Endodontia: Tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento

Endodontia: Tudo o que você precisa saber
A endodontia é uma especialidade de grande importância e complexidade no mundo da odontologia.

A endodontia é uma especialidade de grande importância e complexidade no mundo da odontologia. Normalmente está associada ao tratamento de canal, mas esse tipo de intervenção transcende esse procedimento.  

O tratatmento endodôntico é feito para salvar um dente que, de outra forma, o endodontista teria que remover e, em termos de funcionalidade, não existe um substituto real para o dente natural. Por isso, vamos saber um pouco mais sobre a endodontia e como funciona esse tipo de especialidade. 

O  que é a Endodontia?

A Endodontia é uma palavra de origem grega e significa Endós (dentro) e Odontos (dente). Portanto quer dizer dentro do dente. Pois, é o ramo da odontologia que trata de lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Além disso, estuda as cavidades internas e identifica problemas pulpares. 

O profissional responsável por esse tipo de especialidade é endodontista que trabalha para aliviar a dor e preservar o dente do paciente. Além disso, pode fazer apicectomias, que são procedimentos que removem a ponta da raiz.

Pois, na realidade, os endodontistas podem salvar seus dentes com o tratamento. Caso o cirurgião-dentista recomende um tratamento, você deve consultar um especialista que possa oferecer o melhor atendimento possível por meio de treinamento e especialização adicionais.

Saiba mais: O que é Odontologia Estética? Conheça os tipos de procedimentos

Os tipos de tratamento realizados na endodontia

Existem alguns tratamentos que podem eliminar a presença de inflamações e infecções. Entre eles estão o tratamento de canal, Pulpotomia,  Pulpectomia, Curetagem Pulpar e Tratamento Expectante.

Tratamento de canal

O tratamento de canal é o procedimento mais comum realizado pelos endodontistas. Pois, este tratamento pode salvar um dente com raiz inflamada ou infectada. Neste caso, o endodontista removerá os tecidos infectados ou inflamados e limpará o interior do dente. Para prevenir a infecção e garantir a cicatrização mais rápida, é feito uma limpeza, além de moldar o canal radicular para acomodar a restauração que sela o dente.

Pulpotomia

A pulpotomia é a remoção parcial da polpa, com preservação do tecido pulpar presente nos canais. Pois, indica-se esse tratamento em casos em que a inflamação atinge uma pequena região da polpa coronária.  

No caso da pulpotomia o endodontista remove todo o material infectado apenas na polpa da coroa, deixando intacta a raiz do dente vivo. Após a pulpotomia, o espaço vazio será preenchido com cimento dental e coloca-se uma coroa de aço inoxidável para restaurar o dente.

Pulpectomia

Esse tratamento é responsável pela retirada completa da polpa do dente, na limpeza das paredes internas dos canais e na modelagem e selagem do sistema de canais radiculares.

Pois, na pulpectomia, remove-se todo o material pulpar da coroa e da raiz.

Após, o endodontista remove a polpa e o tecido nervoso da coroa e dos canais das raízes. Em seguida a câmara pulpar  e os canais radiculares são limpos e desinfetados

Curetagem Pulpar

A Curetagem Pulpar consiste na retirada superficial da polpa coronária, localizada na coroa do dente. Pois, recomenda-se esse tipo de tratamento quando a polpa se expõe durante o procedimento ou quando existe  algum tipo de contaminação.

Tratamento Expectante

Esse tipo de tratamento tem o objetivo de evitar a realização do tratamento de canal. Pois, baseia-se na remoção do tecido cariado, conservando a dentina e sua polpa, com isso, realiza o selamento provisório da cavidade. 

Normalmente, o tratamento expectante não remove a cárie totalmente, visto que leva em consideração o risco emergente da exposição da polpa dentária. Neste caso é feito pelo cirurgião-dentista, não pelo endodontista.  

Saiba mais: Alinhadores Invisíveis: saiba como funciona esse tipo de tratamento

A carreira de endodontista

Podemos perceber durante o texto que o endodontista é responsável pela prevenção, terapia e diagnóstico de qualquer tipo de problema que possa afetar a polpa, raiz e tecidos ao redor do dente danificado. 

Pois a intervenção deste especialista contribui para a prevenção de infecções graves e necroses, que podem levar a perda total do dente. Além disso, o profissional de endodontia pode preparar conservadores que visam a vitalidade pulpar, fazer procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares e para endodônticos.

Pode fazer tratamentos dos traumatismos dentários e dos condutos radiculares e remover os pinos e núcleos metálicos fundidos. O endodontista deve estar sempre pronto para atender seus pacientes, pois pode ser chamado a qualquer momento.  É  a área da odontologia que conta com um alto número de casos de urgência. 

Para ter sucesso na área é preciso contar com um grande network com cirurgiões-dentistas de outros segmentos, ou seja, essa integração faz com  cresça o fluxo de pacientes na clínica ou consultório. Além disso, é possível fazer uma junção de várias especialidades,  isso facilita o dia a dia do profissional e ajuda o paciente, que pode fazer todos os procedimentos com a mesma equipe e no mesmo local.  

A tecnologia a favor da endodontia

Assim como em qualquer área, a endodontia está se tornando cada vez mais tecnológica. Pois, existe uma grande evolução como na parte técnica e também em equipamentos. Por isso, o endodontista deve estar sempre atento às novidades digitais que ajudam a estar atualizado com o mercado.    

Nos últimos anos, a tecnologia passou a oferecer mais conforto nas clínicas odontológicas, com algumas inovações principalmente na endodontia. Entre essas evoluções está o sistema rotatório, que ajuda a aprimorar  e agilizar a limpeza no dente e também determina a modelagem do canal para receber a obturação. É o tipo de sistema que faz o tratamento ficar mais eficaz, seguro e confortável para o paciente. 

Saiba mais: Software Odontológico Digital: Você já conhece o Prontuário Verde?

Existe também a anestesia computadorizada. Esse sistema permite que as gengivas ou as mucosas da boca sejam anestesiadas sem causar ardência e pode ser usada no mesmo dente sem que o paciente saia da consulta sem conseguir falar.  

Além disso, os endodontistas podem usar localizadores foraminais, microscópio clínico que permite a visualização do dente com detalhes e instrumentos confeccionados em liga de níquel-titânio, que garantem maior precisão, principalmente quando é realizado em conjunto com as novas técnicas de irrigação e obturação. 

Portanto, invista em tecnologia e comece com o Prontuário Verde, o software odontológico digital mais completo do Brasil, que oferece praticidade, segurança e uma gestão financeira eficaz. A sua clínica na palma da mão. Faça o teste grátis de 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos, conheça os nossos planos. Siga-nos no Facebook e também no Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *