Software odontológico digital: as diferenças entre local, nuvem e híbrido

Software odontológico: As diferenças entre local, nuvem e híbrido
Ao investir em um novo software odontológico, existem alguns fatores em jogo que determinam qual é o sistema mais adequado para a clínica.

Ao investir em um novo software odontológico digital, existem alguns fatores em jogo que determinam qual é o sistema mais adequado para a clínica. Pois, uma dessas questões é saber onde hospeda-se este – local, nuvem ou híbrido. 

Porém, como no setor de saúde trata com informações confidenciais do paciente, esse tipo de tecnologia precisa de alguns cuidados. Por isso, antes de escolher, considere quais as proteções desses dados. Dessa maneira, conhecer as principais diferenças  entre essas soluções ajudará na escolha do melhor software para a sua clínica.

O que é um software local?

Como o nome sugere, o software local é implantar em uma rede local na clínica. Ou seja, instala-se o sistema em um servidor interno e utiliza os recursos computacionais do consultório para operar. Geralmente, há um custo inicial maior que planejam ter mais de dez estações de trabalho, pois eles precisarão adquirir um servidor de hospedagem para lidar com um banco de dados centralizado ao qual os computadores se conectam. 

Clínicas ou consultórios com apenas algumas estações de trabalho podem investir em um computador como servidor em vez de adquirir um servidor de hospedagem. Assim, esse servidor permite que quaisquer alterações no banco de dados sejam acessíveis por qualquer estação de trabalho dentro da rede. 

Embora esse sistema seja mais tradicional, ele permite que a clínica tenha controle direto sobre como o sistema está configurado, além de ter acesso físico aos dados. Além disso, o software odontológico no local permite maior controle sobre a segurança, pois todo o software e o banco de dados de pacientes permanecem no local e o consultório tem controle total sobre ele. 

No entanto, essa segurança depende muito da manutenção dos servidores e firewalls do escritório – seus dados são tão seguros quanto às proteções que você implementa.

Saiba mais: Software na nuvem: pode ser uma boa estratégia para a sua clínica odontológica

Um software odontológico digital baseado em nuvem 

Um servidor baseado em nuvem utiliza tecnologia virtual para hospedar os aplicativos de uma empresa fora da clínica.Para as organizações que planejam uma expansão agressiva em uma base global, a nuvem tem um apelo ainda maior porque permite que você se conecte com os pacientes, parceiros e outras empresas em qualquer lugar com apenas um clique. 

Além disso, o software odontológico digital baseado em nuvem apresenta provisionamento quase instantâneo porque tudo já está configurado. Assim, qualquer novo software integrado ao seu ambiente está pronto para uso imediatamente após a assinatura da empresa. Com isso, reduz o tempo gasto na instalação e configuração e os usuários podem acessar o aplicativo de forma imediata. 

Um software baseado em nuvem fornece atualizações constantes e de forma automatizada, além de implantar a melhor criptografia possível para manter a segurança do sistema.  

Saiba mais: A importância da segurança de dados na clínica odontológica

E os sistemas híbridos?

Quando a clínica deseja e pode ter o melhor dos dois modelos, pode implementar uma infraestrutura híbrida. Ou seja, um ambiente de computação em nuvem que usa uma combinação de serviços locais com o sistema baseado em nuvem.     

Os sistemas híbridos permitem que seja mantido todas as informações da saúde do paciente e dados confidenciais na clínica. Pois como seu banco de dados está armazenado fisicamente em seu consultório, você não terá que se preocupar em perder o acesso aos seus dados, mesmo que seu provedor de serviços ou a Internet estejam inoperantes.

Assim, o software odontológico digital sincronizará seus dados locais com seus serviços baseados em nuvem para garantir que todas as alterações estejam atualizadas. 

Sistema em nuvem Pública e Privada

No sistema em nuvem pública o provedor tem servidores próprios onde destina dados, softwares e sistemas  de forma independente e isolada. Pois, é mais acessível a várias formas de negócios, com custo barato e permite que a oferta de serviço seja redimensionada de acordo com a própria demanda. 

No sistema em nuvem de forma privada a infraestrutura não é compartilhada com outros clientes. Pois, a manutenção dos servidores é feita exclusivamente para a clínica. Neste caso, é possível o recebimento dos mesmos benefícios da nuvem pública, mas com o controle interno dos servidores e um ajuste de estrutura personalizado que pode se adequar à gestão da clínica e as necessidades produtivas no momento de usar o sistema.    

Software odontológico: Como esses sistemas fazem a diferença na rotina da clínica ou consultório

Essas três formas tecnológicas existem para atender todas as necessidades da clínica. Portanto, para entender as diferenças entre eles é possível observar como esses sistemas se comportam em cenários corporativos diferentes conforme alguns pontos importantes, como:

Custo: os sistemas baseados em nuvem geralmente são mais baratas porque os usuários podem pagar por uma fração de um servidor e depois desligá-lo quando terminarem. No entanto, as clínicas devem configurar e monitorar cuidadosamente o uso da nuvem para evitar consumir mais serviços do que o planejado e uma fatura Pois, o valor no sistema local é fixo, mas os recursos usados são um desperdício financeiro, e os investimentos em hardware adicional para aumentar a capacidade podem levar anos para se tornarem econômicos.

Implantação:  Com configuração e previsão, a implantação de software na nuvem ou no local é relativamente igual, mas é completamente diferente para recursos baseados em hardware. Quando as equipes de TI precisam de um servidor adicional em seu data center, elas solicitam, montam em rack, conectam em rede e o provisionam. Para ativar um servidor na nuvem, eles simplesmente pressionam um botão ou executam alguns comandos.

Saiba mais: Saiba quais são as novidades da nova versão do Prontuário Verde

Software odontológico local ou em nuvem: as diferenças na segurança e na gestão da clínica odontológica 

Segurança: os sistemas em nuvem assumem a maioria dos requisitos de segurança no nível da infraestrutura em um modelo de responsabilidade compartilhada. Porém cabe aos usuários configurar e proteger adequadamente os aplicativos e dados. Com um ambiente local, as equipes de TI são as únicas responsáveis ​​por patches de software, atualizações de SO e configurações de segurança para aplicativos e redes.

Gestão: os provedores de nuvem lidam com tantas tarefas de gestão que os usuários não fazem muito mais do que monitorar e fazer ajustes por meio de um painel de gerenciamento ou ferramentas de software. Já um ambiente local requer manutenção prática de hardware: substituição de unidades, gerenciamento de configurações e manutenção da rede.

Escolha o software odontológico que possa a fazer a diferença para a sua clínica 

A escolha entre a infraestrutura na nuvem e local se resume aos recursos específicos de uma organização e às necessidades da clínica ou consultório. Por isso, considere como uma interrupção na nuvem afetaria sua organização. Se você tiver serviços de missão crítica que exigem alta disponibilidade, convém afastá-los da nuvem. 

Além disso, analise se a infraestrutura na qual você desenvolverá e executará aplicativos – isso determinará suas limitações, recursos e, talvez o mais importante, os custos e segurança.

Faça o teste grátis por 7 dias no Prontuário Verde e tenha a sua clínica na palma da sua mão. Continue acompanhando as nossas dicas sobre gerenciamento de clínicas e consultórios e siga-nos no Instagram e também no Facebook

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *