Dessa forma, sobra mais tempo para que ele se dedique ao que mais importa, ou seja, um atendimento humanizado e de qualidade.

Para tudo isso, um software digital otimiza uma série de processos da clínica que vão desde o agendamento de consultas até o controle financeiro. Além disso, com agendamento online é possível reduzir erros na hora de marcar consultas e o índice de não comparecimento e ainda evitam atrasos.

Saiba mais: revolucione o cadastro de pacientes na sua clínica odontológica

O Prontuário Verde possibilita o acesso a sua agenda e também dos outros profissionais da clínica, em qualquer hora e local. Assim, é possível agendar consultas ou compromissos longe do consultório, identificar  e definir o tempo e os dias de atendimento com total controle do seu dia de trabalho na clínica.   

Também ajuda com o registro da situação de agendamento de cada paciente, na confirmação ou cancelamento da consulta e facilita a comunicação com o paciente, através de  campanhas de relacionamento pelo Whatsapp, de forma rápida e automática. 

Melhore a retenção de pacientes e resolva os problemas da sua clínica odontológica com o Prontuário Verde. Faça um teste grátis de 07 dias e faça a gestão na palma da sua mão. Siga-nos no Instagram e também no Facebook.  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *