Como organizar o encaixe de consulta na clínica odontológica

Como organizar o encaixe de consulta na clínica odontológica
O atendimento de urgência na odontologia é uma prática muito utilizada em qualquer clínica.

Uma consulta de urgência na odontologia é uma prática muito utilizada em qualquer clínica. Pois, o paciente aparece no consultório, geralmente, com queixa de  dor e o cirurgião-dentista atende conforme abre uma oportunidade entre uma atenção e outra. 

Porém, algumas vezes são usados sistemas  inoperantes para organizar a agenda odontológica. Com isso, as informações descentralizadas e a falta de organização tornam o encaixe de consulta uma tarefa difícil.  

Por isso, saiba como o encaixe de consultas pode impactar a rotina da sua clínica odontológica.

Como o encaixe de consulta pode impactar o dia a dia do cirurgião-dentista

Um encaixe de consultas pode impactar o dia a dia da clínica de algumas formas dependendo da situação. Ou seja, se o encaixe acontecer devido a um cancelamento de consulta, o impacto será positivo, pois irá preencher um espaço na agenda. 

Portanto, se esse encaixe será de urgência e a agenda do cirurgião-dentista está cheia, este terá outro tipo de impacto. Pois, caso a equipe não esteja preparada para essa consulta, pode acarretar em atraso nos atendimentos agendados.

Diante disso, podemos definir que um encaixe de consulta pode impactar de forma positiva, com um melhor aproveitamento do tempo dos cirurgiões-dentistas ou de maneira negativa com uma sucessão de atrasos. Por isso, esse resultado depende de como é feito o trabalho da clínica em relação a encaixes e de que forma é organizada.

A importância de uma agenda organizada

Durante a organização de uma rotina de atendimento, é necessário considerar a chance de acontecer imprevistos. Por essa razão, procure realizar um agendamento mais flexível, procure tolerar uma margem de atrasos entre uma consulta e procure agendar o atendimento a partir disso.     

Além disso, ofereça a seus pacientes a  possibilidade de agendar a consulta de forma online. Pois, esse tipo de agenda permite que marque atendimentos a qualquer hora e de qualquer local. 

Por isso, o ideal é contar com um sistema digital que centralize essas funcionalidades em uma agenda online, de preferência interligado com outras funções como prontuário eletrônico.  

Outra ferramenta que pode ajudar na organização de uma agenda é uma lista de espera, pois costuma estar disponível nas agendas digitais. Com esse sistema a recepção consegue adicionar todos os pacientes que estão esperando por um espaço na agenda. 

Saiba mais: A sua agenda na palma da mão com o Prontuário Verde

Envie lembretes e confirme a consulta com o paciente

Enviar lembretes e confirmar a consulta ajuda a reduzir o número de faltas dos pacientes. Pois, ao incluir essas funcionalidades, os pacientes podem responder aos lembretes e confirmar ou cancelar a consulta.  

Outra forma que ajuda a fazer um encaixe é o envio de confirmação para o paciente que está agendado. Com isso, é possível diminuir os espaços na agenda, além de dar visibilidade sobre as consultas confirmadas. 

Saiba mais: Como confirmar as consultas dos pacientes pelo WhatsApp no Prontuário Verde

Todas essas funcionalidades no Prontuário Verde

O Prontuário Verde é um software odontológico que possui funcionalidades que ajudam a organizar a agenda de consultas no consultório odontológico. Um dos benefícios é o acesso a sua agenda e dos profissionais da clínica de qualquer local. 

Também é possível agendar pacientes e compromissos pessoais mesmo não estando no seu local de trabalho. Além disso, pode personalizar tudo na sua agenda, como, definir o horário de consulta e os dias de atendimento. Assim, você consegue otimizar o seu tempo. 

Saiba mais: cirurgião-dentista: 3 problemas causados por poucos pacientes na sua agenda

É possível economizar esse tempo com as confirmações de consulta pelo Whatsapp, além de utilizar lembretes de forma automática, além de registrar alertas de retornos com períodos estabelecidos, com isso ajuda a fidelizar os seus pacientes.  

Então! Tenha os encaixes de consultas organizados com o Prontuário Verde, um software que simplesmente funciona na palma da sua mão.   

Faça o teste grátis de 7 dias e confie, simplesmente funciona. Siga-nos no Facebook e também no Instagram.   

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *