Descubra qual o ticket médio da sua clínica odontológica

Descubra qual o ticket médio da sua clínica odontológica
O ticket médio pode ser essencial para uma gestão financeira adequada.

Procurar entender de que forma está sendo investido o dinheiro da sua clínica é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Diante disso, saber calcular o ticket médio pode ser essencial para uma gestão financeira. 

Além de acompanhar a saúde financeira da  clínica odontológica, serve também para buscar compreender o comportamento do paciente. Portanto, saiba como o Ticket Médio pode ajudar as finanças do seu consultório.   

O que é ticket médio?

Podemos definir ticket médio de uma clínica por serviço ou paciente atendido. Ou seja, é o valor médio gasto por cada paciente, em um período pré-definido. Essa medição pode ser feita pela quantidade de exames, descontos, promoções do consultório, entre outras ações.   

Pois, o ticket médio também serve como critério para outras tomadas de decisões que parecem muitas vezes pequenas, mas quando avaliadas, podem reduzir prejuízos e otimizar o lucro.     

Diante disso, é importante manter a documentação dos gastos, dos planejamentos e de como os pacientes conhecem a clínica. Pois, a partir desses dados é viável o estudo e o aumento do ticket médio do seu negócio.   

Saiba mais: Pagamento recorrente: como implantar na clínica odontológica

Como calcular o ticket médio? 

Para calcular o valor do ticket médio você deve definir um período, que pode ser por dia, semana ou mês. Também verifique a quantidade de atendimentos e o valor registrado do recebimento dos procedimentos realizados.  

Por fim, faça a divisão do valor final do faturamento pelo número de pacientes atendidos.  

Assim, percebemos que o ticket médio sustenta uma relação direta com o nicho de mercado que o consultório atende. Portanto, lembre-se que é essencial analisar regularmente se os números estão positivos ou negativos.   

Como o ticket médio pode beneficiar as finanças da sua clínica odontológica

Podemos perceber durante a leitura que o ticket médio é um dos indicadores essenciais para a saúde financeira da sua clínica. Diante disso, faz o cálculo a partir da divisão do valor do faturamento pelo número de pacientes.   

Assim, muitas das metodologias para aumentar o ticket médio pode ser adaptada para o seu negócio, como:     

Bom relacionamento com o paciente

Primeiramente, é fundamental ter um bom relacionamento com os pacientes. Pois, eles necessitam se sentir em sua própria casa, ter certeza que o atendimento está sendo realizado o melhor possível. Também é interessante instigá-lo a se comunicar, dar sugestões que podem agregar para à clínica.       

Portanto, lembre-se que os pacientes buscam resolver suas necessidades da melhor maneira possível, por isso, deve-se considerar o seu lado humano, com um atendimento de excelência.      

Além disso, o que colabora para um bom relacionamento é a imagem da sua clínica, através de um ambiente confortável. Pois, invista em cores adequadas e móveis aconchegantes.   

Saiba mais: retenção de pacientes: por que eles não voltam e como fidelizá-los?

Ofereça produtos e serviços

Além do bom relacionamento com o paciente, outra forma possível de aumentar o ticket médio do seu consultório é o oferecimento de algumas coisas que podem satisfazer o cliente. Por exemplo, procure variar as especialidades, aumentar os procedimentos, atender mais convênios.  

Também aumenta a oferta de produtos e serviços, pois isso faz com que os pacientes já fidelizados não pensem em outros locais para consultas.   

Faça parcerias com outros profissionais de saúde

Existem muitas especialidades na odontologia, e seus pacientes podem chegar até você através de diversas situações. Por isso, é apropriado desenvolver uma parceria com outros profissionais da área.

Dessa forma, é possível indicar para seus pacientes como o seu trabalho pode ser referenciado pelos colegas de profissão. Esse modo ajuda a otimizar o ticket médio, fazendo com que conquiste a fidelização dos clientes.       

Use a tecnologia  

Atualmente a tecnologia é uma aliada para aumentar o ticket médio. Através deste sistema o cirurgião-dentista pode salvar os dados dos seus pacientes com segurança, enviar mensagens de forma automatizada, gerar relatórios e ter o prontuário eletrônico do paciente de forma acessível.   

Além disso, é possível oferecer os seus serviços e agendamentos por e-mail, Whatsapp, facebook e instagram. O software permite controlar os valores recebidos em dinheiro, depósitos, cheques e qualquer outra forma de pagamento. Ou seja, com o software de gestão digital você terá informações precisas na palma da sua mão, com acesso da sua clínica em qualquer local.   

Saiba mais: Prontuário Verde: saiba porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

O controle financeiro da sua clínica no Prontuário Verde

É possível ter todas essas funcionalidades para a sua clínica em um único sistema. Pois estamos falando do Prontuário Verde. Um sistema digital odontológico que ajuda no controle total das finanças do seu consultório. 

O Prontuário Verde permite que sejam feitos fechamentos de caixa de forma simples e rápida. Também conferir valores recebidos em dinheiro, cartões de crédito, Pix, transferências. Além disso, é possível ter o controle de seus impostos com a emissão de recibos e a facilidade de fazer ajustes com o leão de forma ágil e prática.

Saiba mais: 03 benefícios que fazem clínicas odontológicas investir no software digital na gestão financeira

Com o Prontuário Verde o cirurgião-dentista consegue emitir  boletos bancários de forma fácil,assim paga taxas apenas pelo que receber. Com o nosso sistema, você ganha tempo e transparência ao fazer o pagamento pagar a sua equipe, pois o cálculo é feito de forma automática por percentual e por valor hora tanto de atendimentos particulares quanto de convênios. 

Além disso, o Prontuário Verde conta com um precificador que mostra quais os procedimentos que valem a pena ser realizados, também funciona como uma calculadora de tratamentos odontológicos, ou seja, é um sistema de inteligência artificial que otimiza o lucro e reduz os custos da sua clínica de forma gratuita. 

Saiba mais: o que considerar na precificação dos serviços odontológicos

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