Transformação Digital na Odontologia: A inovação para a sua clínica odontológica

Atualmente, cada vez mais as clínicas ou consultórios odontológicos percebem a importância desta transformação digital.
Atualmente, cada vez mais as clínicas ou consultórios odontológicos percebem a importância desta transformação digital.

Nos últimos tempos, novas tecnologias se desenvolveram de forma rápida, revolucionou a vida diária da sociedade.  Pois, cada vez mais essa transformação digital enriqueceu e alterou a maneira ao qual estamos vivendo.    

Mas o que isso tem a ver com a odontologia?  

Praticamente tudo. Esses avanços têm impacto na odontologia. Logo, a introdução de novos dispositivos digitais pode elevar os serviços e atendimentos de forma que nunca imaginamos antes. Atualmente, cada vez mais as clínicas ou consultórios odontológicos percebem a importância desta transformação digital.   

Por isso, vamos tratar do conceito, a importância e, porque você, cirurgião-dentista deve olhar atentamente para a transformação digital na odontologia.   

O que significa transformação digital?

A odontologia digital envolve a utilização da tecnologia ou dispositivos que incorporam componentes. Ou seja, visa aumentar a eficiência e precisão dos tratamentos odontológicos, assim garante, resultados previsíveis.   

Pois, a integração das ferramentas digitais auxilia os cirurgiões-dentistas a melhorar a qualidade no atendimento. Também promove a solução de diversos problemas, como, por exemplo, aumento da produtividade de profissionais, a redução de quedas de desempenho e a otimização do tempo. 

 É importante deixar claro que a transformação digital não substitui o trabalho humano. Afinal, os colaboradores são peças fundamentais em todas as estruturas e gerenciamento digital.  

A importância da transformação digital odontológica  

Sabemos que cada vez mais as pessoas estão dando atenção à saúde bucal, o que acelera e expande o mercado odontológico.  

Por conta disso, acontece uma crescente competição entre os serviços odontológicos, e quem conseguir oferecer o melhor atendimento ao paciente será destaque no mercado de trabalho.   

Por isso, que a transformação digital agrega valor em todo o ciclo de interação com o paciente e também aumenta a eficiência e todo o potencial da sua clínica ou consultório odontológico.

Quais são os benefícios  

Pelo que já vimos até o momento, é fácil adivinhar quais são os benefícios ao transformar a sua clínica em digital.  Na odontologia, é possível ter todos os registros dos pacientes totalmente digitalizados, arquivos relevantes, como radiografias, notas, exames também podem ser salvos digitalmente.  

Pois, com tudo localizado em um só lugar, você e sua equipe se mantém atualizados com os pacientes, sem a necessidade de procurar e reunir os arquivos físicos, assim é possível ganhar tempo no momento do atendimento.      

Além disso, a transformação digital pode auxiliar no controle gerencial da clínica ou consultório odontológico, pois, isso pode garantir uma projeção financeira. Por isso, é importante investir em bons programas de gestão que possibilita mais segurança no momento de efetuar mudanças na contabilidade do seu negócio.   

Mais conforto a seus pacientes 

As ferramentas digitais, também pode ajudar a fidelizar os pacientes que comparecem na sua clínica, através de gerenciamento de compromissos e contato contínuo, logo, é possível oferecer mais conforto durante a realização dos tratamentos odontológicos.   

 Também facilita o trabalho da sua equipe, aumenta o potencial de recrutamento do seu consultório nas redes sociais e ajuda na redução do número de consultas. Pois, esse é um benefício que serve também para os pacientes, que pode ser atendido de forma remota e também para o cirurgião-dentista que fica com mais horários disponíveis na agenda atender e cuidar da gestão da sua clínica ou consultório.    

Saiba mais: Público alvo da sua clínica odontológica: saiba como identificá-lo 

Como se adequar à transformação digital odontológica? 

Muitas vezes a adaptação para a transformação digital odontológica se torna um dos principais desafios para o cirurgião-dentista que gerencia uma clínica.  Para facilitar e fazer que essa transição fique mais fácil, é fundamental atentar-se para alguns pontos importantes.  

Pois, a mudança para o mundo tecnológico significa alterar as práticas antigas da sua clínica ou consultório odontológico. Por isso, antes de investir em inovações, estude o mercado, saiba quais são as necessidades do seu negócio e do seu público-alvo.  

Além disso, avalie seus processos existentes, como agendamentos, planos de tratamento, controle de estoque. Pois, se estiver usando papel para qualquer desses processos, escolha um software odontológico que organize digitalmente essas tarefas.   

Esteja sempre atualizado as tendências tecnológicas que mudam a odontologia. Portanto, isso ajuda você e a sua equipe a executar o melhor serviço para os seus pacientes.  Falando nisso, a transformação digital não está resumida à experiência e aproximação com o seu cliente, mas, esse pode ser o seu primeiro projeto, tendo em mente que isso trará os melhores resultados para a sua clínica.    

Algumas novidades tecnológicas na Odontologia

As inovações tecnológicas na odontologia são aplicadas desde os processos mais simples, até procedimentos mais complexos. Além de ferramentas que facilitam a rotina do consultório, existem algumas tecnologias que estão ganhando espaço e auxiliando no trabalho dos cirurgiões-dentistas. 

Entre elas, está o Prontuário Odontológico Digital, que auxilia na organização e gestão de todos os processos da clínica. Ou seja, serve para descomplicar e simplificar as tarefas, além de permitir que o cirurgião-dentista concentre o seu tempo no atendimento ao paciente.    

Saiba mais: 10 requisitos de um prontuário odontológico digital segundo o especialista Dr. Gianfranco Barberio 

Outros recursos tecnológicos que podem ser úteis ao profissional de odontologia são os Lasers Odontológicos, que são usadas para eliminar o desconforto em vários procedimentos, incluindo preenchimento de cáries, redução de sensibilidade dentária, entre outras intervenções.  

E por fim, outra tendência tecnológica é a Cirurgia Guiada, que oferece um alto nível de precisão no momento da realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a aplicação de implantes dentários, por exemplo.    

A Cirurgia Guiada permite ao cirurgião-dentista ter uma visão mais completa da boca do paciente e produz com precisão os implantes dentários mais adequados. Portanto, essa tecnologia é um dos muitos avanços tecnológicos que torna o tratamento mais eficaz e a experiência do paciente mais agradável.   

Como podemos observar, a transformação digital na odontologia pode facilitar o trabalho do cirurgião-dentista, que contam com ferramentas e tratamentos inteligentes e eficientes. Além disso, é possível garantir um diferencial competitivo no mercado e garante os melhores resultados para a clínica ou consultório odontológico.  

Esse post ajudou você? Então não esqueça de acompanhar o Blog Prontuário Verde.  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *