Receita recorrente: modelos, benefícios e por que é importante para a clínica odontológica

Receita recorrente: modelos, benefícios e por que é importante para a clínica odontológica
Uma das melhores formas de aumentar o crescimento nas operações financeiras da sua clínica é implantar a receita recorrente.

O mercado odontológico está em constante crescimento e cada vez mais competitivo. Pois, cada vez mais, os cirurgiões-dentistas buscam inovações em seus tratamentos, atendimentos  e gestão financeira de uma clínica odontológica. 

Para isso, é importante adotar muitas formas de pagamento como estratégia para fidelizar e conquistar pacientes. Uma das melhores formas de aumentar o crescimento nas operações financeiras da sua clínica é implantar a receita recorrente.

Quer saber mais informações sobre receita recorrente e como este modelo de negócio pode beneficiar a sua clínica? Confira os conceitos, modelos de receita recorrente que podem ajudar as finanças do seu negócio.

O que é receita recorrente?

Como o próprio nome sugere, uma receita recorrente implica em uma parcela estável da renda  de uma empresa que continua a ser feita de forma periódica no futuro. Pois, ao contrário das vendas pontuais, a receita recorrente oferece a garantia de vendas ocorrendo em intervalos específicos. Como tal, uma receita recorrente é um fluxo previsível de receita que fornece um alto grau de certeza.

Esta receita recorrente pode ser através de associações, contratos, assinaturas, com isso a sua clínica pode alcançar uma base de clientes fiéis, maior valor médio de vida útil de seus pacientes, fluxo de caixa estável e menor risco quando se trata de chances de crescimento. 

Portanto, podemos definir esse tipo de modelo como um tipo de modelo de receita em que os fornecedores permitem que os compradores acessem um produto ou serviço em cobre uma taxa recorrente, geralmente mensal, trimestral ou mesmo anual. Os serviços de assinatura e associação são derivados desse modelo de negócios.

Saiba mais: descubra qual o ticket médio da sua clínica odontológica

A importância da receita recorrente

Se você pretende que as finanças da sua clínica cresçam de forma rápida e estável, a receita recorrente ajuda a fazer uma relação entre a parte financeira e o planejamento, com isso, possibilita que sejam feitas previsões de crescimento, além de identificar dificuldades e as reações dos pacientes.  

Também é importante ressaltar que com a receita recorrente é possível ter mais previsibilidade financeira para a sua clínica. Ou seja, o cirurgião-dentista, consegue ficar ciente do número de contratos de assinaturas ativos e o valor que recebe em cada mês.    

As vantagens da receita recorrente no planejamento financeiro

Podemos perceber que ter um planejamento que ajude a sua clínica a possuir uma receita recorrente estável contribui para a excelência de muitos fatores que leva ao crescimento das finanças, além de oferecer vantagens, como, uma maior previsibilidade financeira, que acontece quando se tem um visão exata em relação aos valores a receber e principalmente consegue saber se a entrada dessa receita será recorrente. 

Além disso, permite que seja feito investimentos em equipamentos, contratações, campanhas de marketing, otimização de serviços e infraestrutura. Ou seja, permite que seja feita a distribuição de recursos em pontos importantes da clínica odontológica.  

Outro benefício importante é que com a receita recorrente, as faturas e pagamentos ocorrem automaticamente sem qualquer intervenção direta. Pois, isso permite mais tempo para outras tarefas relacionadas ao trabalho e a manutenção mensal do fluxo de caixa, dificilmente sofrerá alterações bruscas e inesperadas. 

Com esse fator, aliado à previsibilidade financeira, é possível ter  dinheiro suficiente sempre em caixa, seja para investir ou como fundo de emergência para quando algo não sair como o esperado.

A integração do processamento de pagamentos permite receitas recorrentes

As receitas recorrentes permitem o pagamento de bens e serviços ao longo do tempo com uma única autorização. Pois estruturam uma relação de pagamento entre a clínica e o  paciente de forma contínua: semanal, mensal, trimestral ou anual. Assim é permitido a distribuição de  pagamentos iguais em qualquer arranjo que seja mais conveniente. 

Esse tipo de pagamento recorrente pode ser configurado com cartões de crédito e cartões de débito. Com um sistema de processamento de cartões de crédito integrado à sua solução de gestão de consultório, pode simplificar todo o processo de gerenciamento manual de cobranças e pagamentos. 

As transações de pagamento recorrentes são processadas da mesma forma que as transações regulares, exceto pelo fato de serem pré-agendadas e pré-autorizadas pelo cliente. Os fundos chegam à sua conta comercial rapidamente e, o mais importante, de forma programada. Essa previsibilidade facilita o planejamento tanto para as despesas diárias quanto para os investimentos necessários para o crescimento de sua clínica.

Saiba mais: Alinhadores Invisíveis: saiba como funciona esse tipo de tratamento

Saiba como otimizar a Receita Recorrente da sua clínica odontológica

Uma boa maneira de otimizar a receita recorrente da sua clínica é trabalhar com planos de recorrência, onde é possível oferecer tratamentos através de pacotes e pagamentos recorrentes, mas é também importante trabalhar com algumas estratégias que ajudam a otimizar esse tipo de receita do seu negócio.     

Por isso, se o objetivo é otimizar a receita recorrente é fundamental o desenvolvimento de estratégias que auxiliem na captação de novos pacientes. Pois, uma forma de alcançar o resultado é trabalhar o marketing da clínica, assim, possibilita o paciente conhecer, além dos seus serviços,os benefícios oferecidos pelo consultório.      

Outro fator que ajuda no crescimento da receita é a implementação de planos recorrentes para tratamentos odontológicos. Entre os planos mais comuns estão o plano por assinatura, onde o paciente cadastra o cartão uma única vez e esta cobrança é feita automaticamente e  mensalmente.Pode usar esse plano em um modelo de assinatura para consultas e revisões.

Muito usado para gerar receita recorrente, o modelo de contratos serve para estabelecer um acordo por prazos pré-determinados. Deste modo, garante um valor mensalmente no caixa. Pois, aplica-se essa forma de receita em tratamentos com aparelhos ortodônticos, onde possui a necessidade de pagamento de mensalidades recorrentes, relativos às consultas e acompanhamento do tratamento.     

Por fim, é possível otimizar a receita recorrente da sua clínica através de um plano de fidelidade. Com esse programa é possível criar pontos voltados a indicação de novos pacientes, como por exemplo, a cada indicação de clientes efetivos, o paciente que indicou ganha algum tipo de gratificação.

Gerencie o seu negócio com o Prontuário Verde

O Prontuário Verde é um software que ajuda a centralizar todas as informações da clínica e do paciente. Pois, é um sistema desenvolvido para eliminar o papel em consultórios e  capaz de operar de maneira mais eficiente processos administrativos e aumentar o nível de produtividade de toda a equipe odontológica.

Além disso, o cirurgião-dentista registra cada centavo que entra ou sai. Aproveite os gráficos do painel gerencial e acompanhe a lucratividade da sua clínica ou consultório. Permite que todos os profissionais da clínica utilizem o prontuário do paciente de forma compartilhada com a segurança de utilizar uma assinatura eletrônica para cada profissional. 

Saiba mais: Prontuário Verde: saiba porque escolher o sistema odontológico mais completo para a sua clínica

A gestão da sua clínica fica mais completa com o precificador  do Prontuário Verde que funciona como uma calculadora de tratamentos odontológicos. Pois, é uma ferramenta de inteligência artificial que otimiza o seu lucro e reduz os custos do seu consultório gratuitamente.  

Cirurgião dentista, quer faturar R$ 70 mil a mais por ano? Então abuse do Prontuário Verde, o software digital presente em 22 estados brasileiros e que faz o seu negócio se diferenciar da concorrência. 

Por isso, faça um teste grátis por 7 dias ou solicite uma demonstração de 30 minutos, conheça os nossos planos. Siga-nos no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *