Odontograma digital: Uma ferramenta importante para o cirurgião-dentista

Odontograma digital: Uma ferramenta importante para o cirurgião-dentista
Odontograma é um diagrama gráfico onde é feita a demarcação de todos os dentes da arcada dentária superior e inferior do paciente.

Na área da odontologia, existe uma ferramenta essencial para que os cirurgiões-dentistas  possam realizar suas atividades com maior precisão. Muitos destes profissionais a conhecem pelo nome de prontuário odontológico, outros pelo plano odontológico ou periodontal. No entanto, todos esses nomes são sinônimos do odontograma.

Odontograma é…

É um diagrama gráfico onde é feita a demarcação de todos os dentes da arcada dentária superior e inferior do paciente. Pois, são identificados através do sistema de numeração universal dos dentes ou letras maiúsculas.

É no odontograma que o cirurgião-dentista detalha quantos dentes permanentes ou decíduos o paciente possui. Ou seja, quais deles já foram tratados, se faz uso de próteses odontológicas, entre outras informações importantes para o diagnóstico e tratamento. Dessa maneira, é possível estabelecer comparações entre o estado bucal atual e o registrado em consultas anteriores.

Portanto, o odontograma é essencial para o controle dos tratamentos odontológicos. Assim, enquanto os diagnósticos por imagem orientam o cirurgião-dentista quanto a dados mais complexos, com uma descrição da situação em que se encontra cada elemento dentário. 

A importância do Odontograma

Como podemos perceber, o odontograma é importante. Pois contém informações como, quais os dentes precisam de tratamento e que já foram feitos no paciente. Possibilita o acompanhamento com mais precisão, o que auxilia o cirurgião-dentista a identificar cada paciente atendido na clínica ou consultório. 

Além disso, o odontograma é uma ferramenta de proteção legal para o cirurgião-dentista e também para o paciente.  Ou seja, como os dentes têm uma formação orgânica resistente, suporta a decomposição e carbonização. Por isso, pode usar para descobrir a identidade do paciente em caso de acidente ou falecimento.  

A diferença entre papel e o digital

Alguns cirurgiões-dentistas usam o odontograma de papel e esses registros são feitos a mão. Mas esse tipo de registro requer cuidados. Pois uma vez que o risco de perder dados, acontece pela falta de organização ou fatores externos, como queimar, molhar, rasgar.  

Já o odontograma digital será integrado ao sistema. Ou seja, um recurso disponível em softwares odontológicos digitais, que oferece agilidade no preenchimento das informações do paciente, com segurança e organização dos documentos.  Também funciona de forma integrada a outras tecnologias, como o prontuário eletrônico do paciente, com isso facilita o gerenciamento desses dados.  

Além disso, com o formato digital não será preciso armazenar papéis que ocupam espaço em seu consultório. Pois esses documentos ficarão armazenados com segurança no sistema. 

Saiba mais: Está na hora de digitalizar os papéis da sua clínica para um software odontológico

Odontograma Geométrico e Anatômico

De forma geral, existem dois tipos de odontograma, que são: Geométricos e Anatômicos.

Com o odontograma Geométrico é possível representar todas as cinco faces dentárias, através de formas geométricas. Neste tipo, representa-se os 32 dentes permanentes no sistema de identificação, assim como os 20 dentes de leite. 

O odontograma anatômico acontece quando o cirurgião-dentista digitaliza a estrutura bucal do paciente conforme a vista na cavidade bucal do paciente. Ou seja, representa de forma original com o que é visto na boca do paciente.   

o Prontuário Verde pode ajudar

Como já vimos, o odontograma digital oferece ao cirurgião-dentista mais praticidade na rotina de atendimento na clínica ou consultório. Porém, para ter essa e outras vantagens no dia a dia de trabalho é preciso escolher um sistema que integre com a sua plataforma de gestão.   

O Prontuário Verde é esse sistema que permite o acréscimo dos dados do diagrama dental ao prontuário do paciente. Além disso, facilita o compartilhamento com outros profissionais do consultório e classifica os tratamentos planejados e realizados por cores, com isso facilita a interpretação do que está no odontograma. 

O software Prontuário Verde também oferece questionários de anamnese previamente configurados. Isso faz com que o cirurgião-dentista utilize os alertas inteligentes e esteja sempre atento às condições de saúde do paciente. Também é possível salvar as receitas, atestados, declarações, emitir receitas com um simples clique.    

Saiba mais: Anamnese odontológica: Por que digitalizar essas informações pode ser a melhor escolha

Além do mais, a sua clínica terá mais segurança com todas as informações armazenadas em servidores, onde somente o responsável e pessoas autorizadas poderão ter acesso a esses dados. Também permite que assinatura de forma digital seus registros, através do seu certificado digital (e-CPF).

O sistema também oferece praticidade na gestão financeira, com emissão de boletos, fechamentos de caixa simples e prático. Da mesma forma que possibilita o lançamento de guias, conferir o relatório de repasse dos planos de saúde com total controle. Assim evita as glosas.    

Saiba mais: Saiba porque o Prontuário Verde é o software digital certo para o seu consultório odontológico

E com o Prontuário Verde você, cirurgião-dentista tem todas essas vantagens na palma da sua mão. Então, conheça o Prontuário Verde e solicite seu teste por 7 dias.  

Para concluir…

Podemos analisar ao longo do texto que o odontograma torna-se uma ferramenta importante para o trabalho do cirurgião-dentista. Pois, seu preenchimento de forma correta dá segurança, qualidade e organização às consultas odontológicas. 

Acompanhe as dicas sobre gerenciamento de clínicas ou consultórios no Blog Prontuário Verde e siga-nos no Facebook e Instagram.   

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *