Radiologia odontológica: visão geral, benefícios e resultados esperados na sua clínica

Radiologia odontológica: visão geral, benefícios e resultados esperados na sua clínica
A radiologia odontológica permite detectar pontos e problemas não visíveis a olho nu, pois auxilia no diagnóstico, plano de tratamento, além da orientação e controle da terapêutica.

Considerada uma das ferramentas mais eficientes para os cirurgiões-dentistas, a radiologia odontológica permite detectar pontos e problemas não visíveis a olho nu. Pois auxilia no diagnóstico, plano de tratamento, além da orientação e controle da terapêutica.

Além disso, é uma especialidade que tem o objetivo de explorar a arcada dentária com a finalidade de diagnosticar a saúde bucal. Também é importante na identificação de doenças e na elaboração de tratamentos apropriados para cada situação, sendo um procedimento fundamental do exame clínico.

As áreas de competência dentro da radiologia odontológica incluem a obtenção, interpretação e emissão de laudo de imagens da estrutura maxilar, que podem colher através de radiografia convencional. Além de, radiografia digital, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, além de auxiliar na  compreensão do diagnóstico do paciente.

Saiba mais: teleodontologia: Saiba as vantagens e desvantagens ao implementar na sua clínica

Tipos de radiologia odontológica

Dentro da radiologia odontológica existem dois tipos de procedimentos: A radiografia intrabucal (intraoral)  e extrabucal(extraoral).

Radiografia Intrabucal ou Intraoral

São procedimentos feitos na parte interna da boca do paciente, com técnicas específicas para diferentes diagnósticos. 

As radiografias intrabucais ou intraorais incluem imagens dos dentes superiores e inferiores em uma única parte da boca do paciente, radiografias oclusais,  raios-x periapicais, que fornece uma imagem de todo o dente, desde as extremidades da raiz ancoradas na mandíbula até o coroa. 

Entre os principais tipos estão Periapical, que fornece uma visão completa do dente e ajuda a diagnosticar  tratar uma variedade de condições, como por exemplo, cáries, doença periodontal, abscessos e dentes impactados. Além disso, é uma ferramenta que auxilia o cirurgião-dentista na verificação do progresso, além de certificar a posição correta dos dentes do paciente. 

Outro tipo de radiografia intraoral é o raio-x Interproximal. Exame utilizado no diagnóstico de cáries entre os dentes. Pois, possibilita a visualização das coroas dentárias e permite que o cirurgião-dentista analise os dentes superiores e as cristas ósseas vizinhas aos dentes. 

Já a radiografia Oclusal permite que seja feita a avaliação dos dentes inclusos, impactados, supranumerários, raízes residuais, processos patológicos e ajuda na análise da região anatômica para procedimentos cirúrgicos.   

Saiba mais: Endodontia: Tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento

Radiografia Extrabucal ou Extraoral

As radiografias extrabucais ou extraorais são aquelas onde o filme mostra a imagem que fica fora da boca do paciente. Dentro do deste grupo de radiografias estão a panorâmica e telerradiografia cefalométrica 

Normalmente indicadas para o planejamento inicial de um tratamento dentário, a radiografia panôramica detecta a posição de dentes totalmente emergidos e emergentes. Já a radiografia cefalométrica serve para os cirurgiões-dentistas e ortodontistas diagnosticar e planejar o tratamento de problemas ortodônticos, com espaçamento, desalinhamento e discrepâncias da mandíbula.   

Como EXECUTAR a radiologia odontológica ?

Este procedimento de imagem é relativamente simples e não requer preparação prévia extensiva. Pois como podemos perceber, diferentes tipos de raios-x são, feitos de forma diferente.

Por exemplo, uma radiografia interproximal exige que o paciente morda um filme de papel especial, enquanto uma radiografia oclusal ordena que o paciente feche a mandíbula antes de tirar a radiografia. 

Já o  raio-x panorâmico envolve uma máquina rotativa ao redor da cabeça do paciente, enquanto um raio-x palatino capta imagens em um único disparo. Após o procedimento, o cirurgião-dentista revela ou transfere as  imagens para um computador para revisão e análise.

Com que frequência uma pessoa deve fazer uma radiologia odontológica?

A frequência com que  uma radiologia odontológica deve ser feita depende do histórico médico e dentário do paciente, além do estilo de vida e da condição de saúde atual. 

Pois no caso de crianças,esses exames podem ser feitos com mais frequência. Portanto esses dentes e mandíbula estão se desenvolvendo e por isso tem mais possibilidade de aparecer cáries do que no adulto. 

Radiologia odontológica na era digital

Quando comparadas com os formatos analógicos, as imagens em formato digitalizado oferecem praticidade e segurança aos procedimentos odontológicos. Além disso, contribui para uma consulta mais dinâmica e com diagnósticos mais rápidos. 

Para fumantes indica-se fazer um monitoramento semestral ou até anual. Isso porque existe um risco maior de desenvolver doenças gengivais e outros problemas sérios possíveis na boca. Essa frequência também serve para pacientes com diversas obturações ou doenças periodontais. 

Com a tecnologia é possível produzir imagens digitais, tanto para radiografias intrabucais quanto as extrabucais. Além disso, é possível ter o resultado de forma rápida, com apenas um clique. Pois, quantidade necessária de radiação, para o procedimento, é menor. Também não será preciso fazer a revelação da imagem, reduzindo agentes altamente poluentes.  

Com a radiologia odontológica digital não é necessário a impressão das imagens produzidas na radiografia, com isso, facilita o armazenamento no computador. Com isso, ajuda na organização e na gestão de dados dos pacientes com total segurança e sem a necessidade de ter papéis e filmes ocupando espaço na clínica.  

Saiba mais: Odontograma digital: a importância e as vantagens da ferramenta online

Um software odontológico pode ser um forte aliado para a radiologia digital  

Podemos perceber durante o texto que a radiologia odontológica é uma área de conhecimento extremamente importante para o cirurgião-dentista. Por isso, para o profissional que pretende seguir nesse segmento, pode ter o seu dia a dia mais facilitado com o uso de um software odontológico digital.   

Portanto, busque escolher um sistema que ofereça todas as funcionalidades no mesmo espaço. Com isso, será possível ter a disposição todos os dados, contando os exames de forma segura e rápida. 

O software Prontuário Verde é o sistema certo para o seu dia a dia.  Pois, é um sistema desenvolvido para eliminar o papel  e opera de maneira mais eficiente processos administrativos e aumenta o nível de produtividade de toda a equipe odontológica.

Tenha todas as funcionalidades da sua clínica no Prontuário Verde. Não perca tempo! Faça o teste grátis de 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos e conheça os nossos planos. Siga-nos no Facebook e também no Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *