Para uma boa gestão na clínica ou consultório, é fundamental a medição de resultados com os indicadores de desempenho. Entre os principais indicadores, está o Ticket Médio, que mostra se a sua clínica está tendo lucro ou prejuízo. Continue a leitura e entenda melhor como funciona esse indicador.
Pois, estes são usados para acompanhar a saúde financeira do seu negócio e servem também para compreender o comportamento do paciente.
O que é ticket médio?
Podemos definir ticket médio de uma clínica por serviço ou paciente atendido. Ou seja, é o valor médio gasto por cada paciente na sua clínica, em um período pré-definido. Essa medição influencia na quantidade de exames adquiridos, descontos, promoções do consultório, entre outras ações.
O ticket médio também serve como critério para outras tomadas de decisões que parecem muitas vezes pequenas, mas quando analisadas, podem reduzir prejuízos e otimizar o lucro da sua clínica.
Diante disso, é importante manter a documentação dos gastos, dos planejamentos e de como os pacientes conheceram a clínica. Pois, a partir desses dados é viável o estudo e o aumento do ticket médio do seu negócio.
Como fazer o cálculo do ticket médio?
Para calcular o valor do ticket médio você deve definir um período, que pode ser por dia, semana ou mês. Também verifique a quantidade de atendimentos e o valor registrado do recebimento dos procedimentos realizados.
Por fim, faça a divisão do valor final do faturamento pelo número de pacientes atendidos.
Assim, percebemos que o ticket médio sustenta uma relação direta com o nicho de mercado que o consultório atende. Portanto, lembre-se que é essencial analisar regularmente se os números estão positivos ou negativos.
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o ticket médio pode ser benéfico para a sua clínica
Podemos perceber durante a leitura que o ticket médio é um dos indicadores essenciais para a saúde financeira da sua clínica. Diante disso, é possível verificar que o cálculo acontece a partir da divisão do valor do faturamento pelo número de pacientes atendidos.
Assim, muitas das metodologias para aumentar o ticket médio pode ser adaptada para o seu negócio, como:
Bom relacionamento com o paciente
Primeiramente, é fundamental ter um bom relacionamento com os pacientes. Pois, eles necessitam se sentir em sua própria casa, ter certeza que o atendimento está sendo realizado o melhor possível. Também é interessante instiga-lo a se comunicar, dar sugestões que podem agregar para à clínica.
Portanto, lembre-se que os pacientes buscam resolver suas necessidades da melhor maneira possível, por isso, deve ser considerado o seu lado humano, com um atendimento de excelência.
Além disso, o que colabora para um bom relacionamento é a imagem da sua clínica, através de um ambiente confortável. Pois, invista em cores adequadas e móveis aconchegantes.
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Ofereça produtos e serviços
Além do bom relacionamento com o paciente, outra forma possível de aumentar o ticket médio do seu consultório é o oferecimento de algumas coisas que podem satisfazer o cliente. Por exemplo, procure variar as especialidades, aumentar os procedimentos, atender mais convênios.
Também aumente a oferta de produtos e serviços, pois, isso faz com que os pacientes já fidelizados não pensem em outros locais para consultas.
Faça parcerias com outros profissionais de saúde
Existem muitas especialidades na medicina, e seus pacientes podem chegar até você através de diversas situações. Por isso, é apropriado desenvolver uma parceria com outros profissionais de saúde.
Dessa forma, você terá quem indicar para seus pacientes, assim como o seu trabalho pode ser referenciado pelos colegas de profissão. Esse modo ajuda a otimizar o ticket médio, fazendo com que conquiste a fidelização dos clientes.
Use a tecnologia
Atualmente a tecnologia é uma aliada para aumentar o ticket médio. Essa métrica pode ser calculada por um software de gestão. Através deste sistema o profissional de saúde pode salvar os dados dos seus pacientes com segurança, enviar mensagens de forma automatizada, gerar relatórios e ter o prontuário eletrônico do paciente de forma acessível.
Além disso, é possível oferecer os seus serviços e agendamentos por e-mail, Whatsapp, facebook e instagram. O software permite controlar os valores recebidos em dinheiro, depósitos, cheques e qualquer outra forma de pagamento. Ou seja, com o software de gestão digital você terá informações precisas na palma da sua mão, acessando e realizando o controle da sua clínica em qualquer local.
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