Como acompanhar e aumentar o retorno de investimento da sua clínica odontológica

ROI: Como acompanhar o retorno de investimento da sua clínica
O sucesso de uma clínica odontológica exige um planejamento financeiro adequado à realidade ao qual seu negócio está inserido. Nesse sentido, é importante analisar o possível retorno de investimento (ROI).

O sucesso de uma clínica odontológica exige um planejamento financeiro adequado à realidade ao qual seu negócio está inserido. Nesse sentido, é importante analisar o possível retorno de investimento (ROI) do seu empreendimento. 

Pois, a métrica do ROI é uma prática que permite direcionamentos mais adequados a tomadas de decisões e principalmente na busca de lucro para o seu negócio. Portanto, se você procura informações sobre os resultados financeiros da sua clínica ou consultório, continue a leitura e entenda mais sobre o retorno de investimento. 

Saiba mais:saiba quais são as diferenças entre os softwares odontológicos gratuitos e pagos

O que significa ROI?

O ROI consiste em uma métrica que ajuda a entender a situação financeira da clínica ou consultório. Ou seja, o objetivo é medir o quanto de dinheiro está ganhando, ou até mesmo perdendo em cada investimento.  

Pois, os resultados desse cálculo permite analisar como os investimentos estão refletindo nas finanças na unidade odontológica, além de ajudar a identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.   

Além disso, o ROI serve como um mecanismo muito eficiente na tarefa de garantir a aplicação correta de investimentos, certificando os objetivos previamente traçados. Assim, os mais diversos setores administrativos podem aplicar essa métrica e assegurar a saúde da gestão financeira.

Como fazer o cálculo do ROI

Os cálculos de ROI ajudam o investidor a separar investimentos de baixo e alto desempenho. Pois, com essa abordagem, é possível otimizar todo e qualquer negócio feito na clínica odontológica.  

Para calcular o ROI é preciso fazer a subtração do ganho obtido com o investimento inicial, em seguida dividir pela quantia correspondente ao investimento inicial.  

ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.

Por exemplo: se o ganho obtido da clínica foi de R$ 4.000,00 e o investimento inicial foi de R$ 1.000,00, você calcula: 4.000,00-1.000,00/1.000,00=3. 

É possível examinar o valor resultante do cálculo em forma de porcentagem. Para obter esse resultado, faça a multiplicação deste resultado por 100. Por exemplo, seguindo o cálculo acima, o retorno seria de 300%. Com essa porcentagem, o gestor da clínica odontológica consegue tomar decisões mais seguras e estratégicas.  

Saiba mais: vencimento de boletos: Lembre seus pacientes e reduza o número de inadimplência com o Prontuário Verde

Como o ROI  pode melhorar os resultados da sua clínica odontológica 

O ROI é uma métrica que ajuda na  saúde financeira da clínica odontológica. Pois, graças a esse cálculo você consegue ter noção das ações adotadas corretas. Da mesma maneira, é importante para evitar a concorrência de equívocos que podem prejudicar o orçamento do consultório.  

Portanto, o retorno sobre investimento é um processo contínuo.Ou seja, o desafio de gerar lucro e saber os desafios precisa ser constante. Lembrando que o cálculo ROI deve ser feito de tempos em tempos.Portanto, a frequência vai depender da estratégia escolhida pelos administradores da clínica.       

Diante disso, é importante registrar todas as operações financeiras durante todo o período. Assim, facilita os cálculos e ajuda no controle mais preciso das movimentações financeiras.  

A tecnologia como aliada na gestão financeira da clínica odontológica

Como podemos perceber, o cálculo do retorno de investimento exige completo domínio dos dados adequados à administração da clínica odontológica. Pois, é fundamental para a análise de resultados, o registro transparente das transações e das movimentações do seu empreendimento. 

Por isso, a tecnologia, através de um software odontológico digital pode ajudar na gestão financeira, além de contribuir para otimizar o ROI da sua clínica. Diante disso, ao investir em um sistema digital, escolha uma ferramenta que otimize a rotina da sua clínica. 

Saiba mais: Saiba como organizar o Pró-Labore dos cirurgiões-dentistas da sua clínica

 Pois toda essa otimização pode ser feita com exatidão no Prontuário Verde, o software odontológico que ajuda a controlar a vida financeira da sua clínica. O sistema oferece funcionalidade que possibilita fazer o planejamento de despesas, recebimentos e ainda permite que o cirurgião-dentista tenha todos os dados financeiros de forma clara e rápida. 

Além disso, possui um precificador que possibilita a precisão de todos os custos que são registrados. Ou seja, um sistema que eleva o lucro da clínica e reduz os custos financeiros. Com o Prontuário Verde o cirurgião-dentista registra cada centavo que entra e sai do consultório através de gráficos do painel gerencial e também calcular pagamentos por percentual e por valor hora de atendimentos particulares e convênios. 

Saiba mais: Precificação de serviços odontológicos: Como melhorar o resultado financeiro da sua clínica

Uma gestão financeira eficiente

O Prontuário Verde é uma ferramenta eficiente que possibilita o controle da situação de cada cheque recebido, conferência dos recebimentos da clínica de maneira detalhada e de fácil acesso.Além de lançar guias e verificar o relatório de repasse dos planos de saúde.  

Faça o teste grátis por 7 dias e tenha o controle financeiro da sua clínica na palma da sua mão.  Siga-nos no Instagram e também no Facebook

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *