Ginástica Laboral: A garantia de bem-estar para a sua saúde

Ginástica Laboral: A garantia de bem-estar para a sua saúde
Uma das implementações que auxilia no desenvolvimento diário na saúde do profissional no seu local de trabalho é a ginástica laboral.

Com a correria diária, é cada vez mais comum empresas investirem no bem-estar de seus funcionários. Uma das implementações que auxilia no desenvolvimento diário na saúde do profissional no seu local de trabalho é a ginástica laboral.  

No caso das clínicas e consultórios, essa atividade pode significar além de bem-estar, aumento de produtividade e a satisfação no atendimento ao paciente.   

Então, para conhecer mais os benefícios da ginástica laboral, continue lendo esse post! 

O que é Ginástica Laboral 

A ginástica laboral é a prática de exercícios físicos realizados por trabalhadores, de forma coletiva ou individual, no ambiente de trabalho. Normalmente, são atividades que trabalham grupos musculares estratégicos, com o objetivo de relaxar áreas tensionadas pelo esforço diário.  

Essa atividade pode durar de 10 à 20 minutos, apresenta baixa intensidade, sendo baseada em técnicas de respiração, alongamento de diversas partes do corpo. 

Historicamente a prática da ginástica laboral começou em 1925 na Polônia, anos mais tarde, seguido na Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia. Os Estados Unidos adotaram esse tipo de atividade em 1968 e no Brasil começou em 1973, na escola de educação Feevale.  

O Profissional de Educação Física e Ergonomista do Trabalho, Alessandro Gonçalves, explica como a ginástica laboral pode auxiliar no trabalho do profissional de saúde.  

“O trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde assim como em todas as outras manifestações do trabalho, recebem impactos negativos decorrentes da realização de suas tarefas. A Ginástica Laboral bem aplicada deve considerar as características da demanda do trabalho e a partir de então utilizar-se de exercícios e orientações ergonômicas e posturais que atuem no sentido de minimizar esses impactos.”

Os benefícios da Ginástica Laboral 

Os benefícios da ginástica laboral podem resultar no sucesso da clínica, tanto financeiro, quanto na qualidade na prestação de serviço. Entre os principais benefícios estão: 

  1)  O aumento da produtividade no trabalho 

Com a atividade realizada, o profissional de saúde avaliará as tensões provenientes das cobranças naturais do dia a dia e, como resultado, conseguirá produzir e alcançar estratégias com foco em decisões. 

A execução da Ginástica Laboral ajuda o administrador da clínica a manter sua equipe motivada, contribuindo também com a redução de rotatividade de funcionários.   

Pois, quando a pessoa percebe que está sendo recompensada por suas conquistas, o ambiente de trabalho fica mais agradável, elevando a satisfação do trabalhador com a clínica. Promove a interação entre colegas, dessa forma, os relacionamentos interpessoais melhoram, despertando o sentimento de trabalho em equipe.    

Por isso, uma pausa para exercitar o corpo propiciará maior produtividade e motivação a toda equipe da clínica.  

2) Auxílio na prevenção de doenças  

Realizar exercícios físicos no ambiente de trabalho, alivia o estresse e reduz as tensões adquiridas durante a rotina diária. Assim, movimentar o corpo acaba promovendo maior sensação de disposição, relaxamento e bem-estar. 

Além disso, ajuda a prevenir as “doenças de trabalho”, também conhecidas como Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT) e Lesão por Esforço Repetitivo (LER)  

Ajuda a melhorar a postura, previne doenças de circulação, além disso, relaxa as musculaturas do corpo, articulações, assim, melhorando a resistência cardiorrespiratória, reduzindo os afastamentos por crises diabéticas e pressão alta.    

Como a ginástica laboral promove um bem-estar físico, também minimiza tensões emocionais e psicológicas, reduzindo a incidência de depressões e de ansiedade. 

Classificações da Ginástica Laboral

Com o propósito de abordar diferentes momentos da jornada dos trabalhadores, existem quatro tipos de ginástica laboral . São elas: 

Preparatória 

Deve ser realizada no início do expediente, pois, serve para os profissionais que tenham em sua rotina uma alta demanda física, pois, precisam preparar o corpo antes de começar o dia de trabalho.   

Essas atividades podem durar de 10 a 20 minutos e auxiliam no aumento da frequência cardíaca, melhora a disposição no trabalho, oxigena o músculo, desperta a mente. 

Compensatória 

A Ginástica Laboral Compensatória, ocorre na metade da jornada de trabalho. Portanto, alivia qualquer tensão muscular a partir de uma postura inadequada, mantidas por períodos prolongados e a ativação de seguimentos corporais pouco utilizados durante a execução da tarefa.   

Entre os exercícios compensatórios estão: alongamento, resistência muscular localizada, mobilização articular, exercícios de flexibilidade, força, coordenação motora. 

 Relaxamento 

Realizada no final do expediente, a Ginástica Laboral de Relaxamento tem o objetivo de oxigenar e relaxar as estruturas musculares envolvidas durante a jornada de trabalho. 

Assim, reduzindo o estresse e aliviando as tensões. Pois, pode ser realizada através de massagens, automassagem, exercícios respiratórios, além de alongamentos e mobilização articular.   

“Considerando a diversidade de subáreas englobadas pela área da saúde e, portanto, a diversidade de funções motoras realizadas por seus profissionais, não é correto generalizar e afirmar que uma ou outra modalidade é mais adequada do que a outra. Nesse contexto, torna-se imprescindível a compreensão das demandas físicas e cognitivas presentes na rotina do profissional e a partir daí realizar a escolha da correta modalidade que venha ao encontro das necessidades dos trabalhadores de saúde”, destacou Alessandro Gonçalves, sobre qual dessas modalidades pode ser melhor para o profissional de saúde.  

Como aplicar a Ginástica Laboral na sua clínica  

Para executar a ginástica laboral na sua clínica, não é necessário um espaço físico específico. As atividades são realizadas no posto de trabalho. Dessa forma, acontece até mais inclusão entre a equipe de trabalho.   

É importante a participação de um profissional de atividade física para coordenar o trabalho, organizando as aulas e adequá-la conforme a necessidade da clínica.    

“A Avaliação realizada antes do início do programa deve nortear todas as ações subsequentes dos profissionais designados para a condução do programa de Ginástica Laboral. Assim, é fundamental que as prescrições dos exercícios estejam em alinhamento com esta avaliação, bem como os indicadores do programa estejam alinhados com os objetivos da empresa e dos seus trabalhadores. A partir daí os resultados serão produzidos. 

O profissional que adere o programa assim como o seu professor, devem estar cientes de suas limitações físicas bem como de suas características motoras de modo a garantir a segurança na realização periódica dos exercícios ” , relatou Alessandro Gonçalves. 

Como podemos constatar, a ginástica laboral é uma atividade simples e de fácil execução por todos os profissionais da sua clínica. Portanto, oferece benefícios que se estenderão para além do horário de trabalho.  

Curtiu o post? Leia também o nosso artigo sobre seriados médicos para você assistir sem sair de casa.  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *